A produção de modelos, moldes e caixas de macho faz parte do dia a dia de qualquer fundição. Esses itens podem ser produzidos com os mais variados materiais, sendo o mais popular o alumínio. Mas, será que essa é a melhor matéria-prima para a confecção de ferramentais? Neste artigo, apresentaremos quatro motivos para usar as Placas de Poliuretano (Cibatool) na fundição.

Conheça as Placas de Poliuretano

Placas de Poliuretano (Cibatool) indicadas para uso na fundiçãoNa fundição, as Placas de Poliuretano podem ser usadas para fabricar modelos, moldes e caixas de macho. Esta solução também pode ser utilizada nas indústrias calçadistas, de transportes e ceramista.

Esse material tem uma densidade que varia de 0,6 a 1,65g/cm³, o que agiliza o processo de usinagem. Além da exatidão e da estabilidade dimensional, essas placas, conhecidas popularmente como Cibatool, possuem espessuras variadas, possibilitando o atendimento das mais variadas necessidades.

No decorrer deste artigo, apresentaremos mais detalhadamente os modelos WB-1404 e WB-1460, que são as Working Boards ou Placas de Trabalho. Essa categoria é de alta densidade, o que possibilita um nível altíssimo de detalhamento quando usinadas. Lembrando que aqui na Hard nós também temos disponíveis as Styling Board (SB) ou Placa de Estilo e as Modeling Boards (MB), ou “Placas de Modelo”.

Por que o alumínio ainda é usado?

Neste artigo, falaremos do alumínio fundido e naval, os dois principais tipos utilizados na fundição para a produção de ferramentais. À primeira vista, o principal benefício de escolher o alumínio para a produção dos ferramentais é o custo do material. Atualmente, o quilo do alumínio fundido custa R$ 22,00 em média, enquanto que o do tipo naval gira em torno de R$ 40,00.

Porém, antes de adquirir a matéria-prima para os ferramentais é necessário analisar o custo do processo como um todo, não somente do material. Afinal, a escolha do item certo pode contribuir para a linha de produção dar um salto de produtividade, além de interferir diretamente na vida útil do ferramental e, consequentemente, na sua troca. Detalhamos melhor essas questões a seguir, continue a leitura!

Por que usar as Placas de Poliuretano (Cibatool) na fundição?

Abaixo, comparamos as principais características do alumínio com as placas de poliuretano. Confira quatro motivos para usar as Placas de Poliuretano (Cibatool) na fundição!

1. Menor custo do processo

Em um primeiro momento, quando analisamos apenas o valor do material, o alumínio parece ser o item de menor custo. Porém, para ter uma real noção do investimento, é necessário considerar o valor do processo como um todo, não apenas da matéria-prima do ferramental.

Mesmo o material tendo um menor custo, o processo quando feito com o alumínio torna-se mais caro. Afinal, a placa de poliuretano é mais fácil e rápida de ser usinada, além de não precisar receber acabamento, eliminando esta etapa do processo. Ou seja, com as Placas de Poliuretano (Cibatool) na fundição há um ganho de produtividade, sem atrasos ou perdas na qualidade das peças.

2. Maior resistência à abrasividade

Na hora de escolher entre o alumínio ou placas, é indicado também pensar na vida útil do ferramental. As placas de PU, mesmo com uma densidade menor, têm maior resistência à abrasão que o alumínio, o que influencia no aumento da vida útil de qualquer peça produzida com esse material. Assista ao vídeo abaixo e comprove como as placas de poliuretano resistem muito mais do que o alumínio.

Assistiu e ficou impressionado? Então, essa é a mesma resistência que o seu ferramental terá. Essa característica é importantíssima e temos um laudo de abrasividade que comprova a superioridade das Placas de Poliuretano WB-1404 e WB-1460 em relação aos alumínios fundido e naval, você pode conferir aqui.

3. Sem necessidade de acabamento manual

Qualquer ferramental feito em alumínio exigirá um acabamento manual, que normalmente envolve três séries de lixamento. Além do tempo gasto com esta etapa, também deve ser considerado que a qualidade final das peças está sujeita a erro humano. E, como se esses dois fatores não fossem incômodos suficientes, devemos considerar também que o alumínio para ser lixado exige muito esforço físico do operador.

Ferramental feito com Placa de PoliuretanoJá as Placas de Poliuretano (Cibatool) na fundição atingem uma exatidão de detalhes impressionante, o que dispensa na maioria dos casos o acabamento manual. Nas raras ocasiões em que são necessários retoques, as placas de poliuretano ainda oferecem a vantagem de precisarem apenas de lixas de baixa granulometria.

Além disso, após muito tempo de uso, é normal um ferramental precisar de reparo. No caso do alumínio, é preciso soldar, o que torna a manutenção onerosa e demorada. Já com as placas de PU, o processo é mais fácil e rápido. Será necessário apenas uma usinagem localizada e colocar um inserto da mesma placa, este trabalho pode ser feito na usinagem ou manualmente, dependendo da geometria a ser retrabalhada.

4. Melhor ergonomia para o operador

Por último, quando comparamos as placas de poliuretano e o alumínio temos que considerar a ergonomia do operador. Por exemplo, o mesmo modelo que em alumínio pesaria 40kg, pesará 20kg se feito com as placas de alta densidade. Com um ferramental mais leve, os desgastes físicos são menores, o que aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho executado.

Alumínio X Placas de Poliuretano: qual usar?

Neste artigo, podemos concluir que a menor densidade das placas de poliuretano oferecem fácil usinabilidade, maior exatidão (sem necessidade de lixamento) e melhor ergonomia para o operador. Diferente do alumínio, as peças feitas com placas de PU não precisam de acabamento manual, são reparadas mais rapidamente e tem um processo de produção menos oneroso.

Esses resultados foram alcançados por uma indústria do agronegócio que substituiu o alumínio pelas placas de poliuretano. A empresa atingiu uma economia de 66% na produção dos moldes, modelos e caixas de macho. Você pode ler a história completa aqui.

E aí? Gostou desse conteúdo? Comente aqui embaixo. E, para ter as Placas de Poliuretano (Cibatool) na fundição, basta entrar em contato conosco. O Grupo Hard é o único distribuidor na América Latina da RAMPF, empresa alemã que inventou as placas de PU.

Compre Placas de Poliuretano (Cibatool) no Grupo Hard