Sustentabilidade é a palavra do momento em diversos setores da economia. No campo da construção civil, conhecido por gerar grandes impactos ambientais, a busca por obras sustentáveis está se tornando uma grande tendência.

É válido dizer que o mundo da construção ainda é um dos que mais gera resíduos, sendo responsável direto pelos impactos ambientais ao depositá-los na natureza. Nesse sentido, muitas construtoras estão buscando materiais mais eficientes e técnicas que sejam menos nocivas ao meio ambiente.

Podemos dizer que o selo LEED, encontrado em obras verdes, pode ser um grande aliado das empresas do setor. Você sabe o que esse selo representa? Não? Então, continue a leitura deste artigo e conheça o selo LEED que vem em obras verdes. Não deixe para depois!

O que é o selo LEED?

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Desing), que pode ser traduzido para Liderança em Projeto de Energia e Meio Ambiente, é uma certificação internacional fornecida pela Green Building Council, que se baseia em alguns parâmetros utilizados para guiar as construções e garantir a sustentabilidade na construção civil.

O objetivo principal da certificação LEED é tornar-se um grande incentivo à transformação de projetos, transformando as obras em sustentáveis e impactando o mínimo possível no meio ambiente.

Existem alguns exemplos interessantes de obras LEED, como é o caso do Estádio Nacional Mané Garrincha, localizado na cidade de Brasília. A estrutura da edificação é dotada de inúmeros painéis solares, capazes de gerar 2,54 MW, o que é equivalente à demanda de mais de mil residências por dia. Fantástico, não é mesmo?

Como obter o selo LEED?

O primeiro passo para se obter o selo LEED em uma construção se dá pelo registro do projeto junto ao USGBC — United States Green Building Council. No Brasil, o Green Building Concil Brasil é responsável por esses registros dos projetos.

Após a realização do registro, a certificação somente será considerada válida caso o projeto cumpra os pré-requisitos que foram estabelecidos no registro.

É importante dizer que um projeto sustentável não é somente aquele que aproveita os recursos naturais de maneira adequada, como no uso da energia solar ou de ventilação natural. Esse é apenas um dos quesitos para se obter a certificação.

Outro quesito que deve ser seguido é o fato de que o empreendimento precisa ser economicamente viável, socialmente justo e aceito culturalmente. Em outras palavras, a construção deve prover retorno aos empreendedores e, ainda, contribuir para o crescimento das pessoas direta ou indiretamente envolvidas.

Não podemos deixar de mencionar que o selo LEED é concedido por meio de uma avaliação de sete critérios, que têm pré-requisitos e créditos, responsáveis por garantir a pontuação para a edificação.  Assim, é conferida uma nota, que oscila entre 40 pontos até 110 pontos. A pontuação final do empreendimento é responsável pelo seu grau de classificação (certificado, prata, ouro e platino).

Os quesitos são:

  1. espaço sustentável;
  2. eficiência do uso da água;
  3. eficiência do uso de energia e cuidados com emissões na atmosfera;
  4. otimização dos materiais e recursos naturais a serem utilizados;
  5. qualidade ambiental interna a edificação;
  6. uso de tecnologias inovadoras, que sejam capazes de melhorar o desempenho do edifício;
  7. créditos prioritários regionais, ou seja, edificações que dão prioridade às preocupações regionais.

Quais são os selos LEED?

As pontuações e os pré-requisitos elencados na certificação LEED dependem diretamente do tipo de empreendimento a ser construído. No Brasil, temos oito selos diferentes:

  1. LEED NC — novas construções ou grandes projetos de renovação. A certificação se dá levando em consideração o terreno e a edificação como um todo.
  2. LEED ND — projetos de desenvolvimento de bairro. A certificação se relaciona com a parte urbanística de uma região, seja ela um condomínio, um bairro, uma quadra residencial, seja ela uma quadra comercial.
  3. LEED CS — projetos de envoltória e parte central do edifício. A certificação é realizada para prédios de múltiplos usuários, em terrenos ou áreas comuns da edificação, nos quais o empreendedor não tem responsabilidade sobre o projeto das áreas internas de cada unidade.
  4. LEED Retail NC e CI — unidades de varejo.
  5. LEED Healthcare — estabelecimentos de saúde.
  6. LEED EB_OM — projetos de manutenção de edifícios já existentes. A certificação baseia-se no desempenho de operações e sua melhoria em edificações já existentes.
  7. LEED Schools — escolas.
  8. LEED CI — projetos de interior ou edifícios comerciais. A certificação se dá no interior de edificações comerciais, em usuários de áreas de escritório que estejam passando por melhorias nas instalações ou estejam construindo uma nova edificação.

Qual a sua importância?

A principal importância de termos obras sustentáveis é garantir a manutenção dos recursos naturais para as gerações futuras. Assim, investir em eficiência energética e uso racional da água, por exemplo, são esforços consideráveis.

É válido dizer que há uma nova linha de pensamento que está sendo utilizada em todo o mundo: trabalhar para garantir o equilíbrio entre a natureza e o segmento da construção civil. Afinal, essa é a única maneira que temos para aliar nossas necessidades às ambientais do plante, não é mesmo?

O consumo consciente de recursos naturais pode ser analisado mediante três aspectos: econômico, social e ambiental. Como já destacado, obras sustentáveis são aquelas economicamente viáveis, socialmente aceitas e ambientalmente corretas.

Esse uso, além de diminuir o consumo e aumentar o reaproveitamento, é uma prática fundamental para a manutenção de nossa qualidade de vida para as gerações futuras. ?

Quais os benefícios dessa certificação?

Contar com o selo LEED e obras sustentáveis pode trazer benefícios interessantes para uma construtora. Em termos de mercado, é possível dizer que a empresa passará a ser reconhecida como uma empresa verde, por conta de suas ações.

Assim, a imagem do negócio aumentará consideravelmente, podendo aumentar o número de clientes e a abrangência dos serviços. Então, investir em obras verdes pode ser uma grande vantagem para o futuro de sua companhia.

Além disso, podemos destacar outros benefícios, como:

  • redução de custos operacionais;
  • minimização de riscos regulatórios;
  • modernização dos projetos;
  • crescimento de mercado da empresa;
  • aumento do número de clientes;
  • entre outros.

É fundamental que os engenheiros tenham pleno conhecimento dos selos sustentáveis, podendo levar em consideração os pré-requisitos e conseguir adquiri-los em suas construções, tornando-as obras sustentáveis. Certamente, valerá a pena.

E aí, gostou das informações que destacamos sobre obras sustentáveis? Ficou interessado no assunto? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber todas as nossas atualizações. Não perca essa oportunidade!