Na fundição, para fabricar uma peça é necessário o uso de modelos, moldes e caixas de macho. Para produzir estes itens, as empresas podem escolher entre inúmeras matérias-primas, entre elas, as placas de poliuretano, popularmente conhecidas como Cibatool. Pensando nisso, reunimos em um artigo as principais razões para utilizar Cibatool na fundição.

Breve contextualização sobre modelos, moldes e caixas de macho

Ao decorrer deste artigo, falaremos muito sobre modelos, moldes e caixas de macho. À título de contextualização, explicaremos brevemente sobre cada um desses itens abaixo:

  • Modelo: peça com o formato aproximado da peça a ser fundida. Pode ser feito de madeira, alumínio, aço e, claro, placas de poliuretano. É importante que suas dimensões prevejam a contração do metal quando ele se solidificar depois de pronto.
  • Molde: dispositivo onde o metal fundido é depositado resultando na peça. É produzido a partir do modelo, sendo uma cavidade no formato da peça a ser fundida.
  • Caixas de macho: é o dispositivo responsável por formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. São colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.

Por que usar as placas de poliuretano/Cibatool na fundição?

O uso da Cibatool na fundição pode ter um grande impacto em todo o processo produtivo. Aqui no nosso blog, por exemplo, temos uma história sobre um cliente Hard que passou a economizar 66% na produção de modelos, moldes e caixas de macho ao utilizar as placas de PU – clique aqui e saiba detalhes. Continue a leitura e entenda como as placas de poliuretano podem transformar o processo de usinagem na fundição.

1. Agilidade no processo de usinagem

Comparadas com o alumínio, as placas de poliuretano são muito mais leves, em média 50%. Uma vez que a densidade de uma placa de alumínio é de 2,8 g/cm³, enquanto que as de poliuretano é de 1,4 g/cm³. Por ser menos densa, a placa é mais fácil de ser usinada, exigindo um tempo menor para o serviço. Vale salientar que mesmo com uma densidade menor, as placas de PU apresentam maior resistência à abrasão que o alumínio, como podemos comprovar no vídeo abaixo.

Além de mais agilidade, essa menor densidade colabora também para a melhora da ergonomia do operador. Afinal, sendo mais leve, há diminuição de desgastes físicos, aumento da produtividade e maior qualidade do trabalho executado.

2. Acabamento superior

As placas de poliuretano são mais fáceis de ser usinadas e apresentam uma maior reprodução de detalhes. Isso significa que não é preciso mais perder tempo com acabamentos manuais que diminuem a produtividade. Além disso, durante o seu uso, elas ficam mais polidas, oferecem um melhor desmolde do bolo de areia. O alumínio, por exemplo, é um material rígido vai ficando estriado, o que interfere na qualidade final das peças.

3. Reparo sem necessidade de solda

É normal que um modelo, molde ou caixa de macho precise de reparo às vezes. Quando a matéria-prima escolhida para uma ferramenta é o alumínio, essa manutenção além de onerosa, exige um maior tempo, pois é preciso soldá-la. Quanto mais demorar o restauro, mais tempo a produção ficará interrompida, resultando em mais prejuízos.

As placas de poliuretano não precisam de solda. Quando precisam de algum reparo, o processo pode ser feito manualmente, sendo mais fácil e rápido. Ou seja, sua produção parará por menos tempo, diminuindo as perdas.

Conte com o fornecedor certo

Você sabia que o Grupo Hard é distribuidor exclusivo da RAMPF no Brasil e na América Latina? A RAMPF é uma empresa alemã, criadora das placas Cibatool. Ou seja, adquirir placas com a Hard é ter a certeza de contar com a melhor linha de placas do mercado para a sua empresa. Para atender às mais variadas necessidades do mercado, nossa linha de placas possui diferentes espessuras e densidades (baixa, média e alta).

Quer usar as placas de poliuretano/Cibatool na fundição? Temos uma rede de especialistas à disposição para atender você, basta entrar em contato conosco.

Fale com um especialista Hard sobre Cibatool na fundição