As telhas metálicas oferecem uma combinação de alta resistência, baixo peso e facilidade de fabricação. No entanto, alguns erros de projeto e instalação podem ocasionar patologias na cobertura metálica. A mais frequente é a corrosão, responsável por diminuir drasticamente a vida útil desse tipo de telhado.

Para evitar essas patologias, existem algumas boas práticas a serem adotadas. A escolha de bons materiais e fornecedores é essencial para garantir a durabilidade e o bom funcionamento de todos os produtos envolvidos na cobertura.

Quer saber quais as situações podem causar problemas nas telhas metálicas? Confira este artigo preparado para você. Boa leitura!

Quais são as principais causas das falhas em coberturas metálicas?

As patologias nas telhas metálicas levam ao prejuízo da peça e até mesmo ao colapso de toda a estrutura. O resultado é, além do prejuízo econômico, o desperdício de material, mão de obra e tempo para os reparos. As principais causas das patologias nesse tipo de cobertura são:

  • falhas de projeto e detalhamento, responsável por danos e deterioração da estrutura;
  • falhas no processo construtivo, o que provoca a redução da durabilidade dos materiais e risco na eficiência de estanqueidade da cobertura;
  • qualidade e utilização inadequada dos materiais, pois se deterioram precocemente e reduzem a vida útil da cobertura;
  • falhas ou ausência de manutenção adequada, culpada pela degradação acelerada da cobertura;
  • utilização e montagem indevida da estrutura e acessórios de fixação e vedação, causador de danos e redução da vida útil do sistema.

A corrosão é um dos maiores problemas nas coberturas metálicas. Ela pode se manifestar de diversas maneiras, pois depende do tipo de material, do ambiente de exposição, de associações inadequadas entre metais diferentes, entre outros fatores.

Os tipos de corrosão mais conhecidos são a generalizada e a localizada. A primeira é quando o dano está presente em uma grande área da cobertura e ocorre geralmente porque a qualidade da telha não é resistente o suficiente para o ambiente onde foi aplicada. Quando a corrosão é localizada, há apenas o surgimento de oxidação em alguns pontos da telha, normalmente perto dos parafusos e rebites.

Quais situações podem provocar patologias na cobertura metálica?

Muitas situações de projeto, execução e manutenção podem resultar em corrosão e outras patologias na cobertura metálica. Veja, a seguir, quais são as principais.

1. Aperto excessivo

O aperto excessivo do parafuso nas telhas metálicas pode levar a diversos tipos de problemas. Um deles é o dano ao revestimento e a pintura, que descascam ao redor do parafuso e retiram a proteção dessa área. A arruela de vedação também pode ficar comprometida, em alguns casos até romper. Além disso, muitas vezes as telhas são amassadas no ponto de fixação, o que resulta em um afundamento da peça, acumulo de água e detritos e comprometimento da estética.

 

As probabilidades de infiltração e o aparecimento de goteiras aumentam com a combinação de água acumulada, vedação comprometida e oxidação da telha. Este problema pode ser evitado com o uso e regulagem do limitador de profundidade na hora da aplicação do fixador.

Também é imprescindível evitar o uso de fixadores de baixa resistência à corrosão, pois eles podem transferir essa patologia para as telhas. Dar preferência às arruelas vulcanizadas, que não se deslocam em relação ao parafuso, é outra boa dica.

 

2. Aplicação do parafuso em local incorreto

Fixar a telha singela com o parafuso na mini onda (no caso de telhas trapezoidais) pode ocasionar amassamento e consequentemente o acumulo de água e sujeiras causadores da corrosão. Este é apenas um exemplo dos problemas que um parafuso aplicado em local indevido pode causar a cobertura metálica. Para mais exemplos e para aprender a dimensionar os fixadores de uma cobertura, acesse em nosso blog um completo Guia de Dimensionamento de Fixadores.

3. Montagem da telha de forma errada

Algumas coberturas em arco são feitas com as telhas incorretas para esta aplicação, o que resulta em espaçamentos entre as ligações. Também podem acontecer vincos nas chapas ao forçá-las a se adequar à inclinação desejada. Em ambos os exemplos de montagem errada, há o comprometimento da vedação e consequentemente infiltrações na estrutura.

Além disso, a instalação de coberturas metálicas exige uma estrutura robusta de aço ou concreto para dar suporte. Isso porque uma sustentação inadequada pode causar aberturas entre as ligações e entortá-las. Também se deve observar se há uma inclinação adequada, pois ângulo zero ou negativo desencadeiam infiltrações e não possibilitam a drenagem correta da chuva.

Normalmente, é recomendada uma inclinação acima de 5%, pois evita a formação de poças de água. Além disso, é preciso levar em consideração a instalação de elementos complementares, como aparelhos de climatização, isolamentos acústicos e térmicos, chaminés, para-raios, forros etc. Eles devem ser colocados em local apropriado para não prejudicar as telhas.

Após a instalação da cobertura, ainda há a possibilidade de ocorrer o surgimento de pontos de oxidação na superfície das telhas. Isso acontece pela oxidação das partículas de metal conhecidas como limalhas, que se depositam na telha ao cortar ou/e perfurar a chapa, por exemplo, na fixação dos parafusos. Por não contar com proteções como a zincagem e a pré-pintura, a limalha oxida em contato com a umidade do ar.

Inicialmente, esse problema é apenas estético, mas passa a provocar a oxidação da cobertura em médio prazo. Por isso, ao final de cada dia de montagem, deve ser feita a limpeza cuidadosa da superfície, a fim de evitar esse problema no futuro.

4. Ausência de vedação

A ausência de vedação em coberturas metálicas ou a sua execução com materiais inapropriados, como silicone comum, faz com que a água da chuva se infiltre na estrutura e danifique rapidamente as telhas. Isso ocorre porque áreas expostas às variações climáticas e aos raios UV exigem o uso de um selante de alta performance com excelente adesão, coesão e resistência ao envelhecimento e às intempéries. Por isso, é importante avaliar o local onde o produto será utilizado, pois certos ambientes mais agressivos necessitam de vedações mais resistentes.

5.Tipo inadequado de telha

O desempenho e a durabilidade de telhados metálicos estão diretamente ligados ao tipo de telha e o seu revestimento. Na especificação do sistema de cobertura, deve ser avaliado o ambiente, o que será produzido/beneficiado abaixo desta cobertura e se há agentes que podem ser geradores de gases responsáveis pelo aceleramento de oxidação. Outro ponto é a inclinação, conforme explicado no tópico 3, e a compatibilização com o projeto estrutural que suportará toda a cobertura.

6. Influência de agentes externos

Um dos agentes externos causador de patologias em cobertura metálica são as intempéries. Ambientes próximos ao mar e com chuva ácida, por exemplo, podem oxidar os parafusos e, posteriormente, as telhas. Portanto, a resistência ao intemperismo deve ser considerada em sua obra, para garantir a durabilidade dos materiais por mais tempo.

Prestar atenção no revestimento dos parafusos também é muito importante. Isso porque a escolha do revestimento depende da superfície em que o fixador será aplicado, as condições do ambiente e as agressões sofridas no decorrer da atividade no local. Atualmente, há três tipos de revestimentos disponíveis para cobertura: zincagem eletrolítica, zincagem mecânica ou revestimento especial (Ecoseal®).

Outra questão que requer atenção é se o revestimento do parafuso é compatível com a telha. Por exemplo, ter uma telha pré-pintada ou galvalume com um parafuso zincado branco é um erro, pois a telha tem alta resistência à corrosão, o que não ocorre com este tipo de parafuso. O resultado é a possível corrosão nos pontos de fixação, que se transformarão em um problema maior no futuro.

Outro problema recorrente é amassamento das chapas ao caminhar durante a instalação, manutenção ou/e limpeza. O correto é sempre colocar tábuas para distribuir o peso e assim evitar o amassamento das telhas.

Mais um ponto que merece atenção é a construção de estruturas adjacentes ao telhado. Platibandas e muretas, por exemplo, podem levar à queda de materiais sobre a cobertura, que amassam e danificam a estrutura. Além disso, a colocação de para-raios e calhas também deve ser feita com cuidado e em local apropriado, de modo a não deteriorar as telhas metálicas.

Para evitar as patologias em cobertura metálica, é importante contar com um fornecedor que ofereça produtos e serviços de qualidade. Além de uma manutenção regular desse sistema para prolongar a sua vida útil e evitar trocas de peças constantes.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as patologias em cobertura metálica apresentadas neste texto, entre em contato conosco para que possamos ajudar você!