Soluções Conheça 9 benefícios das estruturas metálicas na construção civil
Autor: ENG. GILCIMAR NOGUEIRA (MEDABIL) E GRUPO HARD

O uso de estruturas metálicas na construção civil tem aumentado cada vez mais, afinal, apresentam benefícios que englobam diversos aspectos importantes em obras e empreendimentos. Rapidez, limpeza, custo e flexibilidade são alguns deles.

Além disso, como o aço permite a produção de elementos de diversas formas, tamanhos e tipos, como os perfis soldados, laminados ou formados a frio, são inúmeros os aproveitamentos possíveis e os tipos de edificações. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Aplicações de estruturas metálicas na construção civil

As estruturas metálicas, também chamadas de estruturas de aço, podem ser utilizadas tanto em shoppings, galpões e prédios de múltiplos andares quanto em pontes, viadutos e prédios cujo concreto não atenderia a necessidade. Essa variada possibilidade de aplicação se dá em consequência da maior flexibilidade que o aço apresenta.

O material também tem sido muito empregado como substituto da madeira e do concreto em algumas estruturas. Atualmente, grandes construções, como shoppings e prédios muito altos (como os encontrados em Dubai), são construídas totalmente em aço. Mas ele também pode ser utilizado como material complementar, sendo compatível com outras formas de estrutura.

Outro ponto de destaque é que o aço apresenta mais leveza que outros tipos de estrutura. Isso viabiliza economia de custos com a fundação e mais velocidade na execução, ampliando o uso e a aplicação da estrutura metálica.

Além dessas características, também é possível explicar a crescente aplicação da estrutura metálica — enquanto no concreto, em geral, trabalha-se com vãos de 4 ou 5 metros, no aço trabalha-se com o dobro. O resultado são layouts mais limpos e flexíveis, uma vez que as interferências estruturais são menores.

Por isso, é comum encontrar galpões logísticos, centros de distribuição de grandes empresas, estádios e outras construções de grande porte em estrutura de aço — devido à flexibilidade resultante da baixa interferência estrutural.

Outro motivo que interfere na quantidade de aplicações desse sistema é a rapidez de execução. Quando é necessário que uma obra seja executada em um curto período, geralmente opta-se por estruturas em aço. Em edificações comerciais é comum que o prazo seja o aspecto primordial, pois está relacionado com o retorno do investimento realizado.

Cuidados importantes

A estrutura metálica é muito resistente e robusta, porém, um cuidado é indispensável: o contraventamento. Pela forma da construção de estruturas metálicas, é possível que elas sejam derrubadas pelo vento se não forem contraventadas corretamente, conforme especificações normativas.

Ao projetar uma estrutura metálica, é essencial levar em consideração a velocidade do vento na região, assim como sua intensidade. Também é importante analisar a possibilidade de abalos sísmicos e a segurança em casos de incêndio, uma vez que, em temperaturas superiores a 500ºC, o aço apresenta redução notável em sua resistência.

Para proteger a estrutura contra incêndios, existem opções como pintura intumescente, argamassas compostas por lãs minerais, fibras cerâmicas, vermiculita expandida ou outros tipos de proteções passivas que permitem a saída antes que ocorra o colapso estrutural da edificação.

9 benefícios de utilizar estruturas metálicas na construção civil

São diversos os benefícios proporcionados pela utilização do aço na construção civil, como segurança, robustez, menor demanda de mão de obra, processo mais rápido e industrializado. A seguir, listamos algumas das principais vantagens.

1. Resistência e durabilidade

Por muito tempo acreditou-se que o aço apresentava resistência e durabilidade inferior ao concreto armado, principalmente quando se trata de perfis formados a frio, como o Steel Frame. Entretanto, a estrutura de aço apresenta vida útil superior, principalmente quando mantida adequadamente.

Além de, por si só, já ser muito resistente e durável, existem pinturas especiais e outros tipos de proteção que elevam a vida útil, protegendo contra corrosão e agentes químicos, aumentando também a segurança estrutural em casos de incêndio.

2. Mais precisão e menor margem de erro

A estrutura metálica é um tipo de construção industrializada, pois as peças são feitas a partir de um projeto realizado por um profissional habilitado. Inclusive, para que as peças sejam preparadas corretamente, geralmente é necessário que já estejam definidas as instalações elétricas e hidrossanitárias. Dessa forma, os erros são muito menores.

3. Qualidade

Como a mão de obra necessita ser mais qualificada e as dimensões e projetos são realizados em milímetros, as atividades são desempenhadas de forma bem mais precisa e com uma qualidade muito superior.

4. Versatilidade arquitetônica

A estrutura de aço possibilita construções com vãos mais amplos e, dependendo da robustez da estrutura, existem casos, como o do Shopping São Pedro em Campinas, em que os pilares são apenas os externos, não havendo nenhum nas áreas de uso. Isso possibilita que o espaço seja utilizado sem interferência alguma ou com pouquíssimas restrições, permitindo diversas disposições.

5. Redução das cargas de fundação

A estrutura metálica é mais leve, o que resulta na diminuição da fundação ou em sua robustez. Dessa forma, o construtor obtém maior economia, tanto financeiramente como no prazo de construção.

6. Rapidez

O processo de execução das estruturas metálicas é industrializado e a partir das dimensões e definições projetadas são executadas as peças. No canteiro de obras a estrutura é apenas montada, o que confere um processo muito mais rápido e eficiente.

7. Sustentabilidade

Obras realizadas com estruturas metálicas geram pouca quantidade de resíduos, pois as peças são planejadas e geralmente já vem prontas para serem instaladas. Além disso, o aço é um material que permite que a estrutura seja desmontada e remontada e pode ser 100% reciclado, sem que sua qualidade e características sejam perdidas, sendo, por isso, um material mais sustentável.

8. Racionalização da construção

Como as peças chegam ao canteiro de obras já prontas e são feitas de acordo com as dimensões milimétricas especificadas em projeto, o processo construtivo apresenta baixo índice de perdas, é muito mais organizado e gera pouco resíduo.

9. Preço competitivo

Mesmo com o preço mais elevado em decorrência dos impostos incidentes sobre o aço, esse sistema construtivo é muito vantajoso, tanto pela economia que proporciona na fundação quanto na rapidez executiva e na precisão e qualidade, que reduzem tanto a necessidade de retrabalho quanto a produção de resíduos.

Com todos esses benefícios, fica evidente que empregar estruturas metálicas na construção civil é uma excelente opção quando se deseja uma edificação de qualidade, rápida, com maior liberdade arquitetônica e elevada resistência e durabilidade.

Gostou de conhecer mais sobre Estruturas Metálicas na construção civil? Aproveite que está por aqui e assine nossa newsletter! Assim você sempre ficará por dentro das novidades!

Posts Relacionados

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!