Soluções O que é a tecnologia BIM? Saiba qual a importância para a construção civil!
Autor:

O mercado de construção civil tem se desenvolvido rapidamente. Apesar de muitas vezes ser visto de maneira arcaica devido aos modelos clássicos de métodos e materiais utilizados, essa perspectiva está se modificando. Isso se deve ao fato de que cada vez mais se busca novas ferramentas e metodologias para otimizar o trabalho, poupando-se tempo e dinheiro. Uma delas é a tecnologia BIM.

Trazendo consigo uma verdadeira revolução no que diz respeito às técnicas utilizadas no planejamento e na execução de uma obra, o BIM (Building Information Model, ou Modelagem de Informações da Construção) está se tornando cada vez mais presente.

Por ser um método razoavelmente novo, elaboramos este post para que você fique por dentro do assunto. Você saberá o que é BIM, suas aplicações e vantagens. Então, leia com bastante atenção até o fim!

O que é e como funciona a tecnologia BIM?

A tecnologia BIM consiste basicamente em a edificação ser construída 100% virtualmente no computador antes de ser construído no terreno, ou seja, o edifício é projetado desde a fase arquitetônica até a qualidade exata de materiais necessários para a sua construção.

Mas precisamos destacar um ponto importante ao iniciarmos a discussão sobre a tecnologia BIM: ela não se trata de um software embora seja comum fazer essa associação, geralmente com o Revit.

De fato, o conceito da Modelagem de Informações da Construção envolve programas de modelagem 3D, mas ele vai além disso. É possível dizer até mesmo que o BIM faz um ambiente 4D, em que a quarta dimensão é a informação.

Assim, o BIM acompanha a obra desde a sua concepção arquitetônica, incluindo os projetos elétricos e hidráulicos com todos os dados dos componentes, permitindo que ela seja construída digitalmente antes de iniciar a construção física.

Um exemplo prático é a inserção de uma parede. Com o BIM, além das características básicas, como espessura e altura, há os materiais que serão utilizados, tempo necessário, propriedades térmicas, custos.

Sendo assim, todos os profissionais envolvidos poderão trabalhar no mesmo arquivo e aplicar as mudanças em tempo real. Isso evita projetos contraditórios, como fiação passando por uma janela. Essas funcionalidades são estendidas para todas as fases da construção e aplicáveis em qualquer componente.

Desse modo, o BIM tem a função de integrar toda a complexidade e multidisciplinaridade de uma obra e fazer uma simulação, tudo isso digitalmente. Antes, havia o processo de desenvolvimento e o projeto. Com o surgimento dessa nova tecnologia, temos acesso a uma realidade virtual.

A profundidade do conhecimento sobre o seu empreendimento se torna muito maior, o que otimiza todo o processo de construção.

Qual é a aplicação do BIM nos softwares?

Os softwares mais clássicos de engenharia e arquitetura, como AutoCAD e SketchUp não serão exterminados, como poderia se pensar.

As empresas vêm trabalhando em atualizações para que os programas mais tradicionais possam fazer parte com papéis menores. Além disso, já estão disponíveis softwares integrados ao BIM, como o Revit, o VectorWorks e o ArchiCAD.

Outra aplicação importante é a imersão, com óculos VR e smartphones, em que é possível visualizar o seu projeto de maneira muito realista, como se ele já estivesse construído diante de você.

Quais são as vantagens de utilizar a tecnologia BIM?

Melhor compreensão do projeto

Muitas vezes, o cliente que solicita um projeto é leigo no assunto. Por isso, pode ser complicado mostrar para ele a sua visão do planejamento e execução da obra bem como o resultado final dela. Porém, o BIM facilita esse diálogo.

Uma vez que todos os aspectos do projeto são simplificados e mostrados, torna-se mais fácil apresentar as suas ideias ou aplicar as do cliente. Por consequência, a avaliação do que deve ser feito é muito mais rápida e transparente. Além disso, a probabilidade de conquistar o cliente aumenta, pois ele será convencido por muito mais do que apenas palavras.

Redução de erros

Uma obra é um processo longo com diversos fatores envolvidos. Então, não é nenhuma surpresa que erros e contratempos ocorram durante o seu andamento, o que provoca o atraso na entrega. Porém, é possível reduzir essas ocorrências significativamente por meio do BIM.

Por permitir a criação de uma realidade virtual, muitas das falhas que só são percebidas durante a construção podem ser detectadas e contornadas ainda na fase de projeção. Erros como inserir parte da fiação no local em que deveria haver uma janela deixam de existir.

Desta forma, a compatibilização de projetos, que é um dos grandes desafios da construção, é facilmente superada. Problemas como o projeto elétrico e hidráulico utilizando o mesmo espaço podem ser identificados e resolvidos rapidamente na fase do projeto, ao invés de durante a obra.

Agilização da produção

A produção do empreendimento se torna muito mais ágil com o uso dessa tecnologia. Isso porque a tomada de decisões é mais rápida e certeira, a equipe tem acesso a mais informações, trabalha com mais exatidão e, por ocorrer menos falhas, há uma queda nas paradas de serviço.

Interação e trabalho simultâneos

Como foi dito, a tecnologia BIM integra todos os dados de um projeto em um único arquivo, o que simplifica o trabalho e traz mais acertos. Uma outra vantagem do BIM é a possibilidade de compartilhar esse arquivo. Isso permite que qualquer profissional dos diferentes estágios da construção trabalhem nele simultaneamente, agilizando o trabalho e o tornando ainda mais assertivo.

Maior exatidão no orçamento e no cronograma

Com o acesso aos fabricantes, custos e demais informações de cada componente, o cálculo do orçamento é muito mais prático e preciso, o que evita o uso de recursos desnecessários.

Além disso, é possível prever a mão de obra, bem como traçar o andamento da construção fazendo um cronograma funcional e otimizado.

Otimização da comunicação interna

Já foi comprovado que a falta de comunicação entre os diversos setores que atuam em uma obra traz um prejuízo altíssimo.

Ao unir todas as áreas em um único projeto, a falta de operacionalidade desaparece, a comunicação se torna clara e direta e todos podem trabalhar em equipe. Assim, cada ideia pode ser testada, avaliando o seu resultado em todo o desdobramento do projeto, fazendo com que as melhores decisões sejam tomadas em conjunto.

Redução de custos

O objetivo de toda tecnologia desenvolvida no setor da construção civil é entregar produtos bons, seguros e com a maior economia. Por isso o BIM é tão eficiente. A redução de custos acontece por diversos meios, tanto na velocidade do trabalho quanto na eficiência da escolha de cada produto e na melhora do planejamento.

A tecnologia BIM é uma das ferramentas mais importantes e que mais combinam com a era da informação em que vivemos. O seu uso está deixando de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Portanto, investir nela é essencial para garantir que o seu negócio não se torne obsoleto e ofereça o melhor aos seus clientes.

Este conteúdo sobre a tecnologia BIM foi útil e você gostaria de saber ainda mais sobre os aspectos de uma construção? Então, saiba agora como fazer um cronograma de obra de maneira mais simples e efetiva.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!