fbpx

Construção Como escolher o selante para juntas do piso?
Autor: Eng. Gustavo Corrêa (Grupo Hard)

Data da publicação: 27 de abril de 2022

Você já se perguntou qual é o melhor selante para juntas do piso? Ou, até mesmo a importância de selar essas áreas? Neste artigo, responderemos a essas duas perguntas, além de apresentar algumas soluções Hard para essa aplicação.

Continue a leitura e no final você entenderá quais critérios considerar na hora de escolher o selante para este tipo de junta. Afinal, com a vasta gama de selantes disponíveis no mercado, é normal ficar em dúvida.

Qual a importância de selar as juntas do piso?

As juntas permitem a movimentação entre duas partes de determinada estrutura. Assim há o alívio das tensões geradas pelos esforços naturais do meio ambiente, prevenindo trincas, rachaduras e fissuras. Temos no nosso blog um conteúdo que fala detalhadamente sobre esse assunto, você pode conferir clicando aqui.

Importância de selar as juntas de movimentação do pisoQuando se fala de selante para juntas de piso, o primeiro pensamento é a necessidade de vedar e evitar o aparecimento de infiltrações. Porém, não devem ser apenas as infiltrações motivo de preocupação. Uma vez que a falta de selante na junta pode provocar:

  • Danificação das bordas do piso pelo tráfego;
  • Risco de tombamento de equipamentos como paleteiras e empilhadeiras, em virtude do desnível do piso;
  • Risco de queda para pedestres que transitam no local;
  • Acúmulo de sujeira.

Portanto, não basta apenas criar as juntas no piso para evitar as trincas e fissuras. Também é necessário fazer o preenchimento com um selante de qualidade, que atenda às necessidades do ambiente.

Quais critérios considerar na hora de escolher selante para juntas do piso?

Listamos abaixo os três pontos a serem observados antes de escolher o selante para juntas do piso. Confira!

1. Exposição ao tempo

As juntas do piso ficarão expostas ao tempo, como em um estacionamento descoberto? Ou, estarão em um ambiente sem exposição aos agentes climáticos, como no interior de um galpão, supermercado ou fábrica, por exemplo? A resposta a essas perguntas será determinante na escolha do selante e deve ser o primeiro critério a ser avaliado, a fim de prolongar ao máximo sua vida útil.

Selante em junta de piso com patologiaAplicações em pisos de ambientes externos necessitam de produtos mais nobres. Desta forma, quando expostos às agressões climáticas, não apresentarão desgastes, como fissuras e calcinação precoce, conforme a imagem ao lado.

Uma dica importante é verificar se o selante foi testado na Câmara de raios UV e quais foram os resultados. Neste teste, lâmpadas especiais simulam a ação dos raios UVA e UVB, possibilitando saber como o material reagirá depois de uma exposição prolongada. O Selante SMP 340, por exemplo, atingiu 5.000 horas nos ensaios acelerados de UV, o que gera uma vida útil maior para aplicações externas.

Em aplicações internas, não existe uma necessidade de resistência UV tão alta, como a do SMP 340. Produtos como o Selante PU 244, que atingiu em média 2.000 horas nos ensaios acelerados, já proporcionarão uma grande vida útil.

2. Movimentação da estrutura

Cada projeto de estrutura deve especificar qual será a movimentação requerida por seus elementos, o selante deve acompanhar essas movimentações. Essa capacidade é medida a partir do quanto o material comporta as movimentações na largura da junta e é informada em percentual.

A capacidade de movimentação exigida no projeto varia de acordo com muitos fatores de influência, como a dilatação em função do gradiente térmico do local em que a estrutura estará alocada, a utilização da estrutura (a presença de máquinas, por exemplo), o concreto utilizado na construção do piso e também a quantidade e distribuição das juntas no plano.

O Grupo Hard possui em seu portfólio selantes para diferentes capacidades de movimentação requeridas. Por exemplo, o selante SMP 340 apresenta uma capacidade de movimentação de 25%, que atenderá projetos com essa necessidade. Enquanto que o PU 244 apresenta uma capacidade de movimentação de 12,5%.

3. Presença de tráfego

Por último, mas tão importante quanto os demais critérios, deve-se avaliar o tráfego de pedestres ou veículos que haverá sobre o piso. Ambientes com intenso tráfego necessitam de selantes com uma Dureza Shore A mais elevada, para garantir que o produto não seja perfurado ao longo do tempo. Por sua vez, em ambientes sem tráfego esse fator não precisa ser considerado. Nesse caso, são tolerados produtos com uma baixa Dureza Shore A.

Dentro das opções oferecidas pela Hard, citaremos novamente como exemplo os Selantes PU 244 ou SMP 340. Ambos possuem Dureza superior a 40 Shore A, por isso podem ser indicados para locais com alto ou baixo tráfego.

Evite problemas! Conte com especialistas

As juntas de movimentação de piso são extremamente importantes para evitar patologias que colocarão em risco toda a estrutura. Por isso, é essencial escolher adequadamente o selante para juntas do piso, assim como contar com fornecedores comprometidos com a qualidade.

Aqui, no Grupo Hard, temos um mix completo de soluções certificadas nacional e internacionalmente, além de testadas em nossos exclusivos laboratórios. Para levar a qualidade ideal para a sua obra, nossas linhas passam por rigorosos ensaios de Kesternich (chuva ácida), Salt Spray (maresia) e câmara de UV. Também temos um time de especialistas preparados para prestar a consultoria técnica que a sua obra precisa, afinal vendemos soluções.

Não sofra mais para escolher o selante para juntas do piso! Converse com um dos nossos especialistas agora e tenha as soluções Hard no seu empreendimento.

 

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!