Fixação mais rápida e confiável de bandejas e eletrocalhas é possível? Sim, se você utilizar o Chumbador Over Head como a DM3 Engenharia. Continue a leitura e confira mais detalhes desta história.

Cliente

Com mais de 17 anos de experiência, a DM3 Engenharia é especialista em instalações elétricas e hidráulicas. Atende prédios residenciais e comerciais em São Paulo/SP.

Problema

Para a fixação de bandejas e eletrocalhas, a DM3 Engenharia utilizava o sistema expansivo jaqueta e cone. Totalmente manual, este item apresenta uma instalação lenta, da qual a confiabilidade da aplicação depende muito do operador. Pois, esse tipo de chumbador tem uma expansão controlada pelo torque, diretamente ligada a quanto o parafuso é apertado pela porca durante sua instalação.

Pensando em garantir mais eficiência em suas obras, a DM3 buscava uma solução com um processo de aplicação mais fácil e rápido. Além disso, o chumbador teria que garantir uma fixação segura das bandejas e eletrocalhas.

Solução

Ao entender o que a DM3 buscava, o especialista Hard, Lhaerth Santos, indicou a substituição do jaqueta e cone pelo Chumbador Over Head®. O Over Head é uma peça única do tipo parafuso, que lamina a rosca no concreto. Esta indicação foi feita principalmente por dois motivos: eficiência e confiabilidade.

Como o Over Head foi desenvolvido para ter uma instalação fácil e rápida, assegura a agilidade necessária em um canteiro de obras. Em comparação com o sistema jaqueta e cone, utilizado pela empresa antes, o Over Head apresenta uma redução de no mínimo 50% no tempo de aplicação. Isso porque é um produto que não utiliza porca e arruela, além de dispensar o tempo de montagem do chumbador na barra. Confira a diferença entre a aplicação desses dois sistemas no vídeo abaixo.

Resultado de teste em obraAlém da eficiência, o Over Head também oferece uma ancoragem segura e confiável. Uma vez que a carga é distribuída por todo o corpo do parafuso, diferente do jaqueta e cone, por exemplo. No caso da DM3, este desempenho superior foi comprovado em um teste de fixação e tração realizado junto à equipe de instalação da empresa diretamente na obra. Os resultados deste ensaio foram excelentes, sendo que a carga obtida foi de 1.690kgf, o que corroborou para a troca.

Conclusão

Com uma simples troca, a DM3 Engenharia substituiu um sistema de ancoragem lento e vulnerável, por uma solução eficiente e confiável. Ao utilizar o Chumbador Over Head na instalação das bandejas e eletrocalhas, a empresa garantiu uma instalação ao menos 50% mais rápida e ganhou muito mais segurança na fixação. Exatamente o que a empresa buscava.

Aplicação do Over Head

Além dos ganhos com produtividade, com o Over Head há uma economia financeira também. Primeiro, pois há uma redução de custos com brocas, uma vez que os diâmetros de furação são pequenos. Segundo, porque não tem gastos com porcas e arruelas, além de reduzir a perda de chumbadores durante o manuseio em obra. No final, a instalação do Over Head é no mínimo 30% mais econômica.

Faça como a DM3 Engenharia e conte com produtos eficientes na sua obra. Entre em contato conosco, pois temos as soluções certas para isso.

 

*Estudo de caso realizado em fevereiro de 2021.