Leia como a Raso Engenharia deu um fim as infiltrações, eflorescências, calcinação e pastilhas soltas que estavam degradando a piscina de um cliente. A solução foi utilizar um selante especifico para piscinas: o MS 426 Piscina.

Cliente:

Localizada em São Paulo/SP, a Raso Engenharia atua no segmento de engenharia diagnóstica de edificações e serviços especializados de construção. Com mais de 20 anos de experiência, a empresa atende às necessidades de seus clientes com processos constantemente aperfeiçoados e soluções inovadoras e tecnológicas.

Problema:

Quando a temperatura sobe, o lugar mais cobiçado pela maioria das pessoas são as piscinas. Agora, imagina o quão ruim é quando um lugar de diversão começa a apresentar problemas como infiltrações, eflorescências, calcinação e pastilhas soltas. Essa era justamente a situação de um condomínio residencial localizado na região central de São Paulo/SP, cliente da Raso Engenharia.

Anteriormente, o condomínio aplicou um selante de poliuretano na piscina, que não atendeu às exigências desse ambiente. Isso porque este tipo de selante apresenta uma boa resistência, desde que usado nos locais de aplicação adequados, não sendo o caso das piscinas. A variação da dureza cálcica e muitas vezes o excesso de cloro torna a piscina um ambiente agressivo para os materiais utilizados nelas, por isso exige itens com características específicas.

Isso acontece porque quando a dureza cálcica está baixa, a água para equilibrar passa a “roubar” o cálcio necessário do rejunte, selante e argamassa. Os resultados dessa falha é o esfarelamento destes componentes, além de infiltrações e o desplacamento da piscina. Manter a dureza cálcica alta também não é solução e apenas causará outras dores de cabeça, uma vez que pode causar fungos e o esverdeamento do selante, rejunte e revestimentos. O desbalanceamento do cloro também pode degradar a piscina como um todo.

Sendo assim, o desafio da Raso Engenharia era encontrar uma solução para os problemas do seu cliente, que não só eliminasse as patologias já existentes, mas prevenisse que novas surgissem.

Solução:

O primeiro passo para resolver o problema foi entender a sua origem. Quando a Raso Engenharia diagnosticou que o selante era a causa de todas as patologias que estavam tirando o sono de seu cliente, eles logo procuraram o especialista Hard Lhaerth Santos. Após consultoria técnica, foi indicado o Selante MS 426 Piscina para resolução dos problemas.

Este selante foi desenvolvido especialmente para áreas submersas ou úmidas, como, por exemplo, piscinas, saunas e chuveiros externos. O grande diferencial deste produto é que ele não contém cálcio em sua formulação. Dessa forma, mesmo quando a água da piscina está desbalanceada, o selante não é degradado, pois não há cálcio para “roubar”.

Além disso, testes comprovaram que o MS 426 é altamente resistente ao ataque do cloro e demais produtos químicos utilizados para o tratamento da água. Ou seja, as condições da água, sejam elas quais forem, não vão interferir nas propriedades técnicas do selante. Este produto também tem uma capacidade de movimentação alta (50%), o que é importante para suportar as dilatações térmicas e as pressões exercidas pela água.

Para a aplicação, o local foi cuidadosamente limpo, a fim de evitar a perda de aderência por causa de alguma sujeira ou resíduos do selante antigo nas juntas. A piscina do cliente da Raso tinha 69m² e foram utilizados 24 cartuchos do MS 426 Piscina, já respeitando o fator forma recomendado para este caso. Foram necessários seis dias para realizar a manutenção, além de aguardar 72 horas para a liberação da piscina para o uso.

Conclusão:

Com o produto certo e o passo a passo da aplicação respeitado, a Raso Engenharia conseguiu entregar para o seu cliente uma piscina livre de patologias. O MS 426 Piscina melhorou a estética da piscina, que não sofrerá mais com pastilhas soltas e eflorescências. Além de manter a durabilidade mesmo diante das agressões do tempo e o desbalanceamento da água.

Dessa forma, o condomínio pôde liberar o uso da piscina. Agora, com a certeza de que este será apenas um local de relaxamento e diversão, não mais de problemas. Quer a mesma qualidade na sua piscina? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça as nossas soluções.

 

*Estudo de caso realizado em março de 2020.