O Brasil se destaca como um dos maiores produtores mundiais de grãos, sendo a soja, milho, arroz, café, trigo e feijão os principais tipos cultivados. Mas, as perdas na pós-colheita de grãos ainda são altas também, ocorrendo principalmente durante o transporte e armazenamento. Por isso, é fundamental investir em uma vedação de qualidade do silo, para diminuir as chances de prejuízos.

Confira a seguir como o sistema RR 500 ECO é a melhor opção para este tipo de serviço, por causa da sua alta durabilidade, facilidade de aplicação e refletância térmica. Boa leitura!

Entenda a produção de grãos no Brasil

Safra de grãosSegundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve ter uma produção de 268,7 milhões de toneladas na safra de 2020/21. Esse volume é 4,2% maior que o recorde da safra anterior. O levantamento aponta que a área cultivada também deve ter um crescimento de 1,3%, o que corresponde a 879,5 mil hectares a mais. Com esses números, ficou ainda mais evidente a importância de investir em um sistema de armazenagem eficiente, capaz de contribuir para valorização da colheita.

Isso porque a armazenagem pode ser um fator estratégico para manter a qualidade dos grãos depois de colhidos, o que permite uma maior autonomia na hora da comercialização. Pois, é possível estocar a produção e vende-la quando os preços estão melhores, o que contribui para um aumento dos lucros do produtor. Em algumas regiões brasileiras, é possível até mesmo maximizar o uso da área e do maquinário com a plantação de uma terceira safra, o que somente é viável com a existência de um armazém.

Porém, mesmo um país relevante mundialmente na produção de grãos como o Brasil, sofre perdas elevadas de pós-colheita, principalmente durante o transporte e o armazenamento. Estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Food and Agriculture Organization (FAO/ ONU) apontam que 10% de toda a produção anual é perdida desde a colheita até o escoamento final. Entre as principais causas de perdas na pós-colheita de grãos estão ataques por insetos, ácaros, pássaros, roedores, fungos e bactérias.

Nessa porcentagem, não estão contabilizadas as perdas qualitativas, responsáveis pelo comprometimento do uso de todos os grãos produzidos ou a classificação para outro uso de menor valor agregado. No caso do trigo, por exemplo, um inseto vivo em um lote pode desqualificar a comercialização como um todo. Outro problema é quando há a depreciação no valor da venda por causa da germinação precoce do grão, situação derivada da entrada indesejada de umidade no silo.

Evite perdas na pós-colheita de grãos com o RR 500 ECO

Vedação de silo com RR 500 ECOPara evitar prejuízos na pós-colheita, os produtores empregam algumas medidas, como o investimento em uma vedação de qualidade tanto do telhado, quanto da base do silo. No mercado atualmente, há diversos tipos de impermeabilizantes que podem ser utilizados para este fim. Entretanto, é preciso ter cuidado ao escolher o produto, pois ele ficará exposto às ações do tempo. Ou seja, uma falha pode significar a perda de toda uma colheita.

O impermeabilizante RR 500 ECO têm aditivos anti UVB na sua composição, ou seja, apresenta resistência ao tempo (raios UV). Esse é um dos motivos para o aumento da vida útil do substrato com a aplicação dessa solução, podendo chegar a até 15 anos. Com isso, a frequência das manutenções diminui também, oferecendo em longo prazo um melhor custo e benefício.

Além dos aditivos anti UVB na composição, a membrana líquida com base na tecnologia hibrida não dilui em água, assegurando uma vedação completamente estanque. Essa característica é um diferencial também na hora da aplicação, porque como ele cura em contato com a umidade, a manutenção não corre o risco de ser perdida mesmo em meio a chuva.

Dê um salto de produtividade com uma aplicação simples

Aplicação do RR 500 ECO com sistema airlessAlém do menor número de manutenções, elas serão mais rápidas e eficientes. Isso porque o RR 500 ECO foi pensado para uma aplicação fácil é ágil, já sendo comercializado pronto para o uso. Ou seja, para aplicar este produto só é preciso abrir a lata, homogeneizar com uma espátula ou agitador mecânico e aplicar no substrato limpo e sem fissuras. Seu rendimento varia se for aplicado com pincel, rolo ou sistema airless, mas uma lata de 4kg pode impermeabilizar até 8m², considerando as duas demãos recomendadas do produto.

Como já dito, o RR 500 ECO foi desenvolvido com tecnologia hibrida, uma matéria prima de alta performance que garante alto poder de adesão. Isso significa que em superfícies devidamente limpas, não é necessário o uso de primer, eliminando uma etapa da aplicação. Para atender aos requisitos de limpeza, o ideal é usar água para retirar toda poeira, óleo e partícula solta da superfície onde o produto será aplicado.

Outra característica que contribui para uma aplicação mais rápida é o menor tempo de cura entre demãos, de duas horas. Com isso, dependendo do tamanho da área, é possível fazer o serviço de impermeabilização todo em um dia. O menor tempo de cura final, somente 48 horas, colabora para a liberação mais rápida do local. Resumindo, o uso do RR 500 ECO é um salto de produtividade, pois é possível fazer mais em menos tempo.

Refletância térmica que pode gerar economia

Outro benefício dessa solução e que pode até gerar uma economia futura é a sua refletância térmica. Como reflete até 89% dos raios solares, há uma redução do uso do sistema de ventilação, diminuindo custos sem prejudicar o conforto térmico que o ambiente necessita. Um exemplo disso é uma aplicação feita em um silo no Mato Grosso do Sul, onde a redução de temperatura chegou a 25%.

Em resumo, um silo bem vedado com produtos de qualidade pode ser a diferença entre uma safra perdida e grãos da melhor qualidade para comercialização e consumo. Na hora de escolher os produtos para vedação do telhado e base do silo é fundamental pesquisar quais produtos irão oferecer a durabilidade e estanqueidade que essa aplicação exige. Menor tempo de trabalho por causa da fácil aplicabilidade é um bônus, além de características como refletância térmica que pode gerar ganhos futuros.

O impermeabilizante RR 500 ECO oferece esses e outros benefícios! Entre em contato conosco e garanta agora mesmo a estanqueidade do seu silo.