fbpx

Cases [CASE] Com linha Durs Color Head System, GF Construções Metálicas garante beleza e durabilidade ao utilizar telhas coloridas
Autor: Luiz Henrique Lima de Godoy (Executivo de Contas do Grupo Hard)

Data da publicação: 24 de junho de 2022

Parafusos destoando das telhas coloridas? Não na obra desse galpão, localizado em Pouso Alegre/MG. A GF Construções Metálicas utilizou os parafusos da linha Color Head e conquistou o resultado harmônico e duradouro que desejava para o projeto.

Cliente

Desde 1980, a GF Construções Metálicas é sinônimo de excelência nos projetos e construções de estruturas metálicas. Localizada em Várzea Paulista/SP, a empresa tem uma capacidade produtiva que ultrapassa 800 toneladas ao mês e está presente em grandes obras no Brasil, Colômbia, Venezuela e Angola.

Problema

Na construção de um galpão para abrigar uma fábrica de panificação em Pouso Alegre/MG, optou-se por um fechamento lateral com telhas na cor amarela (RAL 1003). Porém, para garantir um resultado harmônico e visualmente agradável, era essencial que os parafusos tivessem a mesma cor das telhas coloridas.

Cogitou-se a ideia de pintar os fixadores em obra, uma prática infelizmente muito comum no mercado quando se usa telhas coloridas. No entanto, os itens não teriam a qualidade e durabilidade exigidas pela GF em suas obras. Afinal, a tinta não teria aderência necessária e acabaria descascando na hora da aplicação ou desbotando facilmente ao longo do tempo. Além, claro, das grandes chances de a tonalidade do parafuso destoar da cor da telha, prejudicando esteticamente o resultado.

Por isso, em um primeiro momento, a empresa procurava uma solução para que os parafusos tivessem a mesma cor das telhas coloridas. Ou seja, sem interferências na beleza do projeto, nem causando contratempos no canteiro de obras. Também era essencial que os parafusos tivessem a durabilidade necessária para suportar às agressões climáticas, uma vez que ficariam expostos ao tempo.

Solução

A GF já utilizava alguns produtos Hard em suas obras, como parafusos, selantes e chumbadores mecânicos. Porém, foi somente em uma conversa com o especialista Hard Luiz Godoy, que a empresa conheceu a Linha Durs Color Head System. Composta por parafusos de costura e fixação com a cabeça disponível em sete cores diferentes, essa linha oferece tonalidades compatíveis com a telha colorida, pois segue a tabela RAL.

Além desta compatibilidade, o sistema de pintura na cabeça do fixador aumenta a sua resistência à corrosão e, consequentemente, a sua vida útil. Lembrando que por baixo da pintura, o parafuso é revestido com Ecoseal®, um revestimento exclusivo que alia proteção galvânica e química para obter a maior resistência à corrosão da categoria.

Neste caso, em uma área de 18,7 mil m², foi usado 6.800 parafusos de fixação Durs Color Head System (PB ¼ – 14X7/8” – TCP 1) e mais 7.500 fixadores de costura também da linha Durs Color Head System (PB 12  14X3/4” – TCP 3). A cabeça tinha o exato tom de amarelo da telha, ou seja, RAL 1003.

Conclusão

Um visual harmônico e agradável era o que a GF queria ao utilizar telhas coloridas no fechamento lateral de uma obra. E, com o uso do parafuso Durs Color Head System, esse objetivo foi atingido. Afinal, os fixadores desta linha têm a cabeça colorida seguindo a tabela RAL, o que garante a compatibilidade de cor. Além da certeza de que a cor não vai descascar durante a aplicação ou desbotar depois de pouco tempo de uso. Veja abaixo o excelente resultado:

Parafuso Durs Color Head usado em fechamento lateral com telhas coloridas Linha Durs Color Head usada em fechamento lateral com telhas coloridasEm fechamento lateral com telhas coloridas foi usado a linha Durs Color Head para um visual mais harmônico

Além da qualidade estética, a empresa teve grandes ganhos no quesito durabilidade, uma vez que a cabeça do parafuso tem uma proteção dupla. Primeiro, por causa da pintura que aumenta a resistência à corrosão, o que se comprova em ensaio na Câmara de UV, onde a resistência foi a de 150 ciclos. Segundo, devido ao exclusivo revestimento Ecoseal, que apresenta a maior resistência à corrosão da categoria e protege também contra a corrosão galvânica em telhas de alumínio.

Você quer ter a mesma qualidade na sua obra e ser referência como a GF Construções Metálicas? Então, converse com um especialista Hard e entenda como as nossas soluções podem ajudar no seu dia a dia.

 

*Estudo de caso realizado em fevereiro de 2021.

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!