Saiba como um casal de Paulínia/SP utilizou as soluções Hard em sua casa para evitar infiltrações, desplacamentos e rejunte manchado.

Cliente

Casal de moradores de Paulínia/SP decidiu ampliar uma área coberta com churrasqueira, banheiro e escritório. Ao todo, eram 42m² que fariam parte da obra.

Problema

Todo mundo quer que a sua casa seja um local de descanso e felicidade, não de problemas. Por isso, quando mudaram para a casa nova, o casal decidiu utilizar na expansão de sua residência soluções que ajudassem a evitar problemas. Ao observar alguns pontos que causavam incômodos na parte antiga da casa, eles listaram investimentos que desejavam fazer para não ter problemas na parte nova.

O primeiro ponto era evitar infiltrações. No imóvel já existente, foram feitas inúmeras reformas para eliminar infiltrações, que causavam também o desplacamento dos pisos. O local mais afetado era o banheiro, portanto era prioridade no projeto de expansão se certificar de que o novo banheiro não traria os mesmos problemas.

O desejo de evitar infiltrações não ficava restrito apenas ao banheiro. Uma parte da construção teria uma laje exposta, que poderia se transformar em um enorme problema caso não recebesse a impermeabilização adequada para suportar as agressões do tempo. Além disso, era necessário investir em produtos para evitar qualquer tipo de problema no telhado do restante da obra.

Outro ponto que incomodava na parte antiga da casa era o rejunte, que preenchia de forma grosseira juntas de assentamento com aproximadamente 1cm. Como o rejunte utilizado era cimentício, que é extremamente poroso e tem uma durabilidade muito baixa, o material manchava e sujava com muita facilidade.

Solução

Leia abaixo as soluções utilizadas pelo casal na expansão de sua casa para evitar problemas. O diagnóstico foi feito pelo especialista Hard, Luiz Godoy.

1. Banheiro sem infiltrações

Para não ter problemas no banheiro novo, o casal utilizou o Impermeabilizante Hard Flexpren. Esta solução é específica para impermeabilização de áreas internas e forma uma membrana 100% impermeável e de alta elasticidade. Por ser fornecido pronto para uso e ser um produto desenvolvido para ter uma aplicação super fácil, o banheiro de 20m² foi impermeabilizado em dois dias. Em uma noite foi aplicada a primeira demão e na manhã seguinte, a segunda.

Após sete dias, foram assentados os revestimentos no chão e nas paredes do banheiro. Para o acabamento, escolheram utilizar os Rejuntes Infinity, um produto 100% impermeável com aditivos anti-fungo e anti-mofo, ideal para áreas molhadas como um banheiro. Utilizar o rejunte adequado pode ajudar a evitar o desplacamento, uma vez que uma das funções desse material é proteger as laterais das peças.

No chão do banheiro, foi utilizado um porcelanato retificado que imita madeira, o Naturália da Embramaco. Enquanto que nas paredes, o revestimento escolhido foi o Boston Cement, da Villagres. Em ambos os casos, foi utilizado o Rejunte Infinity Porcelanato na cor Cinza Platina, que tem um acabamento acetinado. Falamos mais deste produto a seguir, continue a leitura!

 

2. Laje e telhado protegidos contra goteiras

O impermeabilizante Hard Flexpren também foi utilizado para garantir a estanqueidade da laje exposta da casa. Este produto normalmente é indicado para ambientes internos, mas como o casal colocaria cerâmica na área após a impermeabilização, foi possível utilizar esta solução. Veja no vídeo abaixo como foi fácil a aplicação:

Além da laje, produtos foram cuidadosamente escolhidos para evitar que problemas surgissem nas telhas termoacústicas da cobertura de outra parte da obra. As telhas foram instaladas com um parafuso da linha Durs Insulation, que tem o exclusivo revestimento Ecoseal, altamente resistente à corrosão e intempéries. Foram utilizadas também arruelas Neobond 7/8, que por ter uma maior área de contato com a chapa metálica, garantem vedação perfeita e impedem o surgimento de goteiras nesses pontos.

Nas sobreposições das telhas, foi usado a Tacky-Tape®, uma fita de vedação à base de borracha butílica de grande elasticidade. Essa fita forma uma barreira física contra a água, que pode escorrer e acumular nos enterçamentos das chapas. Temos em nosso blog um artigo somente para explicar o fenômeno da capilaridade e a importância de proteger as sobreposições nas coberturas metálicas, confira aqui.

Qualquer interferência em uma cobertura aumenta consideravelmente as chances de infiltrações. Por isso a Flange Master Flash foi utilizada para a passagem do duto da coifa da churrasqueira, protegendo assim esse ponto crítico do telhado. Essa solução de alta tecnologia funciona como um contorno para aberturas e passagens de tubulações com 100% de vedação.

Para encerrar, foi utilizado o Selante SMP 340 Construção para vedar as calhas, cumeeiras e rufos do telhado – esses são pontos críticos de qualquer telhado. Por causa dos aditivos anti UVB presentes na sua fórmula, este produto tem uma alta durabilidade e resistência aos agentes climáticos. Além de ser muito versátil por ter sido desenvolvido em médio módulo de elasticidade, ou seja, suporta os mais variados coeficientes de dilatação. No caso desta obra, este produto também foi usado na instalação das portas e janelas.

3. Rejunte limpo, bonito e com a maior durabilidade do mercado

Além de ter sido utilizado no novo banheiro, o Rejunte Infinity foi aplicado na área gourmet da casa e no escritório. Este produto foi escolhido pela sua facilidade de limpeza, uma vez que a sujeira não impregna neste material que não tem nenhuma porosidade. A ampla paleta de cores desse rejunte possibilitou uma combinação perfeita para todos os tipos de revestimento usados na obra.

No chão do escritório e da área gourmet, foi utilizado o Boston Cement, da Villagres, combinado com Rejunte Infinity Porcelanato Cinza Urban. Na área gourmet, diferentes revestimentos foram unidos para criar um ambiente único. O porcelanato Naturália da Embramaco, foi usado na churrasqueira com o Infinity na cor Marrom Café. Na parede acima da pia, o Infinity Palha foi aplicado no porcelanato retificado Pierre Belle Creme Natural da Portobello. Enquanto o Infinity Black Piano foi usado no acabamento do frontão da pia de granito preto São Gabriel e no arredondamento de todos os cantos vivos para melhor limpeza da pia.

Conclusão

Se o objetivo do casal era não sofrer na obra nova com os problemas que atingiram a parte antiga da casa, eles conseguiram com as soluções Hard. Agora, eles não precisam se preocupar com infiltrações e desplacamentos, pois contam com um conjunto de produtos com elevado nível de estanqueidade.

Além disso, todos os produtos utilizados foram desenvolvidos para ter uma aplicação fácil e rápida. Isso é um fator importante em qualquer obra, que normalmente conta com prazos de conclusão apertados e exigem o uso de itens que possam colaborar para entregas urgentes sem afetar a qualidade.

Até o momento, mais de um ano depois do início da obra, todas as aplicações mantêm a sua qualidade. O casal destaca a resistência e facilidade de utilizar os parafusos da Linha Durs Insulation; o rendimento e nível de estanqueidade do Impermeabilizante Hard Flexpren e Selante SMP 340 Construção; e a facilidade de limpeza e aplicação dos Rejuntes Infinity, que não mancharam e nem apresentaram qualquer outro tipo de dano mesmo com a obra acontecendo ao redor depois da aplicação.

Quer ter a qualidade Hard na sua casa também? Entre em contato agora mesmo e conte com uma empresa com 35 anos de história.

 

*Estudo de caso realizado em novembro de 2020.