Em 2015 o Brasil enfrentou a pior crise energética da história em consequência da seca causada pela falta de chuva. Essa situação ocasionou problemas de abastecimento que, por sua vez, repercutiram no aumento das tarifas. Diante desse cenário, surgiu a reflexão sobre a importância de encontrar outras formas de produzir energia que sejam econômicas e sustentáveis.

A energia solar é a melhor resposta para essa reflexão e, por isso, tem sido cada vez mais buscada, principalmente em ambientes empresariais. A instalação de painéis de energia solar em empresas promove elevado impacto econômico, social e ambiental, proporcionando benefícios financeiros e melhorando a imagem da instituição.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

Como a energia solar pode ser utilizada em empresas

Funcionários, computadores, luzes ligadas o dia todo, equipamentos, máquinas, geradores… Essa é a realidade de grande parte das empresas que precisam pagar contas altas de energia elétrica mensalmente. Para minimizar esses gastos, organizações de pequeno, médio e grande porte têm investido em energia solar.

Essa escolha, além de proporcionar economia e benefícios ao meio ambiente, não requer altos custos no processo de instalação. Isso é possível porque os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em energia elétrica, que é entregue à rede da edificação, abastecendo-a de modo instantâneo.

Em períodos noturnos, ou quando a energia gerada é inferior à demanda, a diferença de energia é suprida pela distribuidora de energia elétrica automaticamente. Graças à localização territorial do Brasil e ao funcionamento diurno da maioria das empresas, o sistema continua sendo muito eficiente e vantajoso.

Outro aspecto importante que deve ser mencionado é o sistema de compensação de energia elétrica. A energia produzida e não utilizada pela unidade consumidora é emprestada para a distribuidora, assim a empresa passa a ter um crédito de energia.

A empresa ainda pode fornecer o endereço de outras unidades para se beneficiarem desse crédito — desde que o titular seja o mesmo da unidade que apresenta o sistema de compensação de energia. Todas essas vantagens tornam as empresas menos vulneráveis ao encarecimento constante da energia elétrica no Brasil. Consequentemente, há o aumento da lucratividade, uma vez que proporcionam a redução de gastos.

Os benefícios de utilizar a energia solar em empresas

Já falamos de algumas vantagens do uso de energia solar em empresas no tópico anterior. Entretanto, vamos detalhar agora outros aspectos importantes sobre o assunto. Acompanhe.

Sustentabilidade

A sustentabilidade pode ser alcançada quando três benefícios são obtidos: o financeiro, o social e o ambiental. Portanto, podemos afirmar que a energia solar é sustentável.

Como o sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável, a conversão da energia solar em elétrica torna-se mais segura e econômica em relação a outros tipos. Além disso, esse processo não emite gases responsáveis pelo efeito estufa e reduz os custos físicos da empresa com energia, que geralmente são elevados.

Economia a longo prazo

O custo da instalação dos painéis fotovoltaicos não é baixo, demandando um investimento inicial que pode ser considerado alto e que, geralmente, é pago no médio a longo prazo. Quando analisado no curto prazo, dependendo do tipo de instalação, a conta de energia pode zerar ou diminuir consideravelmente.

Já no médio e longo prazo, considerando que o investimento inicial seja pago entre 6 e 12 anos, toda a energia gerada após esse período é convertida em economia para a empresa. Além disso, a durabilidade das placas é de, aproximadamente, 25 anos e as despesas com manutenção são baixas. Em muitas cidades, imóveis com energia solar recebem algumas isenções, proporcionando ainda mais economia.

É importante ressaltar que a economia gerada pelo sistema é proporcional à quantidade de placas instaladas. A empresa também passa a ter maior proteção financeira, já que os aumentos recorrentes da tarifa de energia não provocam mais praticamente nenhum efeito.

Propagação do “marketing do bem”

Além de oferecer um produto de qualidade, tornar seu processo eficiente e sem desperdícios, é preciso ter uma boa relação com o cliente para que uma empresa seja consolidada em um mercado altamente disputado.

O “marketing do bem” ocorre sempre que uma empresa passa a ser conhecida como uma instituição que se preocupa com o planeta e com a sociedade e demonstra ser responsável. A instalação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar auxilia na criação dessa visão diante da sociedade, podendo melhorar bastante a imagem de uma empresa.

Praticidade na instalação

A instalação é feita no exterior da edificação, normalmente no telhado, então não interfere na rotina de trabalho das empresas. Também pode ser feita em campos abertos, desde que o ângulo favoreça a captação de quantidade satisfatória de luz ou radiação solar. Por existir um sistema chamado plug-and-play, é possível conectá-lo ao sistema elétrico do local e já começar a utilizar.

Facilidade de ampliação

Caso a empresa decida crescer e aumentar a geração de energia, é fácil realizar expansões, pois o sistema de placas fotovoltaicas é modular. Quando a ampliação se torna necessária, basta aumentar a quantidade de painéis e adaptar os demais aspectos, como o inversor que realiza a conversão da energia solar em elétrica.

Durabilidade

Os painéis de energia solar são robustos e quase não precisam de manutenção. Entretanto, como estão expostos a poeira, resíduos de folhas e excrementos de pássaros, é recomendada a limpeza periódica para que a captação de luz e radiação solar não seja prejudicada. Essa limpeza deve ser feita apenas com água, sendo desnecessária em épocas de chuva.

Como você pôde ver, instalar energia solar em empresas proporciona diversas vantagens econômicas, além de ser uma atitude de responsabilidade social e ambiental que demonstra a seriedade da organização — tanto para seus colaboradores quanto para os clientes e a sociedade. Como muitas empresas são donas do imóvel ou arrendam por elevado período de tempo o espaço, a instalação dos painéis fotovoltaicos ainda valoriza a propriedade.

Se este post foi útil para você, siga nossas redes sociais para acompanhar novas postagens sobre o tema. Estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube!