Saiba como o escultor Daniel Arcuri produziu uma escultura com a Resina PC 26 e o Endurecedor G 226. O principal ganho foi uma reprodução perfeita de detalhes em menor tempo.

Cliente

Daniel Arcuri é um escultor de Joinville/SC com quase uma década de experiência.

Problema

Um amigo do cliente encomendou a produção de uma escultura do símbolo do curso de Educação Física, o Discóbolo de Mirón. O serviço abrangia a elaboração do protótipo, molde e a escultura final. Porém, a dificuldade em encontrar a matéria-prima para a cópia definitiva, fez com que Daniel buscasse outras opções.

Solução

Em suas pesquisas, o cliente de Daniel encontrou o Grupo Hard e foi atendido por um especialista do televendas. Após entender a aplicação, foi indicado o uso da Resina PC 26 e o Endurecedor G 226, produtos que formam um sistema de poliuretano de cura rápida. Esse kit é frequentemente utilizado nas indústrias de fundição, automobilística, cerâmica, calçadista, plásticos e entre outros.

Criação de escultura com o Kit PC26+G226Neste caso, primeiro foi produzido manualmente um protótipo baseado em fotos, com uma massa de modelar específica para o trabalho. Este protótipo serve como um padrão e é usado para produzir o molde em silicone, que recebe uma camada de vaselina e depois o envase da mistura do PC 26 com o G 226. Com meia hora de cura já foi possível trabalhar com a Micro Retifica, para acabamento e detalhamento das peças.

Para uma economia de material para fabricação do molde em silicone, os braços foram feitos separados do restante da escultura. Então, após o acabamento, Daniel realizou micro furos e fez a colagem com a mesma mistura de resina e endurecedor. Depois disso, chegou a hora da pintura, em que foi aplicado um primer, branco mineral, vários tons de cinza mais uma combinação de betume com solvente para chegar em um resultado que lembrasse o mármore. O toque final foi dado com um verniz fixador brilhoso.

Resultado do uso de resina para escultura, o produto é o Kit PC26+G226

Foram usados 1,4kg de resina e 1,4kg de endurecedor (os produtos também estão disponíveis em embalagens de 5kg) para os testes e a produção de uma estátua de 40cm. Para esta aplicação, o escultor optou por não usar nenhum tipo de carga mineral junto com os demais produtos, pois queria uma mistura mais fluída para um melhor preenchimento do molde.

Conclusão

Estátua com um detalhamento impressionante e acabamento impecável. Este foi o resultado do trabalho cuidadoso do escultor Daniel Arcuri aliado a reprodução perfeita dos detalhes da Resina PC 26 com o Endurecedor G 226. Veja abaixo as fotos do trabalho:

Resultado do uso de resina para escultura, o produto é o Kit PC26+G226 Resultado do uso de resina para escultura, o produto é o Kit PC26+G226 

Além da qualidade, ele ganhou em produtividade com as soluções Hard. Em menos de uma hora foi possível continuar com a produção, partindo para a etapa de acabamento. Essa eficiência foi conquistada até mesmo nessas peças mais complexas, repletas de detalhes e reentrâncias.

Quer ter os mesmos benefícios no seu negócio? Então, converse com um dos nossos especialistas sobre o PC 26 e o G 226 e dê um salto de qualidade e produtividade.

 

*Estudo de caso realizado em janeiro de 2022.