fbpx

Construção Selante vs Impermeabilizante: entenda as diferenças e evite problemas na piscina com cerâmica
Autor: Eng. Gilberto Fernandes (Grupo Hard)

Data da publicação: 12 de maio de 2021

Problemas na piscina com cerâmica, infelizmente, ainda são muito comuns e trazem inúmeros prejuízos para quem tem que lidar com essa dor de cabeça. Para evitar esses danos, contar com um projeto detalhado e produtos adequados para cada aplicação é indispensável. Nesta hora, entender as diferenças do selante e do impermeabilizante é essencial para ter uma piscina executada corretamente.

Sabendo que as funções parecidas destes produtos muitas vezes podem confundir, reunimos neste artigo o que você precisa saber sobre selantes e impermeabilizantes para utilizar o item correto em cada aplicação. Continue a leitura e saiba como garantir que a sua piscina seja somente local de diversão, não de problemas.

O que é um selante?

Na construção, um selante é um produto desenvolvido especificamente para selar aberturas entre dois ou mais substratos, como juntas em fachadas e esquadrias, por exemplo. Sua principal função é impedir a passagem da água, partículas de sujeira, ar e outras substâncias. Sendo assim, este material é extremamente importante para garantir uma maior vida útil para uma estrutura.

Aplicação de selante em juntaAlém da função básica de vedação, os selantes podem ter outra utilidade muito importante: de acomodação. Quando usados em juntas de movimentação dos pisos, são capazes de absorver as deformações de retração, variação térmica, vibrações e expansão. Também promovem o acabamento das estruturas e acomodam as variações dimensionais da montagem das edificações.

Atualmente, no mercado, existem inúmeros tipos de selantes disponíveis, como, por exemplo, acrílico, PU, híbridos e MS Polymer. A escolha de qual usar depende das especificidades de cada aplicação e das agressões a quais ele será exposto – temos um artigo no nosso blog sobre esse tema, confira aqui. Quando aplicado em uma piscina, o selante deve ter propriedades especificas para suportar as agressões desse ambiente, detalhamos essas características a seguir, continue a leitura!

O que é um impermeabilizante?

Aplicação de impermeabilizante em cobertura metálicaCapaz de formar uma camada de proteção sobre um substrato, o impermeabilizante é um dos responsáveis por evitar a passagem de umidade que irá danificar a estrutura. Ou seja, este produto pode prevenir o surgimento de infiltrações, mofo, fungos e, em piscinas, as eflorescências e perda da água. Sendo assim, extremamente importante para garantir a integridade da edificação e sua maior vida útil.

Os sistemas de impermeabilização podem ser divididos entre rígido e flexível, sendo que dentro dessas duas categorias, há inúmeros tipos de produtos. Se você quer conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de impermeabilizantes disponíveis no mercado, clique aqui e leia o nosso artigo sobre o tema. Para evitar problemas na piscina com cerâmica, é importante escolher um impermeabilizante flexível e com uma boa adesão. Além disso, é fundamental entender se a piscina sofrerá pressão negativa ou positiva e escolher o impermeabilizante indicado para cada uma dessas situações.

Funções similares, aplicações distintas

Ler as definições do impermeabilizante e do selante pode causar uma confusão, afinal ambos tem como principal função evitar a penetração da água. Sendo imprescindíveis para evitar problemas derivados da passagem indesejável de líquidos, como infiltrações, mofos e fungos. Quando falamos de piscinas pastilhadas, devemos acrescentar o desplacamento e o comprometimento de toda a estrutura a esta lista de danos.

Então, qual a diferença entre esses dois itens? Podemos apontar como a principal diferença a aplicação a qual esses produtos são destinados. O selante é indicado para vedar áreas menores, como já dito, aberturas entre dois ou mais substratos. Por ser um produto mais denso, é ideal para todos os tipos de juntas e tem uma importante função de acomodação. Uma vez que as edificações sofrem movimentações por causa das variações de temperatura e agitações estruturais. Sem um material para absorver estas tensões, haveria o surgimento de trincas, rachaduras e fissuras na edificação.

Por sua vez, o impermeabilizante não é indicado para usos pontuais e, sim, para o recobrimento de grandes áreas. É recomendado o uso de um sistema de impermeabilização adequado tanto para área externas – como lajes e coberturas metálicas -, quanto para locais internos – banheiros, rodapés e vigas baldrame. Como exemplo desse tipo de produto, podemos citar o RR 500 ECO e o Flexpren. Com formulações quase idênticas, o principal diferencial é que o primeiro contém aditivos anti UVB e por isso é recomendado para aplicações expostas constantemente às agressões do clima. Enquanto que o Flexpren, é excelente para usos internos.

Também devemos acrescentar a lista de diferenças as formas de aplicação. Os selantes são comercializados normalmente no formato de sachês ou cartuchos, onde o produto é direcionado para dentro do local de aplicação. Enquanto que os impermeabilizantes podem ser encontrados como mantas e membranas. Quando são líquidas, a forma de aplicação pode variar entre rolo, rodo, pincel, sistema airless, etc. Mas, também temos o caso da manta asfáltica, que é necessário o uso de um maçarico. 

Lembre-se: juntas são fundamentais!

Utilizar o produto adequado para aplicação correta é essencial para evitar problemas na piscina com cerâmica, mas outro ponto é fundamental e também requer atenção: as juntas de movimentação, dessolidarização e estruturais. Elas devem constar em projeto e, como não há uma norma específica para piscinas, recomendamos a execução conforme a NBR 13755 e a NBR 7200. Além disso, é importante consultar um engenheiro para usar somente os produtos corretos nestes locais. Veja abaixo a descrição de cada tipo de junta e sua função:

  • Juntas de movimentação: atenua as tensões da movimentação do substrato onde é aplicado o revestimento ou das próprias cerâmicas. São espaços regulares que dividem a área revestida e os intervalos variam quando trata-se de uma parede ou chão.
  • Juntas de dessolidarização: localiza-se nas quinas internas e externas de paredes e no perímetro das áreas revestidas. Tem como função aliviar as tensões provocadas pela movimentação do substrato ou do revestimento.
  • Juntas estruturais: são espaços regulares entre estruturas com objetivo de aliviar as tensões provocadas pela movimentação da estrutura.

 

Vale a pena salientar que o tamanho das juntas deve ser especificado em projeto, a fim de evitar graves problemas estruturais no futuro.

Conheça o Selante MS 426 Piscina, ideal para prevenir problemas na piscina com cerâmica

Como vimos, o selante é muito importante para a vida útil de qualquer obra, inclusive de uma piscina. Mas, como este local é caracterizado por sofrer agressões específicas, exige o uso de um selante com propriedades especiais. Para resistir nesse tipo de ambiente e ter uma alta durabilidade, o produto deve suportar a variação da dureza cálcica, as pressões exercidas pela água, a ação do cloro e de outros produtos químicos utilizados para tratamento da água.

Selante MS 426 PiscinaPensando nisso, o Grupo Hard desenvolveu o MS 426 Piscina, o primeiro selante de uso exclusivo em áreas submersas ou úmidas. Resistente ao ataque de cloro e sem carbonato de cálcio na formulação, o MS 426 Piscina é a garantia de que as condições da água da piscina não vão interferir nas propriedades técnicas do selante. Além disso, suporta as dilatações térmicas e as pressões exercidas pela água, pois tem uma alta capacidade de movimentação (50%).

Este produto foi utilizado para eliminar os problemas na piscina com cerâmica de um condomínio em São Paulo/SP. O resultado foi o fim das infiltrações e das pastilhas soltas e manchadas, que estavam impedindo o uso desse espaço de lazer. Você pode ler esta história completa clicando aqui e conferir como utilizar o selante certo pode evitar muitos prejuízos.

Tem problemas na piscina com cerâmica também? Entre em contato conosco e descubra como as soluções Hard podem ajudar.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Já é nosso Cliente?

SIM NÃO