Dicas Como melhorar a comunicação no canteiro de obras?
Autor: HARD COMÉRCIO DE FIXADORES E RESINAS

Uma grande preocupação que ocorre no canteiro de obras é como aprimorar a comunicação interna entre os operários, administradores e demais envolvidos na execução da obra. A qualidade e o alcance das informações podem influenciar diretamente nos resultados, além de ser uma questão de segurança.

Por isso, é preciso adotar uma linguagem clara, simples e coerente, mantendo toda a equipe de campo por dentro das alterações no projeto. De fato, quando há eficiência na comunicação da obra, os índices de retrabalho são reduzidos, favorecendo a rentabilidade e o cumprimento do cronograma, bem como a redução nos acidentes de trabalho.

Confira abaixo algumas dicas para manter uma boa comunicação no canteiro de obras. Boa leitura!

Desenvolva uma boa comunicação

Na construção civil, os profissionais trabalham principalmente em dois ambientes: escritório e canteiro de obras. A maior parte dos custos de uma construção transcorre nos canteiros de obras, entretanto, a maioria das decisões sobre o planejamento, controle de orçamento e alocação dos recursos acontecem no escritório.

É importante o aperfeiçoamento de uma comunicação bem-sucedida, e para isso, a utilização de softwares e aplicativos para o canteiro possibilita ações como a autorização de uma compra em qualquer lugar e a qualquer momento.

O conceito Connected Jobsites — canteiro de obras conectado — promete tornar a comunicação de qualidade e acelerar os trabalhos em campo, bem como interligar todas as informações que são pertinentes para cada membro do grupo de trabalho.

As informações são lidas em forma de dados e executadas corretamente, reduzindo assim, os erros e problemas relacionados à comunicação.

Tenha uma boa liderança

Uma boa comunicação no canteiro de obras é de extrema relevância para avaliar o seu bom andamento, colaborando com a redução dos problemas que podem ocorrer. Quando bem estruturada e de qualidade, ela pode abrir um canal com todos os envolvidos diretamente com a execução do projeto, como também aos feedbacks.

Dessa forma, é preciso ter autoridade, sem deixar de ser flexível e aberto às sugestões e manifestações dos trabalhadores no canteiro de obras. Em contrapartida, é necessário assegurar que todos saibam, por exemplo, as deficiências existentes na segurança, as finalidades, suas funções e como devem ser realizadas.

Promova reuniões produtivas

Reuniões periódicas com a equipe permitem a abertura de uma via de comunicação no qual os colaboradores podem compartilhar e apresentar suas ideias. No entanto, é fundamental ter bastante cautela com a improdutividade.

Esses encontros devem ser realizados para buscar respostas para os problemas levantados, de modo a definir prazos e responsabilidades pelo despacho de cada um deles.

Faça palestras e treinamentos

Viabilize palestras e treinamentos para sanar incertezas e informar os funcionários acerca dos processos a serem realizados. Os impasses nos canteiros de obras, na maioria das vezes, surgem pela ausência de preparo das pessoas que estão diretamente envolvidas no projeto.

Uma dica é solicitar aos parceiros e fornecedores de materiais da construção para fazerem treinamentos sobre seus produtos, mostrando assim o modo correto de instalação e boas práticas do segmento.

Invista na sinalização

Placas e sinalizações são muito utilizadas como métodos de alerta e para a transmissão de informações no canteiro de obras. A sinalização pode ser realizada mediante quadros, placas e avisos sonoros. Informes sobre os aparatos de segurança, zonas de risco e esquemas de emergência devem estar perceptíveis por toda a construção.

É importante que elas estejam posicionadas estrategicamente, mostrando a obrigação do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), indicando quantos dias o canteiro está sem acidentes, entre outros. A sinalização em áreas exclusivas, como as de carga e descarga de materiais, bem como na indicação de alturas, ajudam a evitar acidentes.

Crie canais de comunicação interna

Uma rede de comunicação eficiente é a base de um projeto bem-sucedido. Oferecer as informações certas para as pessoas adequadas e no momento certo é um grande desafio. Por esse motivo, é essencial que todos os membros da equipe de obra tenham um ponto de contato.

Ter um local onde os comunicados possam ser vistos, como um aplicativo para dispositivos móveis é bastante significativo. Isso facilita o acesso dos funcionários aos detalhes mais recentes do projeto. É importante ressaltar que a comunicação verbal e pessoal sempre será parte fundamental no andamento da construção.

O gerente do projeto é o principal contato para atualizações. Ele pode ajudar a equipe a manter um registro de toda a comunicação que ocorre durante a construção, além de transmitir detalhes importantes, como as práticas recomendadas para uma tarefa específica.

Invista na tecnologia

Embora seja importante manter-se atualizado com a tecnologia, você deve ter um plano de backup em caso de falha. Assegure-se de que os cronogramas diários e outras informações relevantes estejam sempre postados no painel do local de trabalho, de modo que todos os colaboradores tenham acesso.

Em obras maiores ou de infraestrutura, a utilização da TV Corporativa é uma aliada na transmissão das informações aos colaboradores. Sua localização deve se dar em espaços estratégicos, como no refeitório, de modo a alcançar um maior número de pessoas. Ela deve informar sobre o andamento da obra, relembrando prazos, reforçando as medidas de segurança, entre outros assuntos.

No entanto, como a maior parte das construções se dá em espaços menores e sem refeitório, a utilização de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, é rotina em muitas obras, uma vez que acelera a troca de informações. Mas atenção! Utilize-o de forma inteligente e racional. Por exemplo, quando precisar tomar decisões rápidas, não esquecendo de registrar tudo por e-mail posteriormente. 

Apesar de toda tecnologia ao alcance de todos, nem sempre é possível ser aplicada, como em áreas isoladas ou sujas do canteiro de obras em que não se tem acesso à internet.

Os colaboradores dependem, nesse cenário, da utilização dos velhos métodos, mas que ainda funcionam: plantas, desenhos, cronogramas e outros documentos precisam estar disponíveis na obra e fornecidos em papel.

Seja transparente e positivo

Mostre à sua equipe que você está disposto a ter um diálogo aberto. Uma boa relação entre os envolvidos é relevante para que a comunicação ocorra de forma orgânica e adequada. Para tal, é conveniente explicar que há uma brecha para opiniões, incertezas e reivindicações, bem como mostrar disponibilidade para ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Dúvidas e reclamações podem ser explanadas a todo o momento que se faz necessário, desde que de forma transparente. Um método para garantir a boa comunicação é estabelecer, por exemplo, uma rotina de reuniões.

Os profissionais da construção devem organizar seus negócios com atenção significativa e consideração aos métodos que adotam para se comunicar com os outros. Existem vários mecanismos disponíveis, tanto tradicionais quanto inovadores.

Contudo, é imperativo que a comunicação no canteiro de obras seja de alta qualidade, uma vez que a informação transmitida precisa atingir um grande público. Diferentes profissionais de várias áreas da construção, muitas vezes, precisam alinhar suas habilidades e conhecimentos ao trabalhar em equipes.

Também é importante que essas informações sejam feitas com muita cautela. Isso pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um projeto ou empreendimento.

Gostou do post? Para se manter atualizado e saber mais sobre a comunicação no canteiro de obras, assine nossa newsletter e receba em primeira mão os nossos conteúdos.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!