Bastante comum no universo da administração, o método PDCA foi incorporado pela construção civil, um dos principais setores de negócio do país, para garantir mais controle e otimização das atividades em um canteiro de obras.

Neste post, vamos contar como esse método, que é uma das ferramentas de gestão mais importantes, vem sendo utilizado pelos engenheiros no canteiro de obras. Confira!

Afinal, o que é o método PDCA?

A sigla PDCA é formada por quatro verbos em inglês: plan, do, check e act, ou seja, planejar, fazer, checar e agir. Trata-se de um ciclo virtuoso em que o objetivo é, sempre, aprimorar o ciclo anterior.

Os verbos já dão a pista e o método é autoexplicativo, mas não custar detalhá-lo. O método prevê o planejamento completo do processo, a execução do passo a passo definido anteriormente, a checagem sobre as ações realizadas e a ação para corrigir eventuais problemas. Não tem erro.

No caso da construção civil, precisamos ter em mente que, para entregar um produto de qualidade, como um prédio, é preciso seguir uma série de etapas. Entre elas, estão:

Sem um método eficiente de controle e fiscalização, a gestão pode ser comprometida e a obra pode ter seu prazo de entrega alongado ou o orçamento estourado.

Já imaginou se o preço de um prédio fica mais alto que a arrecadação com as vendas das unidades? Para evitar esse tipo de problema, a engenharia civil passou a adotar o método PDCA. Na sequência, vamos falar mais sobre no que consiste essa tática de gestão.

Quais são as fases do método PDCA?

Conforme mencionamos anteriormente, no método PDCA cada letra da sigla equivale a uma etapa do processo. Vamos agora conhecer cada uma delas.

1. Planejamento

É claro que cada empreendimento civil tem um planejamento próprio e pode ter etapas diferentes do outro. Mas, tomando por base a construção de uma edificação, por exemplo, podemos listar algumas delas. A primeira seria a análise de viabilidade construtiva. Ou seja, o lucro estimado compensa o custo da construção?

Uma outra etapa importante que faz parte do planejamento é, justamente, o projeto. É ele que vai guiar o restante do processo de construção e que vai basear tanto os gestores como os demais profissionais dentro do canteiro de obras.

A partir daí, o gestor vai listar outros fatores, como orçamento disponível, estimativa de tempo da obra, montagem de cronograma, escolha da equipe e dos fornecedores e acompanhamento do desenvolvimento da obra no canteiro.

2. Execução

A fase de execução ocorre após o término do planejamento. É, basicamente, colocar a mão na massa, seguindo, claro, o que foi determinado na etapa anterior.

É na fase de execução que será feita a montagem do canteiro de obras, a assinatura dos contratos com funcionários, fornecedores e clientes e, claro, a execução da obra em suas mais variadas etapas: da fundação ao acabamento.

3. Checagem

A fase de checagem no método PDCA ocorre praticamente de forma simultânea à execução. Isso porque, após a definição do cronograma de obra na fase de planejamento, a execução deve ser acompanhada de uma checagem para que eventuais erros sejam identificados e corrigidos o mais rápido possível.

Sem a devida fiscalização, um erro de cálculo na fase de fundação pode resultar em um problema estrutural que vai comprometer o resultado da obra como um todo. No entanto, se a checagem estiver sendo feita corretamente, as chances de esse erro ser identificado a tempo de ser corrigido aumentam.

4. Ação

Depois de planejar, executar e corrigir, a fase da ação garante que os erros sejam minimizados para o ciclo seguinte.

Se uma obra apresentou um problema com o cumprimento do cronograma previsto na primeira etapa, é na fase da ação que o gestor tem a oportunidade de analisar onde ocorreu o erro (no planejamento ou na execução?) e corrigi-lo para a realização do próximo ciclo baseado no método PDCA.

Quais são os benefícios do método PDCA no canteiro de obras?

Veja, a seguir, algumas vantagens de aplicar o método PDCA no canteiro de obras.

1. Aumento da eficiência nos trabalhos

Sabe aquela história de aprender com os próprios erros? O método PDCA permite que o gestor, além de planejar, executar, checar e agir, possa, ao final do primeiro ciclo, repensar a estratégia utilizada levando em conta a próxima obra.

Dessa forma, o método estimula uma renovação, com o objetivo de buscar sempre a maior eficiência nos trabalhos.

2. Redução de gastos

Outro benefício do método PDCA é a economia de recursos. Isso porque, ao realizar a execução e a checagem de forma simultânea, o gestor consegue, praticamente em tempo real, reprogramar um determinado item que estava previsto, evitando que haja um gasto maior.

Por exemplo: caso o planejamento inicial preveja a compra de uma determinada quantidade de argamassa para a construção de um apartamento, mas durante o processo de execução o gestor confirme que o volume foi superestimado, ele tem tempo de cancelar parte da compra, evitando que o material sobre ao fim do processo.

3. Aumento da lucratividade das empresas

O maior rigor nas diversas etapas de construção de um empreendimento imobiliário tem, como consequência direta, o aumento no lucro da construtora. Como dissemos acima, um dos benefícios da aplicação do método PDCA é reduzir os custos, o que significar maximizar a margem de lucro.

4. Maior controle no cronograma de obras

O cronograma de obras é, em regra, uma das ações mais importantes que um gestor deve tomar antes de botar a mão na massa. É ele que determina quando começa e termina uma determinada etapa e mantém o controle sobre o andamento do empreendimento. O principal benefício é evitar atrasos e, consequentemente, perda de dinheiro.

No método PDCA aplicado ao canteiro de obras, a terceira etapa, de checagem, ajuda o gestor a acompanhar o desenvolvimento da execução e a verificar se ela está de acordo com o planejamento. Isso significa maior rigor no cumprimento do cronograma de obras.

O que achou da aplicação do método PDCA no canteiro de obras? Já utilizou um método parecido? Tem algum exemplo de aumento da eficiência na construção civil e quer compartilhar conosco? Conte sua experiência nos comentários.