fbpx

Destaque A cor do rejunte importa, sim! 4 dicas de como escolher a melhor tonalidade sem erro
Autor: Grupo Hard

Data da publicação: 12 de novembro de 2020

Novas tecnologias mudaram a forma que enxergávamos o uso do rejunte na decoração. Agora, podemos escolher a cor do rejunte priorizando o estilo, não mais pensando apenas em esconder problemas que atingiam esse material. Esse item assumiu papel importante na hora de compor um ambiente e valorizar os revestimentos.

Leia a seguir dicas de como escolher a cor ideal do rejunte para a sua obra em meio a tantas opções disponíveis.

Rejunte e sua função protetora

Ao assentar os revestimentos em paredes e pisos são deixadas lacunas entre as peças, que são conhecidas como fugas de assentamento. Esses espaços servem para absorver as tensões causadas pelas variações de temperatura, para assim diminuir as chances de descolamentos e o surgimento de trincas.

Porém, se não for colocado nenhum material nas fugas, as laterais das placas não terão nenhum tipo de vedação. O resultado é a penetração da água, causando umidade e infiltração. Por isso, deve ser aplicado rejunte nessas fugas, que nada mais é do que uma argamassa especifica para esse tipo de uso.

Além de proteger as laterais das peças e assegurar uma maior vida útil dos revestimentos, é capaz de compensar algumas irregularidades, o que facilita o alinhamento das peças. Há quatro tipos de rejuntes disponíveis no mercado atualmente: cimentício, acrílico, epóxi e hibrido. Veja abaixo uma tabela comparativa entre esses materiais, com suas principais informações técnicas.

  CIMENTÍCIO ACRÍLICO EPÓXI HIBRIDO
Tipo de área Molháveis Molháveis e molhadas Molháveis, molhadas e imersas Molháveis, molhadas e imersas
Acabamento Áspero Liso Liso Super liso
Facilidade de limpeza Baixa Média Alta Super alta
Antimofo Não Sim Sim Sim (antifungo também)
Tamanho da junta 3mm até 10mm 2mm até 10mm 1mm até 10mm 1mm até 4mm
Impermeável Não Não Sim Sim

Rejunte e o seu poder estético

Por muito tempo, quando o assunto era rejunte, a ideia era de quanto mais escondido melhor. Pois, a estrela principal era o porcelanato, enquanto o rejunte era no máximo um figurante, lembrado apenas quando os problemas apareciam. Por isso, era optado na maioria das vezes por produtos com cores que não ressaltassem manchas, fungos e sujeiras, porque era quase certeza que patologias assim apareciam.

No entanto, novas tecnologias surgiram, como o rejunte hibrido, que são anti-fungo, anti-mofo e livre de porosidades. Ou seja, o medo de problemas estragarem o rejunte esteticamente não precisaria mais ditar as regras de escolha da cor desse material. Isso possibilitou que o rejunte também pudesse ser estilo e aumentou sua influência em relação a decoração.

Exemplo de diferentes cores de rejunte no mesmo revestimento

Como acertar na escolha da cor do rejunte?

Além de contar com uma paleta maior de cores, o poder do rejunte passou a ser valorizado para compor um ambiente e destacar os revestimentos. Leia a seguir fatores que devem ser considerados ao escolher a cor do rejunte da sua obra.

1. Qual o estilo do ambiente?

Você não pode escolher a cor do rejunte sem antes responder a pergunta “Qual estilo eu quero para o meu ambiente?”. Isso é importante para saber se você vai priorizar a uniformidade ou o contraste entre o revestimento e o rejunte, por exemplo.

Pastilhas de metrô com rejunte brancoSe o estilo da sua decoração é mais clean, o ideal é que você escolha a cor do rejunte que mais se aproxime da tonalidade do porcelanato a ser aplicado no ambiente. Dessa forma, você obterá um efeito de continuidade e harmonia, como se as peças fossem uma só. Na imagem ao lado, é possível ver que não há nenhum contraste entre o rejunte e as pastilhas de metrô, resultando em um conjunto uniforme e homogêneo com as linhas de divisões muito discretas.

Em busca desse efeito uniforme e harmônico, tornou-se comum o uso da junta seca, principalmente em paredes decorativas. Esta técnica consiste em encostar uma peça na outra sem usar rejunte entre elas. Porém, esse tipo de aplicação tem algumas restrições, uma vez que as laterais dos porcelanatos não contarão com nenhuma proteção contra a penetração da água. A primeira delas é a recomendação que essa aplicação seja feita em ambientes internos, livres das tensões causadas pelas variações de temperatura. Além disso, os porcelanatos devem ser obrigatoriamente retificados e não podem ser utilizado na cobertura de pisos ou revestimentos existentes, assentamento sobre paredes de gesso acartonado e em ambientes como saunas, lareiras e pisos aquecidos. Nessas situações, o melhor é investir em fugas menores e rejuntes com cores não contrastantes.

Revestimento dourado com Rejunte Infinity Decorativo cobre glitterPor outro lado, se a intenção é ousar na decoração, enfatizar as linhas retas do ambiente ou destacar alguma característica diferenciada do porcelanato, você terá que brincar com as cores do rejunte. Optar por tonalidades fortes é uma boa ideia para destacar um revestimento texturizado ou de cor marcante, por exemplo. Veja ao lado como o formato hexagonal e o dourado da pastilha é realçado pelo rejunte com glitter. Ou, como o rejunte assume um papel de destaque quando usado com porcelanatos texturizados e modernos.

Revestimentos texturizados com rejuntes em destaque

Em resumo, o primeiro passo para escolher corretamente a cor do rejunte é antes de tudo entender o que você quer para o ambiente, o que deseja ou não destacar. A partir dessa definição será mais fácil excluir as opções que não conversam com o estilo escolhido. Assim você ficará livre para pesquisar e testar entre as opções mais assertivas de cores.

2. Conheça as opções disponíveis no mercado

A escolha da melhor cor do rejunte para a sua obra passa por muita pesquisa. Pois, para poder escolher, você deve primeiro conhecer as opções disponíveis no mercado. Assim você conseguirá ampliar o seu leque de ideias e até mesmo poderá encontrar a cor ideal em meio a opções que você nem conhecia.

Revestimento preto com Rejunte Infinity Decorativo prata glitterA pesquisa é importante não apenas por causa da cor, mas também para conhecer os inúmeros tipos de acabamentos existentes. Por exemplo, você sabia que existe rejunte com glitter, como os rejuntes cobre e prata da linha Infinity Decorativo? Informações como essa você só irá conseguir buscando referências (blogs de decoração podem ajudar muito nisso!) ou pesquisando nas lojas por variações do mesmo produto.

3. Testar é fundamental

Para ter certeza que a cor escolhida é a certa não é recomendado decidir com base somente no que é mostrado na embalagem ou cartela de cores. Isso porque não há nenhuma garantia de que as tonalidades são fiéis as do rejunte e a chance de enganos e frustrações é grande.

Mostruário de cores InfinityUma dica é solicitar uma amostra do rejunte e coloca-la entre as peças, a fim de ter certeza que a cor é a que você deseja para a sua obra. Para a linha de Rejuntes Infinity, foi desenvolvido amostras no formato de mini hastes, para serem colocadas na fuga, facilitando a tarefa de escolher a melhor cor do rejunte para o seu porcelanato.

4. Avalie a facilidade de limpeza do dia a dia

Até então, como já dito, para fugir do visual encardido ou esverdeado do rejunte era comum a escolha por tons escuros, a fim de tentar disfarçar esses problemas. Porém, esse medo não precisa mais ditar a escolha da cor do rejunte para a sua obra. Com a linha Infinity, é possível ter um produto anti-mofo, anti-fungo e livre de porosidade. Ou seja, sem acúmulos de sujeira, livre das manchas e possibilitando uma limpeza mais fácil e rápida, apenas água é suficiente para limpar o rejunte.

Afinal, qual é a cor do rejunte certa para o meu ambiente?

A melhor cor de rejunte para a sua obra é aquela que está de acordo com o estilo que você imaginou para o ambiente. E, que continue do mesmo jeito ao longo dos anos, sem alterar por causa de manchas ou acumulo de sujeiras. As opções devem ser pesquisadas, testadas e não recomenda-se optar por uma cor apenas pela descrição da embalagem ou por uma cartela de cores.

Independente da escolha, é fundamental contar com um produto que ofereça qualidade, além de uma ampla paleta de cores. Pois, como dito, o rejunte não é apenas um item estético, mas está diretamente ligado a vida útil do revestimento.

Quando o assunto é rejunte, você quer garantir a estética, praticidade e durabilidade? Então, tenha agora mesmo o Rejunte Infinity na sua obra.

Banner Infinity

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!