Dicas Como a realidade aumentada pode ser usada na construção civil?
Autor: HARD COMÉRCIO DE FIXADORES E RESINAS

O uso de novas tecnologias já não é um diferencial para se destacar no mercado de engenharia. Quem não inova em metodologias, produtos e serviços compromete a eficiência da obra e pode ter dificuldades para cumprir com o cronograma. Nesse cenário, a realidade aumentada tem se mostrado como uma excelente tendência na construção civil.

Por ser um conceito relativamente novo, alguns profissionais têm dúvidas e incertezas na hora de utilizá-la. Não há nada de errado nisso — o mais importante é que você esteja atualizado para saber usar as melhores tendências e ferramentas e melhorar o desempenho do seu trabalho e da sua obra. Continue a leitura deste artigo e fique por dentro do assunto!

O que é a realidade aumentada na construção civil?

A realidade aumentada é uma tecnologia que utiliza a sobreposição de imagens para criar objetos virtuais no mundo real. Em outras palavras, adota-se softwares e aplicativos de celular para inserir informações no canteiro, seja a estrutura pronta da edificação, seja uma parede pintada da cor que o cliente deseja.

Ela usa elementos visuais, sonoros e táteis para criar um ambiente com ou sem interação do usuário. Ao utilizá-la, é possível visualizar projetos finalizados, criar plantas 3D e, até mesmo, treinar funcionários.

Por meio dessa tecnologia, a comunicação entre clientes, fornecedores e trabalhadores torna-se mais fluída e eficiente. A segurança no canteiro também é melhorada, pois a equipe pode se preparar para possíveis situações de risco e aprender como reagir corretamente.

Realidade aumentada e realidade virtual: o que muda?

Já vimos o que é realidade aumentada no parágrafo anterior. Os dois conceitos são parecidos, mas existem aspectos que fazem toda a diferença. A realidade virtual cria ambientes que não existem, ou seja, projeta uma nova percepção sobre aquilo que é real.

É necessário ter cuidado ao utilizá-la no canteiro. A realidade virtual exige, atualmente, o uso de lentes de óculos e de fones de ouvidos para a imersão total do usuário.

Nessas horas, caminhar pela obra transforma-se em algo perigoso, já que a pessoa está enxergando e ouvindo algo que não condiz com a realidade. Como existem materiais pontiagudos, escadas, fossos de elevador e diversos outros materiais e elementos que criam situações de risco, acidentes podem acontecer.

Como a tecnologia pode ser aplicada em obras?

A realidade aumentada na construção civil apresenta benefícios para qualquer obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Em um primeiro momento, é possível reduzir os desperdícios, pois os funcionários conseguem enxergar o resultado final, com detalhes e precisão. Mas as suas vantagens vão além disso.

Confira, a seguir, quais são os principais exemplos de sua utilização.

Treinamentos

Ter uma equipe preparada para os desafios da construção civil é algo essencial para um engenheiro que deseja ter segurança e qualidade em suas obras.

Os equipamentos e as técnicas utilizados na construção civil exigem perícia e conhecimento. Qualquer atitude equivocada pode causar perdas materiais, financeiras e, em casos mais sérios, humanas.

Engenheiros que adotam a realidade virtual para treinar funcionários reduzem as chances de riscos e o número de acidentes, já que você consegue simular situações reais em um ambiente controlado.

Projetos

Os softwares de computador possibilitam a criação de plantas cada vez mais realistas. Atualmente, um engenheiro consegue propor inúmeras soluções para uma obra em um programa até que a criação de um projeto ideal seja realizada.

Contudo, alguns profissionais enfrentam dificuldades porque não vivenciam o dia a dia da obra. Em alguns casos, a medida proposta pode até fazer sentido e estar dentro dos padrões normativos, mas a dificuldade de execução atrapalha o andamento das atividades no canteiro.

Com a aplicação da realidade aumentada, a equipe do projeto cria e visualiza plantas em 2D e 3D, e projetos de arquitetura, de estrutura metálica ou de concreto e de instalações elétricas e hidráulicas, tornam-se otimizados a partir de dimensões compatíveis com o ambiente.

Obra

Os problemas de comunicação entre engenheiros e outros profissionais no canteiro atrapalham o desempenho da gestão. O aumento do desperdício de materiais e os riscos de acidentes são as suas principais consequências. Ao adotar a realidade aumentada, você consegue reduzir esse problema. Mas como isso acontece?

Pois bem, com o uso de equipamentos corretos, a equipe de trabalho visualiza o projeto desenvolvido com exatidão. Encanamentos, posições de pontos de energia e todos os outros detalhes são enxergados antes mesmo que qualquer funcionário coloque a mão na massa, literalmente.

Desse modo, a produtividade é garantida. Caso haja qualquer dúvida, é possível solucioná-la antes de iniciar os trabalhos.

Tours virtuais

Imagine poder mostrar ao seu cliente como o tão sonhado apartamento dele ficará após o término da obra? Seria ótimo, não é mesmo? Saiba que é exatamente isso que a realidade aumentada na construção civil oferece.

Com isso, stands de vendas de imóveis conseguem criar experiências únicas com os consumidores, facilitando a negociação e aumentando a confiança do mercado. É possível mostrar todos os projetos do seu portfólio em um único lugar, sem que seja necessário se deslocar até as obras também.

Tem mais! Os tours virtuais permitem que o comprador enxergue diferentes soluções para um mesmo cômodo, como cores de paredes e posicionamento de móveis. Em resumo, a realidade aumentada facilita a criação de obras cada vez mais customizadas, sem que haja retrabalho no canteiro.

O que fazer a partir de agora?

A realidade aumentada é algo que diminui as barreiras de comunicação entre engenheiros, arquitetos e clientes nos projetos. Os treinamentos de funcionários e a comunicação são melhorados, garantindo a segurança e a satisfação de todos os envolvidos. Desta forma, independentemente do porte da sua obra, é essencial adotar soluções inovadoras e estar preparado para automatizar a sua rotina de trabalho.

Com o passar do tempo, novas tecnologias devem surgir para acabar com os gargalos produtivos, garantindo a segurança e a produtividade no canteiro. Saiba que o desenvolvimento de projetos com a tecnologia BIM é outro aspecto que está revolucionando a construção civil.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, leia o nosso post sobre a tecnologia BIM na construção civil!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!