fbpx

Construção Qual o melhor selante para telhado metálico?
Autor: Eng. Pedro Cardoso (Grupo Hard)

Data da publicação: 12 de maio de 2022

Responda rápido: você ainda escolhe o selante para telhado apenas por ser PU? Se sim, a sua cobertura (assim como todo o seu empreendimento!) pode estar em risco. Afinal, a vedação é responsável por evitar as goteiras e corrosões, problemas que trazem muitos prejuízos financeiros e de produtividade para o seu negócio.

Pensando nisso, reunimos neste artigo o que você precisa saber para escolher o produto adequado para o seu telhado. Boa leitura!

Qual a importância do selante?

Quem já sofreu com goteiras sabe que esse problema geralmente não vem sozinho. Afinal, quando essa patologia surge em locais como indústrias ou centros de armazenamento, por exemplo, podem danificar um maquinário ou os produtos estocados. Além disso, atrapalham todo o funcionamento do negócio, pois a área afetada deverá ser isolada, e até mesmo podem parar uma linha de produção.

Por isso, é importante investir em uma vedação adequada do telhado metálico. Uma vez que a má vedação é uma das principais causas de goteiras, corrosões e até mesmo do comprometimento de toda a cobertura metálica. Isso porque devemos pensar no selante como uma barreira responsável por impedir a passagem indesejada de umidade, poeira e outros tipos de sujeira.

Problemas em telhado metálico por causa de má vedação

No entanto, aplicar qualquer PU disponível no mercado não eliminará as chances de um problema aparecer. Pois, existem vários tipos de produtos e cada um é indicado para uma aplicação. Continue a leitura e saiba o quê um selante para telhado deve ter para deixar o seu negócio livre de problemas.

O que observar na hora de escolher o selante para telhado?

Nem tecnologia, muito menos dureza. De acordo com a norma ASTM C920, quando o assunto é selante para telhado precisamos olhar para quatro características: durabilidade, capacidade de movimentação, adesão e módulo de elasticidade.

A durabilidade é um dos critérios mais importantes a ser observado em um selante para telhado. Afinal, como esse material ficará exposto às agressões do clima, é essencial que tenha a resistência que o ambiente exige. Por isso, é importante priorizar produtos nobres, que tenham na formulação mais pré-polímeros do que diluentes. Outro ponto a ser analisado é se a durabilidade do selante foi mensurada em UV. Para isso, existe um ensaio de envelhecimento de UV, onde há uma simulação dos raios UVA e UVB, assim é possível saber como o item reagirá depois de uma exposição prolongada ao tempo.

No caso da capacidade de movimentação, que é o percentual de quanto o material comporta as movimentações da estrutura, é importante dar preferência a produtos acima de ±50%, ou seja, de alta performance. Isso porque o selante terá que aguentar as movimentações, vibrações e esforços comuns em uma cobertura metálica. O Selante MS 435 Telhado desenvolvido especificamente para aplicação em cobertura, por exemplo, tem capacidade de movimentação de ±50%, de acordo com a norma ASTM C719.

Porém, não adianta usar um produto nobre e de alta performance, se ele não aderir devidamente e resistir as fadigas que o selante enfrentará. Dessa forma, para garantir uma excelente aplicação, consulte o boletim técnico do material que você pretende usar e certifique a compatibilidade com o substrato de aplicação. Além disso, confira se o selante para telhado precisa ou não do uso do primer. Citando novamente como exemplo o MS 435 Telhado, ambas as informações estão disponíveis no boletim técnico do produto. A aderência é informada no tópico “Usos Típicos” logo na primeira página, enquanto a isenção de uso do primer em condições normais de limpeza é avisada em “Método de Aplicação”.

Por último temos o módulo de elasticidade, ou seja, a força necessária para o selante aumentar o seu tamanho. A importância desse atributo está diretamente ligada à dilatação térmica, um fenômeno responsável pela dilatação ou contração do substrato por causa da variação térmica. No caso de um telhado, é indicado o uso de um selante de médio módulo (M100% ≥ 0,8).

Conheça o Selante MS 435 Telhado

Selante MS 435 Telhado ideal para a vedação de calhas, rufos e cumeeirasO Grupo Hard é autoridade em elaborar e produzir soluções especializadas para facilitar a vida do cliente. Por isso, desenvolveu o Selante MS 435 Telhado, indicado principalmente para a vedação de coberturas metálicas, como calhas, cumeeiras e rufos. Com a maior durabilidade do mercado, esse item tem excelente resistência a intempéries e ao envelhecimento, atingiu 8.000 horas na câmara de raios U.V.

Além de aderir em chapas galvalumes e pré-pintadas sem a necessidade de primers, pode ser aplicado em superfícies úmidas e molhadas, sem riscos de formação de bolhas. Livre de isocianato e solventes, pode ser usado em obras verdes. E, para fechar com chave de ouro, esse produto tem uma fácil aplicação, com um acabamento e nivelamento muito fácil.

Quer ter um selante para telhado de alta qualidade para a sua obra? Converse com um especialista Hard e conheça detalhadamente o MS 435 Telhado.

Converse com um especialista Hard sobre selante para telhado

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!