fbpx

Cases [CASE] Eliminação da corrosão e goteiras nas sobreposições das telhas com o RR 500 ECO em Salvador/BA
Autor: Ligia Nass (Consultora Técnica do Grupo Hard)

Data da publicação: 26 de novembro de 2020

Leia como a Rocket Representações eliminou as goteiras e infiltrações de um distribuidor de alimentos e bebidas. A solução utilizada foi o sistema de impermeabilização RR 500 ECO nas sobreposições das telhas. 

Cliente: 

Rocket Representações está localizada em Recife/PE e atua há seis anos no mercado de construção. Em seu mix de soluções, oferece principalmente fixadores, chumbadores químicos e mecânicos, selantes e impermeabilizantes. 

Problema: 

Rocket procurou a Hard porque um de seus clientes sofria com diversos pontos de infiltrações. O distribuidor de alimentos e bebidas localizado em Salvador/BA tinha uma cobertura de 7.500m² com telhas TP 100 sem enchimento. Por fotos do local, a nossa consultora técnica Ligia Nass identificou que a maioria dos pontos de corrosão estavam localizados nos transpasses das telhas. 

Patologias nas sobreposições das telhas metálicas

Patologias nas sobreposições das telhas metálicas

Isso porque o menor ângulo da cobertura metálica propicia um efeito conhecido como capilaridade, onde a água da chuva “volta” e infiltra entre as chapas. Essa água infiltrada causa problemas como goteiras e, seu acumulo entre as telhas, pode levar a corrosão de todo o material.  

Muitas vezes acredita-se que a única solução para resolver este problema é a troca das telhas danificadas. Isso é recomendado quando houve um comprometimento mecânico da chapa. Porém, a Rocket procurava uma solução diferente para o seu cliente, pois a troca do telhado representaria falta de faturamento, uma vez que o negócio teria que fechar para a manutenção. Além disso, os prejuízos englobariam o tempo investido no reparo também. 

Por esta razão, a Rocket e o seu cliente precisavam de uma solução que eliminasse as goteiras e infiltrações, contribuindo para o aumento da vida útil da cobertura. Não precisar fechar o estabelecimento para a manutenção era outro ponto importante. 

Solução: 

Com a inspeção da Rocket Representações e a consultoria técnica da Hard, o primeiro passo foi entender o porquê do problema. Concluíram que a origem das goteiras e infiltrações era a falta de vedação adequada nas sobreposições das telhas. Como já dito, as cobertura metálicas estão sujeitas ao efeito de capilaridade, por isso é recomendado o uso de uma fita de vedação nos transpasses das telhas, como a Tacky-Tape®. Esse material é aplicado entre as chapas e age como uma barreira física, impedindo que água acumule nesses pontos, infiltre e se transforme em goteiras. Somente com a utilização desse material já é possível proteger esses pontos críticos, evitar patologias e garantir uma maior vida útil do telhado. 

Como essa medida não foi tomada para prevenir os problemas, optaram então por eliminar as patologias, agravadas pela maresia, utilizando o sistema RR 500 ECO nas telhas que não perderam sua resistência mecânica. Pois, assim não seria necessário fechar o estabelecimento para o reparo, além de oferecer a maior agilidade de aplicação do mercado e alta durabilidade. 

Assim, depois de trocar as telhas que não tinham mais a resistência mecânica desejada, o primeiro passo foi limpar a área de aplicação, para garantir a aderência e eficiência dos produtos que seriam utilizados. Com essa etapa concluída, foi a vez então de aplicar Impermeabilizante RR 500 ECO com a Hard Flexfelt, uma tela de reforço de impermeabilizações.

Aplicação do sistema RR 500 ECO

Aplicação do sistema RR 500 ECO

Essas soluções em conjunto aumentaram a vida útil da cobertura em até 15 anos, pois evitam corrosões, infiltrações e goteiras. Também foram totalmente pensadas para facilitar a aplicação, assegurando assim alta produtividade. O RR 500 ECO, por exemplo, é um produto que já vem pronto para o uso e conta com os menores tempos de cura final (48h) e entre demãos (2h). Enquanto que a Flexfelt já vem na largura ideal para aplicação, dispensando a necessidade de recortes. 

Para 1.100 metros lineares foram utilizados 200kg de RR 500 ECO e 1.000 metros de Flexfelt. 

Conclusão: 

Se antes as goteiras e infiltrações tiravam o sono do cliente da Rocket Representações, com o uso do sistema RR 500 ECO essa preocupação foi eliminada. E o melhor? Sem a distribuidora precisar fechar as portas nem por um dia. Uma vez que as soluções escolhidas para o reparo tinham uma aplicação fácil e ágil. 

A qualidade da impermeabilização também foi garantida, porque os aditivos anti UVB do RR 500 ECO proporcionam uma elevada durabilidade ao tempo e aos agentes climáticos. Ou seja, foi alcançada uma alta proteção contra infiltrações e corrosões. 

Sofre com o mesmo problema? Então, entre em contato e dê um fim na corrosão. 

*Estudo de caso realizado em setembro de 2020. 

 

 

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!