A escolha dos produtos de uma obra vai muito além do preço. É preciso considerar diversos outros fatores, como a qualidade do material utilizado e o respeito às determinações do projeto — e não poderia ser diferente na hora de encontrar o parafuso com o melhor revestimento anticorrosivo.

A corrosão deteriora as estruturas metálicas. Dessa forma, um engenheiro deve estar preparado para encontrar produtos de alta durabilidade.

O planejamento e a execução de galpões industriais, centros de distribuição de logística e outras grandes obras de estrutura metálica devem ser duráveis, apresentando bons resultados antes, durante e depois da conclusão das atividades.

Este conteúdo mostra para você como o revestimento anticorrosivo atua nessas horas e qual o diferencial do Ecoseal®, revestimento anticorrosivo exclusivo da Hard. Continue a leitura para conferir!

O que é corrosão?

Segundo Gentil (2003), a corrosão é a deterioração de um material por ação química ou eletroquímica em reação com o meio ambiente. Desta forma, ela é um dos grandes vilões das construções em estruturas metálicas.

Na maioria dos casos, os elementos metálicos de uma obra, como vigas e parafusos, estão expostos à molécula de água, ao gás oxigênio e aos íons de hidrogênio. Com isso, ocorre oxidação dos seus componentes, como vigas, pilares, terças, telhas, treliças e parafusos.

Em resumo, a corrosão deteriora as estruturas metálicas, diminuindo a resistência de todo o sistema.

O que é revestimento anticorrosivo?

Sistema de proteção de superfícies metálicas, que evita a ação corrosiva do meio em que o elemento se encontra.

Ambientes marinhos, industriais e intempéries ambientais, como a chuva ácida, criam a situação ideal para a corrosão do metal utilizado na construção civil ou em qualquer outro tipo de aplicação em meio corrosivo. Assim, o revestimento anticorrosivo surge como uma solução para o problema.

Por que utilizá-lo?

Inicialmente, as indústrias utilizavam ligas de metais nobres para combater a corrosão. Contudo, esse procedimento era caro e onerava o orçamento das gestões. Existiam certas limitações em determinados processos produtivos também.

Ao usar parafusos com revestimento anticorrosivo, é possível garantir maior durabilidade do telhado e assim reduzir custos com manutenções posteriores. Além do mais, o parafuso com revestimento prolonga a vida útil do telhado metálico, dando mais segurança à cobertura da edificação.

Saiba que o revestimento anticorrosivo pode ser aplicado no parafuso da cobertura e também outras situações da construção civil, como elementos de fixação para estruturas metálicas e acessórios para fixações em geral na obra. Desde que as exigências dos projetos sejam atendidas. Por causa de sua versatilidade, diversos profissionais já utilizam essa solução e alcançam os seguintes objetivos:

  • longevidade para a construção;
  • diminuição nos problemas pós-obra;
  • redução de despesas com os processos de manutenção;
  • combate à goteiras e infiltrações no telhado;
  • conservação das propriedades mecânicas dos elementos.

O que é o revestimento anticorrosivo Ecoseal®?

O Ecoseal® é considerado um dos melhores revestimentos para parafusos autoperfurantes do mercado, pois entrega a maior resistência a corrosão da categoria. Ele é aplicado em seis etapas, garantindo total qualidade no processo. Confira a seguir como o procedimento funciona:

Camadas do Ecoseal®

1ª etapa – Primer metálico

O processo é iniciado com a aplicação de um primer metálico, que prepara a superfície e promove a adesão do base coat de zinco.

2ª etapa – Base coat

Na segunda etapa aplica-se o base coat de zinco mecanicamente depositado, chamado Zinmec, conferindo ao produto final propriedades de proteção galvânica, funcionando como ânodo de sacrifício.

3ª etapa – Selador

O selador consiste em um passivador à base de cromatizante trivalente (Cr+ III), tendo a função de selar os poros do base coat de zinco e reduzir a formação de corrosão branca.

4ª etapa – Primer orgânico

Nesta etapa, o primer orgânico à base de polímeros é aplicado com função de ponte de aderência entre o Base Coat e o Top Coat.

5ª etapa – Top Coat

A quinta etapa consiste em aplicar o revestimento organometálico, composto por flúor polímeros à base de alumínio, conferindo ao produto proteção química de alta performance, formando uma camada de isolamento que evita corrosão galvânica gerada pelo contato de materiais dissimilares (alumínio e aço).

6ª etapa – Revestimento Antiaderente

A última camada consiste em um filme antiaderente que impede o acumulo de sujeira e detritos inibindo a formação de pits de corrosão.

A combinação de todas estas etapas forma um revestimento de 30?m (microns), conferindo desempenho superior aos diversos tipos de corrosão, atingindo resistência de 1.500 horas no ensaio de Salt-spray (névoa salina) e 30 ciclos no ensaio de Kesternich (chuva ácida).

O Ecoseal® no dia a dia

Atualmente um dos revestimentos mais usuais é o zincado branco, devido ao seu baixo custo. Porém esta tecnologia apresenta apenas uma camada protetiva conferindo a ele um revestimento de apenas 5?m (microns) de espessura, e assim promove uma resistência a corrosão de apenas 48 horas em ambiente marítimo (salt-spray). Conforme vimos no tópico anterior, o Ecoseal® é muito superior, garantindo aproximadamente uma resistência 32x maior que o zincado branco.

Outra tecnologia muito presente no mercado são os parafusos com revestimento organometálico. Eles possuem resistência maior que o zincado branco. Mas não se engane! Ele ainda é inferior ao Ecoseal®, pois proporcionam apenas 1.000 horas em ambiente marítimo e 10 ciclos em ambiente industrial (chuva ácida).

Ao incrementar a tecnologia no processo de instalação de um telhado metálico, é possível somar diversos fatores que garantem a qualidade da obra. Um bom exemplo disso é o parafuso Durs. Por causa do revestimento Ecoseal em toda a sua superfície, o parafuso tem alta durabilidade. Após a aplicação das seis etapas descritas acima, a sua vida útil  é prolongada e o material se torna mais resistente às intempéries.

Portanto, faça de tudo para encontrar um fornecedor preocupado em oferecer um bom revestimento anticorrosivo em seus parafusos.

O que fazer a partir de agora?

Ao ler este post, você entendeu como o revestimento anticorrosivo é fundamental para a qualidade de uma obra. Além disso, lembre-se de que ele garante a durabilidade e a segurança dos produtos utilizados no seu canteiro.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado e encontre o parceiro ideal para o seu negócio. Opte por uma empresa que tem suporte técnico robusto, oferecendo ajuda em todas as etapas da sua obra, antes, durante e após a venda.

Analise os testes dos materiais a serem utilizados e veja o relatório de desempenho de cada produto antes de se decidir. Considere, também, a rapidez na entrega e os cuidados para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Quer encontrar produtos de qualidade que oferecem tudo o que você procura para uma obra? Então, basta entrar em contato com a gente e preparar-se para ter uma obra segura, produtiva e eficiente!