fbpx

Construção Por que usar um fixador de reparo? Estudo de caso sobre a troca de parafuso do telhado metálico
Autor: Grupo Hard

Data da publicação: 27 de maio de 2022

Chegou a hora de trocar o parafuso do telhado metálico? Então, leia este estudo de caso e entenda a importância da utilização de um fixador de reparo, em vez de simplesmente substituir por um parafuso de mesma bitola.

Problema no parafuso do telhado metálico?

Goteiras são sempre um problema, mas em uma empresa seus danos são ainda maiores. Isso porque essa patologia prejudica diretamente o funcionamento da linha de produção, afetando, portanto, a produtividade do negócio. Além disso, coloca em risco os maquinários da indústria, frequentemente de alto valor e muitas vezes importados.

Em uma cobertura metálica, um dos elementos que mais exige atenção é o parafuso. Além de escolher o parafuso do telhado metálico com a resistência adequada para o ambiente de aplicação, é preciso garantir a sua instalação correta e a vedação adequada do local. Se houver um erro em qualquer uma dessas etapas, as chances de uma infiltração aparecer aumentam exponencialmente. Temos um artigo em nosso blog somente sobre esse assunto, leia aqui!

Mesmo tomando esses cuidados, todo parafuso tem uma vida útil estimada e exige atenção. Uma vez que ao chegar a esse limite de tempo, os fixadores podem apresentar os seguintes problemas:

  • Oxidação avançada – com isso, o parafuso perde massa e carga de tração, em alguns casos extremos o fixador pode até soltar da aplicação em função da fadiga gerada na cobertura;
  • Perca da elasticidade da arruela de vedação – dessa maneira, a arruela não acompanhará mais a movimentação da cobertura, ocasionando a ruptura e consequentemente graves problemas de vedação.

Parafuso do telhado metálico com problemas de oxidação

Quando o parafuso apresenta esses problemas, significa que é hora de trocar os itens danificados. Nesse momento, é normal surgir a dúvida sobre qual fixador usar nesse tipo de reparo. Frequentemente, utiliza-se um parafuso com a mesma bitola, o que é um grande erro. Afinal, após a retirada do fixador antigo, o furo estará escareado e o novo parafuso não terá diâmetro suficiente para laminar a rosca na chapa e tracionar adequadamente.

Por isso, o ideal é usar o parafuso de reparos da Linha Durs (PB 18 – 9X1” – TCP 1 e PB ¼ 14X7/8” TCP3). Esse item tem uma bitola com diâmetro superior, o que proporciona uma laminação de rosca completa e garante as cargas de arrancamento necessárias para a aplicação. Podemos ver as diferenças entre esses dois tipos de aplicação no ensaio de Pull-Out, realizado para comparar as cargas de arrancamento após o reparo. O teste foi feito com uma máquina universal de tração em costuras de chapas de 0,5mm de espessura.

Inicialmente, foi confirmado quanto de carga era possível obter em uma primeira aplicação de um parafuso de costura. Os resultados foram os seguintes:

Tabela referente a ensaio de Pull-Out

Na segunda aplicação, foi utilizado um fixador de mesma bitola no furo. Considerando as cargas médias, concluiu-se então que houve uma redução de carga de aproximadamente 34%, como mostra os resultados abaixo:

Tabela referente a ensaio de Pull-Out

Por sua vez, quando aplicado o parafuso de reparo da Linha Durs atingiu um incremento de carga de 75% sob o parafuso PB ¼ – 14X7/8″ utilizado no mesmo furo, veja abaixo:

Tabela referente a ensaio de Pull-Out

Reunimos todos os dados em uma tabela, confira:

Tabela referente a ensaio de Pull-Out

Lembrando que esses dados se refere a carga de ruptura de um estudo de caso específico. Não deve ser usado como cargas recomendadas.

Conclusão:

Quando o parafuso do telhado metálico chega ao final da vida útil é necessário efetuar a troca. Podemos concluir que substituir o item danificado por um fixador de mesma bitola é um erro, por causa da grande redução de carga. Logo, os problemas que motivaram a substituição, como as infiltrações, voltarão. Isso vale tanto para os parafusos de costura, quanto de fixação.

A solução indicada são os parafusos de reparo da Linha Durs, que atenderão às exigências de performance da aplicação. Nos ensaios, o fixador de reparo atingiu um incremento de carga de 75% sob o parafuso PB ¼ – 14X7/8″ utilizado no mesmo furo. Além disso, esse produto conta com todos os benefícios da Linha Durs, como a maior resistência à corrosão da categoria por causa do exclusivo revestimento Ecoseal e a melhor vedação devido o design DUH da cabeça e arruela EPDM com 97% de pureza.

Ficou com alguma dúvida sobre parafuso do telhado metálico? Converse com um especialista Hard agora ou deixe sua pergunta nos comentários.

 

*Estudo de caso realizado em maio de 2022.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!