As soluções Hard fazem parte de um projeto em Steel Frame ganhador do prêmio “Obra do Ano” do 4º Encontro Nacional de Inovação na Construção a Seco (ENICS). Continue a leitura e confira os produtos usados pela Amâncio Construtora em cada etapa da obra. 

Cliente: 

Pioneira no sistema Steel Frame em Joinville/SC, a Amâncio Construtora tem mais de uma década de experiência nos serviços da construção a seco. Tem como objetivo criar soluções estruturais customizadas, racionalizadas e de alto desempenho. 

Problema: 

Muito comum nos Estados Unidos, o Steel Frame ou o Light Steel Frame é um sistema onde perfis de aço galvanizado formam a estrutura da obra, enquanto o fechamento é feito por placas OSB, cimentícias, painéis de alumínio composto ou drywall. Este sistema é reconhecido por sua agilidade, a industrialização do processo, redução nos desperdícios de materiais, resistência e durabilidade.  

Para potencializar os benefícios do Steel Frame, é imprescindível contar com produtos que garantam a máxima eficiência e qualidade. Por isso, nesta história, o desafio era contar encontrar em um só fornecedor as soluções que trouxesse ainda mais eficiência para o canteiro de obras e contribuísse também para o aumento da qualidade que chegaria ao cliente final. 

Solução 

Leia abaixo as soluções utilizadas pela família na construção de sua nova casa. As aplicações estão organizadas por etapas da obra. O atendimento foi feito pelo especialista Hard Pedro Cardoso.

1. Estrutura 

Nesta etapa da obra, foram utilizadas as soluções Hard em três situações. Primeiro, foi usado a Manta Aluminizada VED-1000 para formar uma barreira entre o concreto da fundação e o perfil metálico. Este isolamento é importante para assegurar a impermeabilidade exigida pela obra. Com a VED-1000, é possível garantir a maior durabilidade do mercado, pois é um produto que não rasga, resiste ao tempo e ao envelhecimento, além de não precisar de maçarico para aplicar. 

Depois foi usado o Chumbador Mecânico Titecon onde era necessário fixar os perfis metálicos na fundação. Esse chumbador tem a vantagem de uma aplicação rápida, fácil e confiável, pois os produtos do tipo parafuso laminam o concreto com o auxílio de uma chave de aperto manual ou chave de impacto elétrica. Dessa forma, não há o surgimento de fissuras na estrutura, mesmo se o chumbador for aplicado próximo da borda ou com uma distância reduzida entre ancoragens. Lembrando que foi possível aumentar ainda mais a produtividade utilizando a Broca V-Pro SDS Plus para realizar o pré furo, afinal esse produto garante uma alta velocidade de perfuração, em média 20% maior. 

A terceira situação foi na fixação entre os perfis metálicos, que formam as estruturas das paredes. Nesta aplicação foram usados os parafusos K-Lath, para fixação de montante na guia, e o Hexdrill (revestido com Duraseal®, ideal para obras de steel frame), para a união e fixação dos perfis. Indicados e desenvolvidos para uniões de chapas finas, ambos fixam e furam em apenas uma operação, garantindo mais eficiência, além de não afrouxarem com a vibração. Também possuem a cabeça sextavada, o que facilita o encaixe no Soquete de Impacto

Nesta situação, também foram usados os Fixadores Estruturais da Linha ASTM A307 para fixações que exigiam uma maior carga. Assim foi possível dispensar o uso da solda, confiando na segurança de um produto normalizado. 

2. Paredes internas 

Depois de montar a estrutura metálica, é hora de fazer o fechamento com placas OSB, neste caso. Para fixação das placas nos perfis metálicos, optou-se pelo uso do Parafuso OSB sem Asa, também revestido com Duraseal®, ideal para obras de steel frame. Com esta solução, é possível ter uma alta na produtividade, pois sua ponta broca oferece um aumento de desempenho na hora da furação. 

3. Instalação da telha termoacústica (telha sanduíche) 

Desde 1985, o Grupo Hard é especialista em soluções para a cobertura metálica. Desta forma, quando chegou nesta etapa da obra, foi possível contribuir na fixação e vedação desta área. 

Para fixar as telhas, popularmente conhecidas como sanduíche, primeiro foi analisado o local da obra e quais agressões o parafuso sofreria no ambiente. Desta forma, foi indicado o uso da Linha Durs, mais especificamente o Fixador Durs Insulation ponta 4. Esse produto foi indicado por causa do seu range de perfuração em chapas finas, sua ponta broca superbit permite uma furação quatro vezes mais rápida que outros parafusos disponíveis no mercado. 

Já para garantir a máxima vedação, foi usado a Fita Tacky-Tape® na sobreposição das telhas. Esta solução é aplicada entre as chapas metálicas, formando uma barreira física contra o retorno da água da chuva, causado pelo efeito de capilaridade. Esta vedação entre os transpasses das telhas é essencial em telhados com ângulos de inclinação tão baixos, como no caso desta casa. 

4. Impermeabilização interna 

Para não ter problemas de infiltrações nos três banheiros e no lavabo, foi utilizado o Impermeabilizante Flexpren, específico para áreas internas. Este produto forma uma membrana 100% impermeável e de alta elasticidade 

5. Vedação 

Para a vedação dos rufos do telhado foi usado o Selante MS 435 Telhado. Com a maior durabilidade do mercado, este produto tem uma excelente resistência às agressões do tempo, o que é fundamental em qualquer item usado em uma cobertura. 

Já o Selante SMP 340 – Construção foi utilizado para vedar as esquadrias das janelas. Essa solução resistiu 5.ooo horas na câmara de raios UV, ou seja, tem uma resistência elevada às ações do clima. Sua aplicação é fácil, podendo acontecer até mesmo em superfícies úmidas, além de aceitar pintura.

6. Acabamento 

Nesta última fase da obra, a Hard oferece o Rejunte Infinity Porcelanato para o serviço de rejuntamento. A tecnologia exclusiva e inovadora desta solução possibilita uma aplicabilidade extremamente fácil, com a cura total de 6 a 10 horas após a aplicação e sem o risco de danificar o revestimento. Veja no vídeo abaixo como todo o processo de rejuntamento pode ser muito mais ágil: 

Além da excelente aplicabilidade, o Infinity é 100% impermeável, ou seja, é ideal para áreas como banheiros e cozinhas. Também tem um acabamento super liso, o que inibe o surgimento de manchas e facilita a limpeza diária. Nesta obra, o Infinity foi utilizado em toda a casa, desde a área de festas até as áreas molhadas. 

Conclusão 

Um dos principais benefícios do Steel Frame é a agilidade quando comparada as obras de alvenaria. Neste caso, a Amâncio Construtora conseguiu potencializar esta eficiência utilizando soluções desenvolvidas para ter aplicações fáceis e rápidas. Dos parafusos ao rejunte, todos os produtos Hard utilizados contribuíram para um salto de produtividade no canteiro de obras. 

Outro ganho foi a qualidade. As soluções Hard são desenvolvidas e testadas em laboratórios exclusivos. Através de testes na câmara de UV, Kesternich (chuva ácida) e Salt Spray (maresia) é possível prever como o item reagirá no ambiente quando aplicado. Todos esses ganhos estão de acordo com o principal objetivo da construtora, que é criar soluções estruturais de alto desempenho para os seus clientes. 

Temos um mix completo para obras de Steel Frame! Converse com um dos nossos especialistas e conheça agora mesmo.

*Estudo de caso realizado em dezembro de 2021.