No agronegócio, tornou-se cada vez mais comum o uso de estruturas metálicas para abrigar maquinários de alto valor e crescentemente mais modernos. Afinal, essa opção apresenta um ótimo custo-benefício, aliando agilidade, versatilidade e resistência. Mas, para garantir a máxima durabilidade, é preciso também escolher cuidadosamente os acessórios que compõem esse projeto, como, por exemplo, os fixadores para estrutura metálica.

Escolher o parafuso autoperfurante somente pelo valor é um erro, pois a qualidade do material deve ser analisada a fim de evitar patologias. Uma vez que a corrosão iniciada em um fixador de baixa resistência pode facilmente se espalhar pela chapa metálica e comprometer toda a estrutura. Pensando nisso, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber para escolher o parafuso certo para o seu galpão.

Corrosão: o que é esse problema?

Corrosão nada mais é do que a oxidação do aço ao entrar em contato com gases nocivos ou umidade. Sendo que as chapas afetadas por esse processo perdem características fundamentais, como resistência mecânica e estética, por exemplo. Um tipo comum desse problema é a corrosão localizada.

Exemplos de corrosões localizadasA corrosão localizada é quando há apenas o surgimento de oxidação em alguns pontos da chapa, normalmente perto dos parafusos. Pois, como já foi dito, a corrosão pode começar em fixadores para estrutura metálica de baixa qualidade e se espalhar por toda a estrutura. Por isso, é tão importante escolher corretamente o parafuso, para evitar que um item que corresponde a uma porcentagem tão pequena do valor da obra comprometa toda a estrutura futuramente.

Para cada região, um revestimento

O primeiro passo para escolher o fixador com a resistência adequada para sua estrutura metálica é analisar a superfície de aplicação. Visto que a localização da obra influencia diretamente na escolha do parafuso. Após essa análise, torna-se mais fácil optar por um item com revestimento certo para o ambiente.

Áreas rurais geralmente não têm que suportar a maresia ou a poluição das indústrias, agentes agressores que exigem materiais extremamente resistentes. Mas, isso não significa que não há nenhuma ação do ambiente com a qual se preocupar. Neste caso, o principal agressor são os agentes químicos vindos dos fertilizantes e agrodefensivos.

Fixador Linha DursPara estes casos, o Grupo Hard tem dois tipos de fixadores indicados. O primeiro são os parafusos da linha Durs revestidos com Ecoseal. Este revestimento é aplicado em seis camadas e tem a maior resistência à corrosão da categoria. Seu alto desempenho atende às exigências internacionais e sua qualidade foi atestada ao conquistar a rigorosa certificação FM Approved no Brasil.

Fixador Linha ZaphirOutra opção indicada é a linha Zaphir. Os itens desta linha são produzidos com um dos materiais mais nobres para fabricação de parafusos, o aço carbono e o aço inox nobre da série 304. Justamente por isso, esses fixadores são altamente resistentes à corrosão, inclusive nos ambientes mais agressivos, onde o desgaste do material é maior.

Qualidade comprovada através de testes

Para comprovar a resistência dos nossos revestimentos e ter certeza de que entregaremos o melhor produto aos nossos clientes, todas as nossas soluções são rigorosamente testadas. No caso dos nossos fixadores, são realizados os ensaios de névoa salina (Salt Spray) e chuva ácida (Kesternich). Utilizamos como base das nossas análises o ensaio de chuva ácida, pois é o que mais se aproxima das agressões do campo.

O ensaio de Kesternich é normalizado (DIN 50018) e o seu resultado é em ciclos correspondentes à oito horas de condensação mais 16 horas de recirculação, assim cada ciclo são 24 horas. Quando comparada aos parafusos comuns de mercado, a linha Durs Ecoseal apresenta o melhor resultado, atingindo 30 ciclos neste teste. Ou seja, 240 de condensação e 480 horas de recirculação.

Somos especialistas em fixadores para estrutura metálica

Com 35 anos de história, o Grupo Hard é líder no segmento de fixação para construções metálicas no Brasil e temos nossa qualidade atestada por inúmeras certificações. De forma pioneira no Brasil, conquistamos o selo internacional FM Approval, uma comprovação de que nossos produtos atendem a requisitos de classe mundial.

O padrão de qualidade Hard é tão rigoroso que já entregou aos clientes mais de um bilhão de fixadores para coberturas metálicas com zero defeito. Isso porque todos os produtos são testado em nosso exclusivo laboratório próprio, para assegurarmos a qualidade, segurança e durabilidade de cada solução que chega aos nossos clientes.

Evite problemas com corrosão por causa do fixador, fale diretamente com um dos nossos especialistas. Temos a solução para garantir a alta durabilidade da sua estrutura metálica!