Assegurar as melhores condições de armazenamento dos grãos é fundamental para garantir a rentabilidade da safra e evitar os prejuízos na pós-colheita. De acordo com pesquisa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) os prejuízos de qualidade e quantidade que ocorrem na pós-colheita de grãos são causados principalmente pela presença de contaminantes de natureza biológica, física e química. O que afeta aproximadamente 10% da produção nacional. Por isso, para evitar prejuízos, é tão importante investir em uma boa impermeabilização do silo.

Isso porque um dos principais vilões do armazenamento é a umidade, responsável pela geminação precoce do grão e o surgimento de fungos e insetos. Esses problemas diminuem não apenas a qualidade do produto, como o seu valor no mercado e pode levar até a perda parcial ou total de uma colheita.

Continue a leitura e veja três razões para impermeabilizar o seu silo. Além disso, conheça uma solução que irá trazer mais qualidade e produtividade para este serviço.

3 razões para investir na impermeabilização do silo

Já vimos que a impermeabilização do silo está diretamente ligada a rentabilidade da safra. Para garantir a estanqueidade necessária, é fundamental investir em produtos de qualidade e uma mão de obra especializada na aplicação. Uma solução para a vedação do silo é o sistema RR 500 ECO, composto pelo Impermeabilizante Hard RR 500 ECO, a Tela Estruturante de Reforço para Impermeabilizações Flexfelt e o Selante RR 500 ECO. Esta linha além de contribuir para aplicações mais duráveis e práticas, é muito versátil. Veja abaixo como o mesmo produto pode ser utilizado em oito aplicações diferentes.

Para você conhecer esta linha, abaixo três características que farão toda a diferença na impermeabilização do silo e consequentemente na armazenagem da colheita.

1. Previne a corrosão dos parafusos e elimina a infiltração nesses pontos

Parafusos expostos a intempéries e sem nenhum tipo de proteção são a porta de entrada para inúmeras patologias, principalmente a corrosão. Além disso, quando instalados incorretamente, seja por causa do aperto excessivo ou insuficiente, podem causar pontos de acúmulo de água, oxidação da chapa e o comprometimento da arruela de vedação. Aumentando assim as chances de infiltrações. Por isso, é tão importante garantir a vedação desses pontos considerados críticos.

Com o Selante RR 500 ECO, é possível encapsular a cabeça do fixador e protege-lo da corrosão, uma vez que apresenta excelente resistência a intempéries. Esta solução também pode ser usada em reparos, ou seja, não é mais necessário trocar o parafuso que apresentou algum tipo de problema, basta utilizar este selante na manutenção. Outro benefício é que ele protege até os fixadores instalados incorretamente, tornando quase nulas as chances de um problema começar nesses pontos.

Aplicação do Selante RR 500 ECO na cabeça dos parafusos

Rende até 200 parafusos por sachê e, em sua formulação, não tem nenhum tipo de solventes, isocianatos e estirenos, sendo amigável ao meio ambiente. Disponível nas cores branco e cinza, testes comprovam sua alta resistência a raios solares, névoa salina e chuva ácida.

2. Redução da temperatura da telha

Um dos maiores benefícios do Impermeabilizante Hard RR 500 ECO é a sua refletância térmica, que pode chegar até a 89% dos raios solares. Sendo assim, ao utilizar esta solução no silo, é possível diminuir a temperatura interna do local e, consequentemente, reduzir o uso do sistema de ventilação, garantindo uma economia nas despesas com a energia elétrica.

Em uma aplicação em um silo de uma fazenda no Mato Grosso do Sul, a redução da temperatura chegou a 25%. Além de diminuir os custos com a ventilação, é uma contribuição a mais para o controle preventivo de pragas e a garantia de qualidade da colheita. Uma vez que o aumento da temperatura pode ocasionar um rápido processo de deterioração da safra, pois pode estar ligado ao teor irregular de água dos grãos e ao ataque de fungos.

3. Diminua custos com manutenção

Todo o sistema RR 500 ECO passa por testes internos de resistência a raios solares, chuva ácida e névoa salina, a fim de atestar a qualidade e garantir a alta resistência dos produtos. Sendo assim, a vida útil do substrato pode aumentar em até 15 anos, pois estará protegido contra a corrosão e infiltrações.

Com isso, manutenções frequentes não são mais necessárias, oferecendo em longo prazo um melhor custo-benefício. Além de serem feitas em intervalos maiores de tempo, essas manutenções serão mais rápidas, porque estes produtos foram desenvolvidos para terem uma aplicação ágil e fácil. Já vem prontos para o uso e têm os menores tempos de cura entre demãos e final, respectivamente, duas e 48 horas.

Conte com parceiros comprometidos com a qualidade

Com 35 anos de história, o Grupo Hard é comprometido com a qualidade, tem altos níveis de estoque com 100% de rastreabilidade e a missão de facilitar o dia a dia dos clientes com soluções inovadoras. Além de oferecer um mix completo de produtos, todas as linhas cumprem normas de qualidade nacionais e internacionais. Ou seja, utilizar os produtos Hard é o primeiro passo para levar mais qualidade, durabilidade e eficiência para o canteiro de grandes obras, residências e silos.

Não perca mais tempo e garanta agora mesmo uma safra protegida e rentável! Entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções.