Parar a linha de produção por causa de um reparo no piso não precisa mais ser um problema. Faça como a Projefer, que usou a Argamassa FR 117 na manutenção e conseguiu liberar o local 600% mais rápido. Continue a leitura e saiba detalhes!

Cliente:

Localizada em São José dos Campos/SP, a Projefer tem mais de 10 anos de experiência em instalações e manutenções prediais e de estruturas metálicas.

Problema:

Para qualquer empresa, parar a linha de produção por causa de um reparo representa um grande desperdício financeiro e de tempo. A situação é ainda pior quando essas paradas são recorrentes, pois o prejuízo aumenta ainda mais. Infelizmente, esse era o caso de um cliente da Projefer.

Por causa do tráfego intenso de paleteiras, empilhadeiras e carrinhos de carga, o piso da empresa apresentava rachaduras e buracos. Alguns desses problemas surgiram na região dos trilhos metálicos, o que é comum por causa da vibração do local. Várias opções de argamassa de reparos já haviam sido usadas para resolver o problema, porém as patologias eram eliminadas apenas por um curto período de tempo. Isso porque as argamassas de reparo convencionais não tem uma boa aderência em substratos metálicos, como o de um trilho.

Além de não resolver o problema permanentemente, o tempo para liberação do tráfego no local reparado era muito alto. Ou seja, durante 7 a 28 dias (tempo médio de cura de argamassas de reparo convencionais) a área que passou por manutenção permanecia isolada, o que atrapalhava o funcionamento da linha de produção e/ou estoque.

Por isso, a Projefer buscava para o seu cliente uma solução que eliminasse permanentemente os problemas. O produto utilizado também deveria apresentar a menor interferência possível na rotina produtiva da empresa, para não aumentar ainda mais os prejuízos financeiros e de tempo.

Solução:

A Projefer procurou o especialista Hard Eliabe Viana após ver um vídeo sobre a Argamassa Epóxi FR 117. Ele queria saber mais sobre o produto para entender se o material poderia solucionar os problemas do seu cliente. Para conhecer melhor o desempenho do produto, a Projefer testou o material em uma pequena área de seu cliente.

Com este teste foi possível comprovar duas características do FR 117 que faria toda a diferença para o cliente da Projefer. A primeira era a excelente aderência do produto, que, por ser a base Epóxi, ofereceria um reparo mais resistente, mesmo em trilho metálico. Sendo assim, os problemas não retornariam após algumas semanas e a empresa não precisaria pensar na manutenção do piso durante um longo tempo.

A segunda e uma das mais importantes características era o reparo muito mais ágil. Como o FR 117 atinge sua dureza máxima, de 60MPa, em menos tempo, é possível liberar a área reparada para tráfego pesado em apenas 24 horas. Em comparação com outros produtos para o mesmo fim, a liberação ocorre 600% mais rápido, exigindo um menor tempo de isolamento e consequentemente menor interferência na linha de produção.

Além disso, o produto foi desenvolvido para ter uma aplicação fácil, visando a alta produtividade. Por isso, o FR 117 é fornecido em uma embalagem com as quantidades exatas de cada componente, dispensando o tempo gasto com o cálculo da dosagem. Sua aplicação também é muito simples e rápida, como é possível conferir no vídeo abaixo.

Após o teste, foram adquiridos 102 baldes para a execução do reparo nas áreas com trilhos metálicos.

Conclusão:

Com a solução certa, a Projefer conseguiu entregar para o seu cliente um reparo rápido e duradouro. Após quase um ano da manutenção nos trilhos metálicos, os problemas não retornaram, eliminando assim os retrabalhos e gastos financeiros. Além disso, por usar um produto pensado para garantir a máxima eficiência, a empresa não precisou isolar a área reparada por mais de uma semana, atrapalhando a rotina da fábrica. O tráfego leve pôde ser liberado em quatro horas e o pesado em somente 24 horas.

Você quer ter a eficiência e qualidade do FR 117, assim como a Projefer? Converse com um especialista Hard e descubra como as nossas soluções podem facilitar o seu dia a dia.

Fale com um especialista Hard sobre o FR 117