fbpx

Construção Só com água! É possível limpar o rejunte sem usar nenhum produto químico?
Autor: Eng. Gilberto Fernandes (Grupo Hard)

Data da publicação: 17 de fevereiro de 2021

Por muito tempo, o rejunte teve um papel secundário na concepção de um ambiente. Sua cor era escolhida a fim de esconder futuras patologias, como a mudança de tonalidade. E, depois da obra pronta, este material só era lembrado quando os problemas surgiam e as receitas “milagrosas” apareciam como a única forma para limpar o rejunte.

Entretanto, a função desse produto vai muito além da estética. O rejunte é responsável por proteger as laterais das peças e assegurar uma maior vida útil dos revestimentos. Também é capaz de compensar certas irregularidades, facilitando o alinhamento das peças. Por isso, é extremamente importante garantir que nenhuma condição externa, como uma limpeza inadequada, por exemplo, interfira em seu funcionamento.

Leia a seguir quais características são responsáveis pelas manchas no rejunte e como evitar esse problema.

Por que o rejunte mancha?

Rejunte manchadoAtualmente, há quatro tipos de rejuntes disponíveis no mercado: cimentício, acrílico, epóxi e hibrido. Cada categoria tem suas especificidades e uma dessas diferenças está na porosidade do material. Essa característica está diretamente ligada à  sujidade do rejunte e, consequentemente, a dificuldade de limpeza diária. Pois, quanto mais poroso for o produto, mais fácil será a impregnação da sujeira e, portanto, mais complicado a sua limpeza.

Além disso, a porosidade tem grande impacto sobre outras características importantes do rejunte, como a sua vida útil. Não é a toa que o cimentício, o tipo de rejunte mais poroso, é o que também tem a menor vida útil do mercado, de aproximadamente dois anos. Enquanto isso, o rejunte hibrido tem um acabamento super liso e sua durabilidade pode chegar a 10 anos.

Outra razão para as manchas no rejunte pode ser o surgimento de mofo e fungo, que dá uma coloração esverdeada ao material. Neste caso, como forma de prevenir esse problema, o tipo hibrido destaca-se mais uma vez. Isso porque esta categoria além de ser 100% impermeável, tem aditivos anti-fungo e anti-mofo em sua composição. Ou seja, é mais uma garantia  de uma limpeza diária mais fácil, vida útil maior e que a cor original do seu rejunte permanecerá mesmo após anos de uso.

Receitas caseiras funcionam?

Para limpar o rejunte, é comum recorrer a receitas caseiras para conseguir uma limpeza melhor desse material. As mais conhecidas são a de vinagre branco com água quente ou a pasta  feita com bicarbonato. Da internet ao boca a boca, essas dicas chamadas de milagrosas são divulgadas entre amigos, colegas e familiares. Mas, será que essas receitas funcionam?

Em um primeiro momento e a olho nu, esfregar o rejunte com alguma dessas receitas caseiras pode alcançar um resultado positivo. Entretanto, esta prática pode desencadear uma série de problemas, porque a cada sessão de “esfrega-esfrega” e “misturinhas” o rejunte perde camadas. Com isso, é só uma questão de tempo para este item sofrer com fissuras e esfarelamento, que podem até mesmo interferir na impermeabilização da área e comprometer o porcelanato.

Limpeza do rejunte com escovaAlém de diminuir drasticamente a vida útil do rejunte e do revestimento, é importante salientar que esse tipo de prática  exige um investimento muito maior de tempo e um grande custo com materiais de limpeza. Ou seja, a faxina demora mais, pois essas receitas precisam de tempo para agir; é mais cansativa, afinal essas misturas precisam ser esfregadas em todo o rejunte com uma escova ou esponja; e é mais cara, porque os  gastos com produtos químicos são maiores.

É possível limpar o rejunte só com água?

Limpar o rejunte sem nenhum tipo de produto químico parece ser impossível, porém (acredite!) não é. Com a Linha Infinity, que inaugurou a categoria de rejunte hibrido, fazer a limpeza diária somente com água é uma realidade, não sendo mais recomendado o uso da água sanitária. Mas, como isso é possível?

Como já dito neste artigo, uma das principais razões do surgimento de manchas no rejunte é a porosidade  do material. Toda a Linha Infinity – composta por rejuntes para porcelanato, piscina e decorativo, com 16 cores disponíveis – é livre de porosidades, o que inibe o acúmulo de sujeiras e evita manchas. Assim é possível ter certeza que mesmo após anos de uso, o rejunte permanecerá com a mesma cor de quando foi escolhido na loja.

A porosidade zero também contribui para que não haja nenhuma chance de riscar o porcelanato durante a aplicação, até mesmo as peças mais sensíveis. E, em conjunto com a impermeabilidade total e os aditivos anti-fungo e anti-mofo fazem esse material ter a maior durabilidade do mercado, de até 10 anos.

Além disso, esta linha pode ser usada em manutenções. Isto é, se o rejunte na sua casa já está apresentando problemas, é possível aplicar o Infinity e contar com todos esses benefícios no seu lar. Basta apenas fazer a remoção do rejunte antigo até a fuga ter de 2 a 3mm de profundidade, aplicar o rejunte Infinity e dar adeus aos problemas. Para todas as etapas de aplicação, até mesmo para remoção, há ferramentas disponíveis para facilitar o trabalho. Veja abaixo como aplicar o rejunte pode ser fácil!

Você não precisa mais perder tempo e desperdiçar o seu dinheiro em receitas caseiras que só vão prejudicar o seu rejunte e revestimento. A limpeza diária muito fácil da Linha Infinity é apenas um dos inúmeros benefícios  deste rejunte. Quer saber mais como essa solução pode facilitar a sua vida? Entre em contato conosco agora mesmo.

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!