fbpx

Cases [CASE] Projefer elimina infiltração na laje com Impermeabilizante RR 500 ECO
Autor: Eliabe Viana (Vendedor externo do Grupo Hard)

Data da publicação: 16 de setembro de 2021

Confira como a Projefer eliminou a infiltração na laje com o Impermeabilizante Hard RR 500 ECO. Continue a leitura e saiba como!

Cliente

Localizada em São José dos Campos/SP, a Projefer é especializada em instalações e manutenções prediais e de estruturas metálicas.

Problema

Infiltração na laje é sempre uma grande dor de cabeça, afinal essa patologia nunca vem sozinha. No caso do cliente da Projefer, esse problema colocava em risco a segurança e comodidade de quem passava pelo local. Além disso, com a umidade, surgiu o mofo, que prejudicava esteticamente todo o ambiente.

O estabelecimento já tinha buscado várias formas de resolver o problema, porém nenhuma das alternativas apresentava a durabilidade necessária. A última opção utilizada foi a manta asfáltica, que não durou um ano. Além do tempo gasto com reparos frequentes, essas manutenções exigiam um investimento financeiro, que ia por água abaixo quando as infiltrações retornavam rapidamente.

Neste caso, a laje era exposta e não tinha nenhuma proteção mecânica, como um revestimento, por exemplo. Por isso, o impermeabilizante procurado precisava ter uma alta resistência às agressões do clima, para garantir a estanqueidade da laje. Dessa forma, eliminando os problemas com infiltrações e os desperdícios de tempo e de dinheiro.

Solução                                                                  

O cliente procurou o especialista Hard Eliabe Viana, após ver uma história sobre o Impermeabilizante RR 500 ECO. Ele queria saber mais sobre a solução para entender se o produto poderia ajudar no seu caso. Depois da apresentação da linha RR 500 ECO, foi feito um teste no local para o cliente entender a aplicação do produto e como seu desempenho protegeria a laje.

Esta solução foi indicada principalmente por causa dos aditivos anti UVB presentes em sua composição, que garante alta resistência ao tempo. Ou seja, mesmo em uma laje exposta, a impermeabilização resistirá até 5000 horas, conforme ensaio em câmara de UV seguindo o método de teste para intemperismo acelerado em selantes (ASTM C1257).

Para aplicação em laje de 60m², foram utilizados 48kg de produto. O primeiro passo da aplicação foi retirar toda a manta asfáltica existente por meio de uma raspagem manual. Depois foi feito o contrapiso, deixando a superfície nivelada e regularizada, pronta para receber a impermeabilização. Foi aplicado duas demãos do produto sem medo da chuva, uma vez que o RR 500 ECO forma uma membrana emborrachada que não dilui em água.

Aplicação do Impermeabilizante RR 500 ECO em laje

Durante a aplicação, o cliente notou o surgimento de algumas bolhas em pontos isolados da impermeabilização. Com o apoio do time técnico da Hard, foi verificado que o cimento ainda estava úmido quando foi aplicado o Impermeabilizante RR 500 ECO. Dessa forma, houve a evaporação da água e, por consequência, a formação de bolhas. O problema foi resolvido com a reaplicação do produto nos pontos em que a impermeabilização poderia estar fragilizada. Para evitar este tipo de retrabalho, é muito importante verificar se a superfície está realmente seca antes de aplicar o impermeabilizante. Confira a nossa FAQ (Perguntas Frequentes) sobre este assunto, é só clicar aqui!

Conclusão

Como o Impermeabilizante RR 500 ECO tem resistência elevada contra as ações do tempo, a impermeabilização da laje do cliente da Projefer continua cumprindo a sua principal função: servir como um escudo contra as intempéries.  Por causa disso, há mais de um ano eles não sofrem com infiltrações e os desperdícios de tempo e de dinheiro com manutenções que não resolvem o problema. Para eles, isso é um grande avanço. Afinal, quando utilizavam outras tecnologias, a impermeabilização durava alguns meses apenas.

Isso só foi possível porque a empresa optou por uma solução desenvolvida especificamente para ambientes externos. Além disso, contar com o apoio técnico de uma equipe de especialistas fez toda a diferença, uma vez que é comum aparecer dúvidas e até mesmo problemas na hora de aplicar.

Quer eliminar as infiltração na laje? Faça como a Projefer e entre em contato com os especialistas Hard.

Orçamento Impermeabilizante RR 500 ECO

*Estudo de caso realizado em março de 2020.

Tags: , ,

2 Comentários

  1. Evelise Luana disse:

    E indicações algum tipo de produto para limpeza do substrato?

    • Thuany Marcelino disse:

      Olá! Pode ser usado água para retirar toda poeira e partícula solta da superfície onde o impermeabilizante será aplicado. Se tiver algum tipo de óleo nessa área ou sujeira mais resistente, o ideal é utilizar um detergente para a limpeza. Lembre-se que é importante a superfície estar seca para receber o RR 500 ECO. Então estenda amostras de filme plástico de aproximadamente 1m² em diversos pontos da superfície, sele com fita adesiva e aguarde 24 horas. Se depois desse período de espera, não houver acúmulo de gotículas no plástico ou manchas de umidade na superfície, significa que ela está seca. Ou seja, já pode aplicar o seu RR 500 ECO sem nenhum problema Para mais informações sobre esta solução, acesse https://hard.com.br/produto/impermeabilizante-manta-liquida-hard-rr-500-eco/

Deixe o seu comentário!

Já é nosso Cliente?

SIM NÃO