Saiba como o uso do fixador auto atarraxante da Hard contribuiu para que Marko Sistemas Metálicos conseguisse sua certificação FM Approved. 

Cliente: 

Logo da Marko Sistemas MetálicosCom mais de 40 anos de história, a Marko Sistemas Metálicos destaca-se por ser fabricante exclusivo do sistema de cobertura metálica Roll-on, detentor da rigorosa homologação FM Approved. Especialista em coberturas para grandes vãos, a sede da empresa está sediada no Rio de Janeiro/RJ, mas atua em todo o país.  

Problema: 

Desbobinamento no sistema Roll-onComo já dito, a Marko é fabricante exclusivo do sistema Roll-on. A montagem deste tipo de cobertura metálica consiste em bobinas com o comprimento total da edificação desenroladas sobre a estrutura, formando canais contínuos de condução da água para a periferia do prédio. A Marko queria conquistar aprovação da FM Approvals para este sistema. Mas, para isso, precisava encontrar um parafuso para a fixação do cobre-junta na estrutura que contribuísse para suportar os limites de carga de vento esperados. 

O vento exerce pressões e sucções nas coberturas, isso pode causar efeitos indesejáveis e até danos materiais. Por isso, era fundamental que a Marko encontrasse uma solução para este problema, para que pudesse garantir qualidade e durabilidade, atributos já conhecidos dos seus produtos. Além disso, como se trata de um sistema aprovado pela FM Approvals, todos os itens que compõem essa estrutura precisam ter essa mesma homologação.  

Para conquistar essa certificação, os produtos devem primeiramente ser fabricados por uma empresa homologada pela FM Approvals. Depois, os itens são testados, etapa em que é verificado desde a amostra do item em relação a seu desenho e/ou especificação até os controles de qualidade e instalação. Também precisam resistir aos mais difíceis fenômenos meteorológicos, como, por exemplo, ventos muito fortes 

Portanto, o objetivo da empresa era encontrar um fixador que suportasse as cargas de vento esperadas e que contasse com a certificação FM Approved, pois isso era fundamental para a Marko conseguir a sua própria homologação. Além disso, que a solução encontrada contribuísse com qualidade e durabilidade para seu sistema de cobertura estanque. 

Solução: 

Auto atarraxante 1/4 14X3/4" ponta AB com arruela Neobond com borracha EPDM da Hard

A partir de uma consultoria técnica, foi indicado o uso do fixador auto atarraxante 1/4 14X3/4″ ponta AB com arruela Neobond com borracha EPDM da Hard. Além de não necessitar de uma porca, o que contribui para uma instalação mais simples, a rosca mais fina e cortante deste tipo de fixador “agarra” com mais força no furo. O resultado é uma aplicação mais resistente.  

Esse item conta também com o exclusivo revestimento Ecoseal®, detentor da maior resistência à corrosão da categoria. Pois, ele é aplicado em seis etapas, que combinadas formam um revestimento de 30?m (microns), o que proporciona desempenho superior aos diversos tipos de corrosão. Também resiste a 1.500 horas no ensaio de Salt-spray (névoa salina) e 30 ciclos no ensaio de Kesternich (chuva ácida). 

Além disso, os fixadores Hard contam desde 2014 com a rigorosa certificação FM Approved, comprovando que os produtos atendem às exigências do mercado mundial. Ou seja, essas soluções passam por inspeções anuais, onde são avaliados os procedimentos para inspeção de recebimento de matéria-prima, controle de qualidade de manufatura, documentação de engenharia, sistemas de medição, procedimentos para rastreabilidade e tratamento de anomalias.  

Conclusão: 

Com o uso da solução Hard, a Marko conseguiu garantir que a fixação dos cobre-juntas do seu sistema Roll-on suportassem os limites de cargas exigidos. Isso por conta do tipo de rosca do fixador indicado, que resulta em uma aplicação mais resistente. Além disso, por ser revestido com Ecoseal®, o item resiste melhor à corrosão. A vedação também é maior por conta da arruela Neobond com borracha EPDM. 

O uso dessa solução também contribuiu para que a Marko conseguisse a sua certificação FM ApprovedEssa homologação faz parte de um projeto de entrada no mercado norte americano, além de que este atestado de qualidade é usado na hora de apresentar o sistema Roll-on a novos clientes. 

A Hard foi pioneira na conquista da FM Approved no Brasil, uma prova da qualidade das nossas soluções. Quer ter essa qualidade na sua obra? Entre em contato conosco. 

 

*Estudo de caso realizado em março de 2021