fbpx

Construção Como reduzir a temperatura interna do silo com o Sistema RR 500 ECO
Autor: Eng. Pedro Cardoso (Grupo Hard)

Data da publicação: 14 de outubro de 2021

A temperatura interna do silo é uma grande preocupação para o produtor rural. Afinal, essa variável é fundamental para a qualidade final dos grãos e a boa rentabilidade de toda a safra. Pensando nisso, neste artigo, mostraremos uma solução fácil e eficiente para contribuir para a diminuição da temperatura interna do silo. Continue a leitura!

Entenda a importância da temperatura interna do silo

O armazenamento durante a entressafra é um período extremamente importante para garantir a qualidade do grão e consequentemente aumentar o seu valor no mercado. Por isso, cada etapa do processo de pós-colheita deve ser realizado corretamente, inclusive o controle da temperatura interna do silo. Afinal, temperaturas acima de 20ºC propiciam o surgimento de insetos, enquanto que abaixo de 15ºC inviabilizam o uso de inseticidas fumigantes e até reduzem o teor de umidade dos grãos.

Estima-se que 10% de toda a produção anual de grãos é perdida desde a colheita até o escoamento, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Food and Agriculture Organization (FAO/ONU). O armazenamento ainda é um dos principais motivos deste prejuízo, devido ao ataque de pragas. Vale salientar que nesta porcentagem não estão contabilizadas as perdas qualitativas, responsáveis pelo comprometimento do uso de toda a safra ou a classificação para outro uso de menor valor agregado.

Eliminar as perdas no pós-colheita é extremamente importante para a produção ser lucrativa, assim como tornar o processo produtivo comercialmente competitivo. Sendo que uma das formas para a redução de gastos pode ser a diminuição dos custos energéticos dos sistemas de ventilação. Neste cenário, a impermeabilização do silo pode ter um papel fundamental.

O Impermeabilizante RR 500 ECO é um aliado no controle da temperatura interna do silo. Isso porque esta solução possui refletância térmica, que pode chegar até 89% dos raios solares. Com isso, há a redução do uso do sistema de ventilação e, consequentemente, uma economia nas despesas com a energia elétrica.

Um exemplo desse tipo de economia é o silo de uma fazenda no interior do Mato Grosso do Sul que foi envelopado com o RR 500 ECO. A redução da temperatura chegou a 25%, o que gerou uma grande economia e garantiu a qualidade final dos grãos com o controle preventivo de pragas.

Redução de temperatura no silo

Adeus umidade!

Além da refletância térmica, a linha de impermeabilização RR 500 ECO oferece outra importante característica: completa impermeabilidade. Isso é importante porque a umidade também é uma variável fundamental para o armazenamento adequado dos grãos. Por esta razão, investir em uma vedação de qualidade do silo é imprescindível e influenciará em quão lucrativa será a safra.

Também é necessário salientar que a estanqueidade obtida pela linha RR 500 ECO contribui para o aumento em até 15 anos da vida útil do silo. Com isso, as manutenções poderão ser menos frequentes. E, quando os reparos forem necessários, serão muito mais eficientes, pois a aplicação de todos os produtos foi pensada visando máxima agilidade.

O sistema de impermeabilização RR 500 ECO é composto por impermeabilizante, selante e tela de reforço para pontos críticos da impermeabilização. Cada item foi pensado para garantir a vedação máxima, deixando os problemas com umidade para fora do silo. Conheça a linha completa:

  • O Impermeabilizante RR 500 ECO não diluí em água, depois de curado, o produto forma uma membrana emborrachada de alta performance. Tem alta resistência ao tempo e clima, pois conta com aditivos anti UVB em sua fórmula. Além disso, como já foi dito, possui refletância térmica.
  • O Selante RR 500 ECO tem como função principal encapsular a cabeça dos parafusos e impedir que alguma goteira comece nesses pontos. Esta é uma medida importante porque, se o fixador for instalado incorretamente, não demorará a surgir infiltrações e corrosões que comprometerão a qualidade dos grãos.
  • A Tela de Reforço Flexfelt é um item desenvolvimento especialmente para reforçar a impermeabilização em pontos críticos, como a sobreposição das chapas metálicas no chapéu do silo, por exemplo. Assim, você elimina a possibilidade de surgimento de goteiras e corrosões nesses pontos.

Conheça o Sistema de Impermeabilização RR 500 ECO

Conte com a Hard para assegurar o seu pós-colheita

O Grupo Hard é especialista no desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções inovadoras para os segmentos da construção metálica, construção civil e estruturas metálicas no agronegócio. As linhas de produtos Hard cumprem normas de qualidade nacionais e internacionais. Mas, acima de tudo, após 35 anos de história, a Hard é sinônimo de solução completa em um só lugar, qualidade comprovada por meio de testes e uma equipe técnica preparada para ajudar. Por isso, contar com a Hard é garantir mais segurança e qualidade para o seu armazenamento.

Converse com um dos nossos especialistas agora mesmo e conheça as nossas soluções para o seu negócio!

Converse com um especialista Hard

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!