fbpx

Construção Conheça 5 tipos de cobertura metálica e como escolher a ideal para o seu projeto
Autor: Eng. Pedro Cardoso (Grupo Hard)

Data da publicação: 3 de março de 2021

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na utilização de estruturas metálicas em construções, pois elas reduzem o tempo necessário para a conclusão do projeto, tornando-o mais eficiente e econômico. Consequentemente, aprender a escolher o telhado certo em meio a tantos tipos de cobertura metálica existentes transformou-se em algo muito importante. Pois, o telhado certo pode trazer mais economia, além de contribuir para a segurança de toda a estrutura.

Isso porque cada tipo de cobertura atende a diferentes tipos de exigências do projeto, do tamanho de vão, a inclinação e resistência. Leia abaixo as principais características de cinco tipos de cobertura metálica e como escolher a melhor para o seu projeto. Boa leitura!

Principais tipos de cobertura metálica

De casas a grandes galpões, o uso das telhas metálicas é muito versátil e pode ser uma opção para projetos residenciais, comerciais e industriais. Pois, é uma alternativa que alia alta resistência, baixo peso e rapidez na montagem com baixos custos. A seguir, cinco tipos de cobertura metálica e suas principais características.

1. Onduladas

Exemplo de telha onduladaMais comumente utilizada em projetos com vãos menores, a telha metálica convencional ondulada pode também ser usada em coberturas em arco. Nesse caso, exige cuidados para garantir a segurança da obra e a durabilidade do telhado. Esse tipo de telha pode ser encontrado no mercado em espessuras que varia entre 0,40mm e 0,70mm.

Além da falta de conforto acústico, uma desvantagem desse material é que está mais sujeito à amassamentos. Com isso, as manutenções serão mais frequentes, para evitar que uma chapa amassada se transforme em uma goteira ou até mesmo comprometa toda uma estrutura. Além disso, necessitará de um parafuso especifico para realizar a fixação.

2. Trapezoidais

Exemplo de telha trapezoidalComo seu próprio nome sugere, as telhas trapezoidais têm o formato de um trapézio e podem ser utilizadas no fechamento de coberturas e laterais. Composta de várias partes que precisam ser montadas durante a instalação, a fixação deste tipo de telha pode ser na onda baixa ou na alta, sendo que nesta segunda opção é preciso usar calço.

Podem ser encontradas em dois modelos: convencional e autoportante. Sendo o primeiro um dos mais utilizados, por causa da sua instalação fácil e prática.  Além de serem muito versáteis e poderem ser utilizadas em diversos tipos de projetos, uma vez que têm as mais variadas alturas e espessuras de chapa.

Enquanto que o modelo autoportante é conhecido pela ausência de estrutura metálica ao longo dos vãos, oferecendo assim um acabamento mais bonito e “limpo”. Sua instalação é fácil, entretanto, assim como as telhas onduladas, sua fina espessura facilita o amassamento da telha, o que pode aumentar os custos futuros com a manutenção da cobertura.

3. Zipadas

Exemplo de telha zipadaCom o formato similar a uma bandeja, este sistema pode ser executado com telhas simples ou com isolamento termoacústico e exige inclinação mínima de 2,5%. As telhas zipadas são contínuas e perfiladas no canteiro de obras, sendo fixadas por clips e depois zipadas. Ou seja, as chapas são emendadas uma a outra por meio de uma máquina que enrola as partes sobrepostas, dispensando o uso de parafusos e fitas de ligação. Por isso, uma das suas principais características é as suas grandes dimensões.

Entretanto, essa mesma característica também pode representar uma desvantagem. Uma vez que precisam de um grande espaço na obra para que sejam perfiladas. Além de que seu manuseio e instalação exigem uma equipe maior, podendo aumentar os custos com mão de obra.

4. Termoacústicas ou sanduíche

Exemplo de telha termoacútica, popularmente conhecida como telha sanduíchePopularmente conhecida como telha sanduíche, este item é composto por duas telhas unidas por um material isolante como espuma de poliestireno expandido (EPS), com propriedades que atuam como uma barreira contra a temperatura e o som. A espessura do isolante da telha sanduíche deve ser de, no mínimo, 30mm, mas pode variar conforme o nível de isolamento desejado. Permite a inclinação mínima de 5%.

O seu maior benefício é oferecer conforto térmico e acústico, no entanto essa conveniência tem um preço. Ou seja, para ter as telhas termoacústicas na sua obra o investimento será mais alto se comparado com outras soluções apresentadas neste artigo.

5. Sistema Roll-on

Exemplo de Sistema Roll-onCom características exclusivas na concepção de coberturas metálicas, o Roll-on integra estrutura e cobertura em um só produto, tratando o telhado como um conjunto e não como partes distintas. Este sistema consiste em bobinas contínuas de aço desenroladas em cima de treliças paralelamente dispostas, criando canais com o comprimento total da cobertura.

Permite a menor inclinação do mercado, de apenas 1%. Além da economia com estruturas, áreas de fechamento e rede de sprinkler, por ser praticamente plana o resultado é um maior pé direito útil e, consequentemente, o máximo aproveitamento do espaço interno. Esta questão é muito importante, considerando que este sistema é pensado para grandes obras, como a de um centro de distribuição, por exemplo, onde cada ganho possível de espaço é fundamental.

Como escolher a cobertura ideal?

Cada projeto tem suas particularidades e são essas especificidades que vão influenciar na escolha entre tantos tipos de cobertura metálica. Se os vãos da sua obra são menores, o sistema Roll-on ou as telhas zipadas, por exemplo, não são os mais indicados, porque seu custo-benefício são superiores em grandes construções. Para este caso, as telhas onduladas e, dependendo do caso, termoacústicas seriam as melhores opções.

A declividade também é outro fator a ser considerado na hora da escolha. Se o seu projeto exige um grau de inclinação menor as melhores opções são as telhas zipadas ou o Roll-on, que têm as menores declividades do mercado, respectivamente, 2,5% e 1%. Salientando que esse menor ângulo normalmente é exigido para obras de grandes vãos, situações para quais essas duas opções são as mais indicadas também.

Além desses fatores, as certificações, como a marca FM Approved, podem também pesar na sua escolha. Isso porque conseguir a certificação fornecida pela FM Approvals significa atendimento às exigências do mercado mundial e aos mais altos padrões de qualidade, integridade técnica e desempenho. O sistema Roll-on é um exemplo de cobertura que possui esta aprovação, o que só foi possível conquistar pois todos os elementos que compõe este sistema estão de acordo com normas internacionais. Um exemplo são os fixadores Hard utilizados em toda a estrutura, que também possuem o selo FM Approved. Uma garantia de parafusos com maior durabilidade e resistência mecânica diante dos esforços e danos que podem ser causados pela natureza.

Independente da sua escolha, temos o produto certo para a sua obra

Somos líder no segmento de fixação para construções metálicas no Brasil. Mas, o que isso quer dizer? Significa que temos as melhores e mais completas soluções e o selo FM Approved, conquistado de forma pioneira no país, é apenas uma das provas da qualidade dos nossos fixadores. O padrão de qualidade Hard é tão rigoroso que já entregou mais de um bilhão de fixadores para coberturas metálicas com zero defeito de fabricação. Só conseguimos atingir esta meta porque todos os nossos produtos fabricados são submetidos a rigorosos testes laboratoriais, sempre em conformidade com normas nacionais e internacionais.

Além disso, temos soluções para impermeabilização das coberturas metálicas, o que pode aumentar a vida útil das telhas. O sistema RR 500 ECO foi pensado especialmente para os telhados metálicos e protege contra corrosões e infiltrações, além de aumentar o conforto térmico do ambiente, pois reflete até 89% dos raios solares. Também tem uma aplicação muito mais ágil, afinal já vem pronto para o uso e tem os menores tempos de cura entre demãos e final, respectivamente, duas e 48 horas.

Quer saber como podemos levar ainda mais produtividade e qualidade para o seu projeto, independente do tipo de cobertura metálica que você escolher? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!