Eliminação de goteiras! Saiba como o Supermercado Dalben, em Campinas/SP, com a ajuda da Ideal em sua Coberturas teve uma vedação nas cascatas utilizando o Impermeabilizante RR 500 ECO da Hard e a Tela Estruturante Flexfelt.

Clientes:

dalben supermercados

dalben supermercados

O Supermercado Dalben foi fundado em 1974 na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. O negócio familiar é reconhecido pela qualidade dos produtos vendidos e isso garantiu sua expansão. Atualmente, conta com unidades nos bairros de Taquaral, Barão Geraldo e Mansões Sto. Antônio, além de uma filial em Paulínia/SP que está em fase de projeto.

Quem realizou os trabalhos no supermercado foi a Ideal Coberturas. Com o objetivo de prestar serviços de cobertura e fechamento com eficiência e qualidade, foi fundada na década de 1970 em Campinas/SP. Hoje, oferece também soluções para problemas como iluminação, conforto térmico e ruídos, que estão diretamente ligadas ao gasto de energia elétrica e até mesmo a preservação do meio ambiente.

Problema:

A unidade do supermercado no bairro Barão Geraldo, em Campinas, foi modernizada, com a troca de todo forro suspenso, aquisição de novos modelos de gondola e outros investimentos. Porém, a reforma que deveria melhorar a experiência da clientela dentro do supermercado, começou a ser danificada pelas inúmeras goteiras e cascatas.

telhado com problemas como eliminar goteiras

telhado com problemas como eliminar goteiras

Furos no forro novo é apenas um exemplo da verdadeira dor de cabeça que as goteiras se tornaram. O cliente estava desesperado, pois tinha dedicado tempo e dinheiro na revitalização do seu negócio, para deixa-lo no mesmo padrão de mercados pertencentes a grandes redes, mas assistia todo o seu investimento ir por água abaixo. Com mais de 15 anos de uso, a cobertura metálica já tinha passado por várias intervenções e adaptações. De selante à manta asfáltica, várias opções foram utilizadas, mas todas resolviam os problemas por apenas um breve período.

O desafio da Ideal Coberturas, então, era acabar com os vazamentos decorrentes de furos e trincas na cobertura e garantir a maior vida útil do telhado. Assegurando também que todo o investimento em tempo e dinheiro para revitalizar o supermercado não fosse perdido por causa de uma chuva.

Solução:

telhado com problemas como arrumar

telhado com problemas como arrumar

O primeiro passo foi estudar o acúmulo de água no telhado que acontecia em dias chuvosos. Isso porque se notou um afinamento na telha calha, justamente por causa do fluxo de água neste local. Sendo assim, foi estipulada uma altura quatro vezes maior do que o volume médio para aplicação do produto. Uma faixa de 30 a 35cm de largura foi feita no fundo das telhas calhas com o Impermeabilizante Hard RR 500 ECO, uma membrana de borracha de alta resistência. Nesta manutenção, foram utilizadas 220 latas deste produto.

Este mesmo impermeabilizante foi utilizado também para vedar as trincas e furos existentes na cobertura, junto com a Tela Estruturante Flexfelt. Para aplicação, foram usados ao todo 75 rolos de microfibra de pelo baixo. A fim de facilitar o processo, foi feito uma máscara para delimitar o local onde o produto ia ser aplicado. Esta ideia combinada com a maior agilidade no tempo de cura entre as demãos do RR 500 ECO, 1 a 2 horas, garantiu que o reparo fosse muito mais eficiente. Assim tendo uma total eliminação de goteiras.

Esta manutenção aconteceu em 22 dias, mesmo sendo realizada na época de maior chuva na região e a água representando uma grande preocupação para os clientes. O medo de estar trabalhando e um temporal inesperado desperdiçar não só o produto aplicado, mas as horas de trabalho investidas, era grande. Só que com o impermeabilizante utilizado este foi mais um problema a ser riscado da lista. Como ele cura em contato com a umidade e forma uma membrana que não diluí em água, a manutenção não correu o risco de ser perdida mesmo em meio a chuva.

Conclusão:

Com os trabalhos finalizados, a eliminação de goteiras foi um sucesso. E, o melhor? Sem o supermercado precisar parar de atender aos clientes para a manutenção. Ou seja, além de não perder tudo o que foi investido na modernização da unidade, eles continuaram funcionando enquanto o seu problema era resolvido.

Além disso, o investimento na solução utilizada foi seis vezes menor em comparação à troca de todo o telhado danificado. Isso, sem contar os valores da mão de obra e o tempo que o supermercado teria que ficar fechado para uma reforma tão grande.

Em questões estéticas, o resultado também foi muito satisfatório. Pois, o zelo na hora da aplicação e a máscara utilizada garantiram um excelente acabamento, além de ter facilitado a pintura.

Sofre com um problema semelhante e quer conhecer melhor nossas soluções? Entre em contato conosco.

(Estudo de caso realizado em fevereiro e março de 2020)