Dicas Aplicativos para construção civil: 8 opções para utilizar hoje mesmo!
Autor: Grupo Hard

Atualmente, o uso de apps em tablets e smartfones é imprescindível. Eles são essenciais em diversas situações rotineiras — até no ambiente da engenharia. Em muitos casos, aplicativos para construção civil ajudam a otimizar o tempo de serviço, a gerenciar projetos à distância e a reduzir a recorrência de erros.

Consultar o andamento da obra, programar tarefas e realizar cálculos avançados são apenas alguns dos benefícios que eles podem oferecer. E o desenvolvimento dessas ferramentas é constante, trazendo cada vez mais praticidade e produtividade para a área como um todo.

Então, quer saber quais são os principais aplicativos para utilizar no meio da construção civil? Basta conferir este artigo que preparamos para você!

1. Construct App

O Construct App é um dos aplicativos para construção civil que auxilia as empresas na gestão de projetos, permitindo uma grande economia de tempo e dinheiro. Disponível para computador ou smartphones, ele propicia a resolução de pendências e a distribuição e gestão de equipes no canteiro de obras.

É possível realizar diversas atividades com ele, como o desenvolvimento e o envio de relatório fotográfico das obras, vistorias e, principalmente, a gestão dos serviços e atividades fundamentais para concluir as obras dentro do prazo e com a devida qualidade. Outro ponto positivo é a possibilidade de criar grupos e tópicos de projetos.

Com tudo isso, o aplicativo facilita o acompanhamento das obras por meio de qualquer dispositivo, guardando todas as informações na nuvem, com poucos cliques e em tempo real.

2. AutoCAD 360

Não há como falar em aplicativos para construção civil sem citar o AutoCAD 360. Ele é um velho conhecido dos engenheiros, que permite acessar e modificar os desenhos diretamente de dentro da obra, também com atualizações em tempo real.

Alguns dos benefícios desse programa são: visualizar, editar e compartilhar projetos no formato DWG; fazer anotações e abrir documentos do tipo DXF, enviados por e-mail ou armazenados no Google Drive ou Dropbox.

O AutoCAD 360 está disponível na Apple Store, Google Play e na Windows Store.

3. Reforma Simples

O Reforma Simples realiza cálculos rápidos da quantia de materiais necessários para uma obra. Ele também faz os orçamentos, calcula preços de mão de obra e encargos complementares para os mais diversos serviços — com valores que são atualizados todos os meses para todos os Estados do Brasil, de acordo com as tabelas do SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil).

O aplicativo ainda gera um orçamento detalhado, contendo todos os serviços, além da lista completa de insumos do projeto, a curva ABC. Essas informações podem ser guardadas no próprio aplicativo ou enviadas por e-mail, e já são salvas formato de planilha.

4. iHandy Carpenter

O iHandy Carpenter é ideal para carpinteiros e profissionais que executam os mais diversos serviços de construção civil.

Ele conta com cinco ferramentas em apenas um app: transferidor, nível de superfície, nível de prumo, régua e barra de nível. Entre suas principais utilidades, destaca-se a medição, que possibilita verificar o alinhamento de móveis e objetos. Assim, é dispensado o uso de ferramentas para fazer medições e nivelamentos.

O aplicativo está disponível, apenas em inglês, para Android e iOS, e contém uma versão gratuita e uma paga.

5. Photo Measures

Com essa ferramenta, é possível tirar fotos dos locais e anotar as medidas e dimensões necessárias do ambiente diretamente no aplicativo. Você ainda pode salvar o arquivo como PDF ou imagem, o que facilita o trabalho na hora de compartilhar as informações por e-mail ou mensagem.

6. Sun Seeker

A base do Sun Seeker está na utilização do geoposicionamento para fornecer informações da posição solar em relação à obra, mediante uma bússola plana e a visão por realidade aumentada.

Essa ferramenta é muito interessante na hora de planejar os cômodos que irão ou não receber luz do sol em determinadas épocas do ano. Também permite verificar a distância que a luz solar alcançará dentro de um cômodo específico da casa, bem como a melhor posição para a instalação de uma piscina, o lado da construção que terá mais sombra no verão, entre outros.

7. Safesite

Sabemos que a segurança dentro do canteiro de obras é imprescindível em qualquer construção. Por isso, o Safesite auxilia os gestores e profissionais de segurança do trabalho a manter o canteiro mais seguro, com menos riscos de acidentes — e, consequentemente, garantindo o andamento das atividades.

As opções disponibilizadas pelo aplicativo são diversas, mas podem ser resumidas à identificação dos riscos antes que eles se transformem em acidentes. Isso é feito em uma plataforma que analisa a segurança e a administração do canteiro como um todo, baseado em dados coletados em campo.

Além disso, a ferramenta ainda possibilita a captura de imagens de possíveis erros de segurança e a notificação da equipe responsável pela correção. E ainda há como acompanhar, em tempo real, como e quando o problema está sendo resolvido.

8. GraphPad Pro

O GraphPad Pro permite ao engenheiro criar um desenho com escala correta de maneira rápida. Esse app dá agilidade ao trabalho ao possibilitar a adição círculos, arcos e dimensões e a edição de uma planta sem que a precisão do projeto seja comprometida. Com isso, o profissional pode desenhar na frente de um cliente, por exemplo, enquanto este descreve o que deseja no projeto.

Uma das grandes vantagens de utilizar qualquer um desses aplicativos é que todos os funcionários envolvidos na obra podem ter acesso às informações mais importantes sobre ela. O celular nos acompanha o dia inteiro e, por esse motivo, usar aplicativos móveis facilita o envolvimento e colaboração da equipe nas atividades, agilizando a comunicação e a resolução de pendências.

Enfim, como você viu, os aplicativos para construção civil trazem economia de tempo e dinheiro, uma vez que tornam os processos mais rápidos e previnem erros. Antes de comprar ou baixar uma dessas ferramentas, contudo, não se esqueça de verificar os seus objetivos e funções para que você possa aproveitá-las ao máximo no seu dia a dia.

E agora, se gostou deste artigo, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e ajude mais pessoas a ter acesso a esses aplicativos que facilitam a rotina dos engenheiros civis!

Posts Relacionados

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!