Parafuso não é tudo igual! Então escolher o melhor parafuso autoperfurante para cobertura metálica é uma tarefa mais complicada do que parece e exige muita atenção. Afinal, o parafuso certo pode aumentar a vida útil de toda a cobertura metálica e ajudar a evitar o comprometimento de toda a estrutura por causa de goteiras e corrosão.

Listamos abaixo os principais pontos a serem considerados ao escolher o parafuso autoperfurante para cobertura metálica. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas com esse guia completo!

Costura e fixação: qual a diferença?

Você sabia que existem dois tipos de parafuso autoperfurante para cobertura metálica? Os parafusos de fixação são utilizados para prender as telhas metálicas nas terças. Enquanto que os de costura servem para unir uma telha à outra, sendo que podemos encontrar dois tipos mais comuns: ponta broca e ponta agulha. Em nosso blog, temos um artigo completo para explicar a diferença entre os dois tipos de fixadores para costura, clique aqui e confira.

Comparativo entre parafusos de costura e fixaçãoEntre os parafusos de costura e fixação, a principal diferença está no diâmetro do corpo e no tamanho da ponta. Os fixadores de costura têm o corpo maior e a ponta menor – fazendo com que as chapas sejam repuxadas uma contra a outra -, enquanto que os de fixação são justamente o contrário.

Utilizar o parafuso correto para cada aplicação é o primeiro passo para evitar problemas. Uma vez que instalar o parafuso de fixação no lugar de um de costura, por exemplo, fragilizará a aplicação, pois não haverá a correta união entre as chapas. Dessa forma, basta a dilatação ou movimentação da cobertura para este parafuso soltar, comprometendo os pontos de fixação e a estanqueidade do telhado.

Quais as principais funções que um parafuso autoperfurante para cobertura metálica dever ter?

Listamos abaixo as quatro principais funções que um parafuso autoperfurante para cobertura metálica deve ter. Confira!

1. Furar;

A primeira coisa que um parafuso autoperfurante deve fazer é furar. Essa função é básica, mas não por isso irrelevante. Prestar atenção nas pontas disponíveis no mercado – que está ligado diretamente com as espessuras a serem fixadas – e no range de aplicação pode ajudar a trazer mais produtividade para a obra.

Os parafusos de fixação Hard possuem ponta-broca SuperBit, que garante um alto desempenho na perfuração. Isso assegura uma furação mais rápida, metade do tempo recomendado pela Norma SAE J78 (Steel Self-Drilling Tapping Screws), que trata dos parafusos autoperfurantes de aço. Além disso, o fixador Hard suporta fazer no mínimo quatro furos em chapa de 4mm, enquanto que a recomendação da Norma SAE é três furos em chapa de 3mm.

Comparativo entre a Norma SAE e parafusos padrão Hard

Além do parafuso de costura ponta broca, a Hard oferece o Durs Stitch, que tem uma ponta agulha. Esta característica garante a não geração de limalhas durante o furo, diminuindo as chances do surgimento de corrosão na cobertura.

2. Fixar;

Nos parafusos, esta ação é feita pelos fios de rosca no corpo do fixador. Quanto mais fios, maior é a área de contato da rosca com as chapas, assegurando um melhor atarrachamento.

3. Vedar;

Ao escolher o parafuso autoperfurante para a cobertura metálica, para garantir a vedação é preciso prestar atenção em dois pontos: a arruela de borracha e o design da cabeça. O primeiro item é uma barreira contra líquidos e gases, por isso precisa ser o mais resistente possível. A qualidade das arruelas pode ser verificada por meio do seu nível de pureza, sendo que quanto mais pura, maior a sua durabilidade. Por exemplo, as arruelas EPDM Hard possuem 97% de pureza, ou seja, não há chances de ressecamento prematuro e rompimentos.

Já quando tratamos do design das cabeças, podemos escolher entre três modelos mais comuns. A HWH (Hex Washer Head) tem cabeça com a arruela neobond acoplada, a LUH (Low Undercut Head) tem uma cabeça flangeada com rebaixo raso e a DUH (Deep Undercut Head) é uma cabeça flangeada, só que com o rebaixo profundo. Veja abaixo a diferença que isso faz na sua cobertura.

Conheça parafusos com as cabeças DUH, LUH e HWH

A cabeça DUH, padrão dos parafusos Hard, aloja perfeitamente a arruela EPDM e absorve até 10º de inclinação sem risco de goteiras. Ou seja, é mais segurança para a sua cobertura, diminuindo drasticamente as chances de goteiras nesses pontos. Se quiser garantir uma vedação ainda maior para os seus parafusos, continue a leitura, porque tem uma dica bônus muito especial.

4. Resistir às intempéries;

Qualquer cobertura está exposta às agressões implacáveis do tempo e do clima, por isso é imprescindível ter materiais com a resistência correta para cada ambiente. Você sabia que o local de instalação do seu telhado metálico deve influenciar a escolha do revestimento do seu parafuso? Segundo a Norma ISO 12944 (Corrosion protection of steel structures by protective paint systems, part 2: Classification of environments), que classifica os ambientes corrosivos, existem cinco tipos de ambientes, são eles o marítimo com alta corrosão, industriais com alta corrosão, marítimo, urbano industrial e urbano rural. Explicamos melhor estas diferenças no vídeo abaixo, assista!

Além da resistência às intempéries, o revestimento escolhido deve ser compatível com a telha que será utilizada. Afinal, não adianta ter uma telha pré-pintada ou galvalume, por exemplo, e usar um fixador zincado branco, uma vez que a resistência do parafuso vai ser muito menor que a da chapa. Nesses casos, a corrosão pode começar no fixador e danificar toda a estrutura.

Cobertura metálica comprometida pela corrosão

Outro caso comum é a fixação de telhas de alumínio com parafusos zincado branco, resultando na conhecida corrosão ou pilha galvânica. Esta patologia acontece quando dois metais, com potenciais galvânicos muito diferentes, estão em contato. Como a linha Durs tem alumínio em seu revestimento Ecoseal®, esses parafusos são os ideais para telhas de alumínio, afinal materiais similares não gerarão pilha galvânica.

Quantos parafusos serão necessários para a minha cobertura?

Cada projeto é único, por isso é necessário uma especificação exclusiva para cada caso. A Hard recomenda a utilização de no mínimo quatro parafusos de fixação por m² e dois fixadores de costura por metro linear. Lembrando que as características únicas dos fixadores Hard permitem a fixação na onda baixa da telha singela, sem qualquer risco à estanqueidade. Para telhas termoacústicas ou sanduíches, a instalação indicada é na onda alta. Para os dois casos, a Hard tem os parafusos com as medidas adequadas.

Fixação dos parafusos em telha singela Fixação de parafusos em telhas termoacústicas

Temos disponível em nosso catálogo um guia de dimensionamento de fixadores, confira clicando aqui. É na página 69!

Dica bônus! Garanta proteção extra para os seus fixadores

Quando o assunto é cobertura metálica, a Hard tem mais de 35 anos de experiência. Em todos esses anos, já subimos em inúmeros telhados em que patologias apareceram mesmo com a escolha correta de parafusos. Agora, você se pergunta: qual foi o problema então?

É aquela velha história, tão importante quanto escolher o produto certo é aplica-lo corretamente. No caso dos parafusos, o aperto excessivo ou insuficiente pode ser a porta de entrada de muitos problemas. Por isso, é muito importante contar com uma mão-de-obra especializada para realizar a instalação.

Como uma proteção extra, a Hard desenvolveu o Selante RR 500 ECO Sache, um produto que encapsula a cabeça do parafuso e assegura 100% de vedação. Esta solução é uma garantia a mais para a sua cobertura, afinal protege até mesmo os parafusos instalados incorretamente. Confira abaixo como pode ser fácil garantir a estanqueidade do seu telhado metálico.

Conte com um fornecedor especialista em parafuso autoperfurante para cobertura metálica

Escolher corretamente o parafuso para cobertura metálica é tão importante quanto contar com fornecedores de confiança. Ao confiar nos fixadores do Grupo Hard, você conta com as soluções de um especialista há mais de 35 anos em fixação e vedação de telhados metálicos.

Para atender a todos os níveis de agressão a quais uma cobertura está exposta, há quatro linhas disponíveis de parafusos de alta performance: Durs, com exclusivo  revestimento Ecoseal; Durs Color Head, com Ecoseal mais cabeça colorida; SS-302 Cap, com capa de inox na cabeça; e, Zaphir, item fabricado em Inox 304. São os únicos autoperfurantes com homologação FM Approved no Brasil.

Além disso, para garantir a qualidade nível Hard, todos os parafusos passam por testes de névoa salina (Salt Spray) e chuva ácida (Kesternich). Por causa desse padrão rigoroso de qualidade, a Hard já entregou aos clientes mais de um bilhão de fixadores para cobertura metálicas sem nenhum defeito de corrosão registrado.

Você quer uma cobertura metálica estanque, segura e durável? Então, confira as soluções Hard para a sua obra. Entre em contato agora e um de nossos especialistas ajudará você a encontrar as melhores soluções.