fbpx

Construção Por que a durabilidade é importante na hora de escolher o selante de fachada?
Autor: Eng. Gilberto Fernandes (Grupo Hard)

Data da publicação: 6 de abril de 2022

Você ainda escolhe o seu selante para fachada com base apenas na tecnologia ou dureza? Sabia que você pode estar colocando todo o seu empreendimento em risco? Isso porque a fachada é a “pele” da sua construção e precisa contar com produtos adequados para resistir às agressões do ambiente. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre um dos critérios mais importantes na hora de escolher o seu selante de fachada: a durabilidade.

Continue a sua leitura e veja a seguir os desafios que o selante de fachada enfrentará, o que determina a durabilidade desse material e o Selante MS 425 Fachada, um produto desenvolvido especificamente para esta aplicação.

O selante de fachada resistirá ao que?

Exemplos de problemas na fachadaA fachada é a face externa de uma edificação, então é a primeira impressão que temos de um empreendimento, seja ele comercial ou residencial. No entanto, a importância da fachada vai muito além de uma questão estética, uma vez que a sua função está ligada diretamente à segurança, estabilidade e em evitar infiltrações e rachaduras.

Desta forma, para prevenir problemas, é imprescindível contar com um projeto bem elaborado e que a sua execução seja feita por uma equipe capacitada e com produtos adequados. Sendo o selante de fachada um dos materiais que mais exigem atenção na hora da escolha, afinal ele absorverá as movimentações da edificação, além de ser uma barreira contra a passagem indesejada de umidade, poeira e outros tipos de sujeira.

Na fachada, o selante estará exposto diretamente ao sol, o grande responsável pela maior parte das patologias. Afinal, os raios solares provocam o carregamento térmico, causando a expansão da estrutura e, por sua vez, aumentando as chances do surgimento de trincas, fissuras ou desplacamentos.

Além do sol, outro grande vilão é a variação de temperatura. Por exemplo, em um dia muito quente, a fachada poderá chegar a 60°C. Essa temperatura, por sua vez, cairá drasticamente caso comece a chover repentinamente. Também deve ser considerada a questão do choque térmico, principalmente no verão. Pois, é quando a temperatura da parte externa pode chegar a 60°C, enquanto que a interna estará por volta dos 20ºC por causa do ar-condicionado.

Durante todo o seu período de vida útil, a edificação sofrerá diariamente com a expansão e a contração. Sendo assim, todos os elementos da fachada precisam ser pensados para suportar essas movimentações, inclusive o selante.

Formulação do selante e sua nobreza

Cada fabricante tem as próprias fórmulas para a fabricação do selante, de forma que cada item tem uma dosagem única de pré-polímeros, diluentes e outros insumos. Sendo que quanto mais pré-polímeros e menos diluentes a formulação tiver, mais resistente e nobre o material será. Esta característica está diretamente ligada a resistência às intempéries do selante de fachada e é extremamente importante para a durabilidade do material neste ambiente.

Vale salientar que a nobreza do selante não agrega apenas em durabilidade e resistência a intempéries e ao envelhecimento. É também responsável por atributos como coesão e adesão, ou seja, o quanto o material suporta ser estendido e a sua aderência no substrato.

Teste na Câmara de raios UV

Além de observar as diferentes composições do selante, é importante verificar se o selante de fachada passou por testes na Câmara de Raios UV e quais foram os resultados. Neste tipo de ensaio, a ação dos raios UVA e UVB é simulada por lâmpadas especiais. Dessa forma, é possível saber como o material reagirá depois de uma exposição prolongada as intempéries.

As soluções Hard são frequentemente submetidas aos testes na Câmara de Raios UV. Por exemplo, o Silicone SN 525 Multiuso, indicado para uso interno, teve um bom resultado no ensaio, atingindo 3000 horas. Enquanto o Selante MS 425 Fachada, desenvolvido especialmente para ser usado em fachada, atingiu 8000 horas, o que equivale a uma vida útil estimada de 12 anos.

Conheça o Selante MS 425 Fachada

MS 425 Fachada, o selante de fachada exclusivo HardA Hard desenvolveu o Selante MS 425 Fachada, um produto específico para aplicação em fachada. Com uma excelente resistência ao intemperismo e envelhecimento, essa solução também tem baixo módulo de elasticidade e capacidade de movimentação de ±50%. Agora, você pode ter um selante de fachada que adere em concreto, bloco oco, pedra e tijolo maciço. E melhor! Sem a necessidade do uso de primer em condições normais de limpeza.

Tenha agora mesmo essa qualidade na sua obra? Converse com um dos nossos especialistas e faça seu orçamento.

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!