Saiba como o uso da Flange Master Flash garantiu vedação máxima nas chaminés da cobertura de um Centro Hospitalar. Além da estanqueidade, esta solução reduziu o tempo de montagem da cobertura e contribuiu para a entrega da obra ocorresse em 60 dias.

Obra:

Foto: Raquel Portugal | Acervo: Fiocruz Imagens

Construção de um Centro Hospitalar para Pandemia de Covid-19, de aproximadamente 10.000 m² localizada em Manguinhos – RJ.

A unidade possui 195 leitos destinados ao tratamento intensivo e semi-intensivo.

Construído em 2 meses e em regime emergencial, o hospital tem características específicas, o que o diferencia de outros hospitais de campanha.

Problema:

Foto: Rodrigo Mexas | Acervo: Fiocruz Imagens

Este hospital trabalha com algumas particularidades, e uma delas é contar com um sistema de isolamento com pressão negativa. Sendo assim, cada quarto possui uma chaminé com sistema de filtragem do ar, ligada diretamente a cobertura, onde a tubulação suga o ar contaminado, que é filtrado antes de ser devolvido à parte externa da unidade. Desta forma evitando a propagação interna e externa do vírus. Mas sabemos que quanto mais interferências na cobertura, maior o risco de infiltrações. Então o cliente precisava de um produto que garantisse a vedação destes locais, além da agilidade na montagem, durabilidade e máxima estanqueidade.

Solução:

Para proporcionar a total vedação das chaminés no telhado, garantir durabilidade e produtividade de instalação, a proposta de solução da Hard foi o produto Master Flash. Trata-se de uma flange de alta tecnologia usada como solução para contorno de aberturas e passagem de tubulações com total vedação e acomodando as movimentações, tendo em vista as principais características, por exemplo:

  • Flange de vedação em borracha EPDM de alto desempenho e com resistência a intempéries (20 anos).
  • É usado como solução para contorno de aberturas e passagem de tubulações (chaminés e dutos) com total vedação e acomodando as movimentações. Temperatura de trabalho -55°C a 135°C;
  • Fácil de instalar. Elimina uso de rufos e retalhos para passagens de tubulações;
  • 100% a prova de infiltrações com flexibilidade permanente.

Foto: Leonardo Oliveira | Acervo: Fiocruz Imagens

Nesta obra foram utilizados 336 flanges, além de parafusos para sua fixação e selante SMP 340 para instalação.

Conclusão:

A utilização da Flange Master Flash resultou na entrega da máxima produtividade, reduzindo o tempo de montagem da cobertura, que era uma necessidade da obra em questão. Desta forma, auxiliando na entrega do hospital num prazo recorde de 60 dias.

Além disso, proporcionou a total estanqueidade da cobertura e alta durabilidade da vedação (20 anos de garantia), uma vez que esta estrutura é permanente, pois continuando como hospital dos SUS para doenças infecciosas após a pandemia.

Foto: Leonardo Oliveira | Acervo: Fiocruz Imagens

(Estudo de caso realizado em setembro/2020)