Saiba como uma incorporadora de São Paulo/SP, sem perdas estéticas, garantiu uma vedação de qualidade para a fachada de uma obra de alto padrão, o empreendimento Casa Mariana. A solução utilizada foi o Selante MS 425 Fachada.

Problema:

Independentemente da obra, a fachada sempre exige muita atenção a fim de evitar problemas que podem comprometer toda uma estrutura. Estudos comprovam que a maior parte das infiltrações deriva das juntas da fachada da edificação, o que mostra a importância de uma vedação adequada desta área.

Uma incorporadora paulistana tinha essa preocupação, por isso buscava um selante de qualidade para a fachada pastilhada do empreendimento Casa Mariana. Pois, não queria que a satisfação de seus clientes fosse prejudicada por uma fachada com infiltrações, fissuras, desplacamentos, entre outros problemas. O produto procurado tinha que apresentar uma alta resistência ao tempo, afinal ficaria exposto às agressões climáticas. Também era fundamental que o item suportasse as movimentações comuns dos diferentes tipos de materiais utilizados nas fachadas.

Além da qualidade do produto, outro fator que influenciaria na escolha era a cor. Como as pastilhas que seriam utilizadas na obra eram pretas, era importante que o selante tivesse a mesma tonalidade e criasse o mínimo de contraste possível. Mas, no mercado, para este tipo de aplicação, não é comum um selante com esta cor.

Solução:

Selante MS 425 Fachada, disponível em cartucho e sachêSabendo as características que precisava em um selante, a incorporadora entrou em contato com o especialista Hard, Lhaerth Santos, em busca de uma solução. Após consultoria técnica, foi indicado o uso do Selante MS 425 Fachada, um produto que tem vida útil estimada em até 12 anos, conforme norma de desempenho NBR 15.575.

Especialmente desenvolvido para o uso em fachadas, este selante é altamente resistente às ações do tempo, uma vez que possui aditivos anti UV-B na composição. Ou seja, o produto não resseca ou contrai quando exposto ao sol, garantindo uma vedação mais eficiente. Por ter um módulo de elasticidade baixo, o item suporta as movimentações comuns em fachadas, causadas pelas variações de temperatura.

Na obra, foram utilizados 672 cartuchos e, entre as quatro cores disponíveis do produto, foi escolhido o preto. A aplicação começou com uma boa limpeza do local, assim garantindo uma área livre de poeira, óleo e outros tipos de sujeira que poderiam influenciar no resultado final. Como este produto pode ser aplicado sobre superfícies úmidas e molhadas, mudanças de tempo repentinas não foram um problema para execução do trabalho.

Conclusão:

Ao utilizar um produto desenvolvido especialmente para o local de aplicação, a incorporadora conseguiu uma fachada muito mais resistente a intempéries. Uma vez que o Selante MS 425 Fachada é próprio para fachadas prediais, portanto é muito mais resistente às agressões comuns nestes locais.

Além de 100% de vedação e durabilidade elevada, a empresa conseguiu um produto que não contrastasse com as pastilhas escolhidas. Assim, o resultado estético final ficou de acordo com o que o cliente desejava. Provando que encontrar os produtos adequados para cada aplicação e ter fornecedores comprometidos com a qualidade são alguns dos segredos para chegar aos resultados planejados.

Gostou desta história e quer ter as soluções Hard na sua obra também? Converse com um de nossos especialistas e encontre os produtos certos para cada etapa da sua construção.

 

*Estudo de caso realizado em fevereiro de 2021.