Conheça como Cesar Containers garantiu a vedação máxima com o uso do Selante Hard RR 500 ECO e da Fita Tacky-Tape®.

Cliente:

Com matriz em Aparecida de Goiânia/GO e mais cinco filiais, Cesar Containers atua no mercado de construção civil e logística há mais de 35 anos. Conta com serviços de locação e comercialização de containers e módulos construtivos, armazenamento de mercadorias e transporte de cargas pesadas.

Problema:

As soluções em construção modular e containers da empresa estão em todo o país e atendem às mais diversas áreas, como eventos e habitação, por exemplo. Por esta razão, caso algum item apresente um problema, os custos com as manutenções seriam muito altos, pois eles precisariam deslocar uma equipe até o local onde está o produto apenas para resolver um contratempo. Este retrabalho é sinônimo de prejuízo financeiro e de perda de tempo. Justamente por isso, a empresa não queria sofrer com este problema.

Uma das maneiras de eliminar o retrabalho é garantir a estanqueidade de seus produtos. Mas, a tarefa de ter um item 100% estanque não é tão simples quanto pode parecer. Uma vez que a baixa inclinação do telhado pode resultar em um escoamento de água falho, devido à capilaridade. Para ilustrar este fenômeno, podemos pensar em um copo d’agua. Se você o vira rapidamente, a água forma uma cascata, mas, se o movimento é lento e o objeto assume um menor ângulo, o líquido escorre pela borda do recipiente. Podemos considerar o mesmo principio ao pensar na inclinação de um telhado, quanto menor o ângulo, mais fácil de água “subir” e entrar pelo espaço entre as chapas. Por isso, em casos como este, os produtos usados na vedação têm que cumprir sua função ao máximo.

Por esta razão, o Cesar Containers precisava de soluções que garantissem a vedação completa de seus produtos. Contribuir para uma instalação mais eficiente seria um bônus.

Solução:

Sob a consulta técnica da vendedora Thamara Salgado Viana, foram mapeados os pontos em que a empresa poderia ter um ganho em qualidade e produtividade. A primeira mudança foi a substituição do selante que era usado na cabeça dos parafusos, que são pontos que exigem atenção para não haver infiltrações e goteiras. Dessa forma, passou a ser utilizado o Selante Hard RR 500 ECO Sachê, que conta com uma excelente resistência a intempéries e o envelhecimento. Além de qualidade, o processo ganharia em eficiência, uma vez que aplicação é rápida e fácil, até mesmo em locais de difícil acesso.

Outra mudança foi no material utilizado para assegurar a vedação entre as laterais dos containers e as telhas. Antes para esta aplicação, era usado um selante butílico não secativo, que até atendia a demanda, mas não acrescentava em eficiência quando o assunto era aplicabilidade. Isso porque a aplicação deve ser feita em uma passada contínua e necessita depois dar o acabamento.

Pensando nisso, a empresa começou a utilizar a Tacky-Tape®, uma fita especialmente desenvolvida para selar emendas longitudinais e transversais. Em comparação com o produto usado antes, a aplicação da fita é muito mais prática, pois só é preciso aplicar a fita e depois retirar o papel, o que trouxe produtividade para o serviço. Em questões de qualidade, sua excelente adesão e elasticidade superior impedem a passagem de água, umidade e poeira.

Conclusão:

O Cesar Containers conseguiu garantir a vedação completa e duradoura de seus produtos. Isso pôde ser comprovado logo nos testes de estanqueidade, feitos pela empresa antes de implementar o uso das soluções sugeridas pela Hard.

O teste consistia em montar um container e aplicar o Selante RR 500 ECO e a Tacky-Tape®, para então encher com água as calhas localizadas no teto. Após 24 horas de imersão, foram observados que não havia pontos de infiltração ou goteiras. Ou seja, a vedação era máxima e não traria mais problemas que exigiriam alguma manutenção.

Além disso, a facilidade de aplicação de ambas as soluções influenciaram na troca. Pois, além de não ter prejuízos com retrabalho, a empresa conseguiu ter um ganho com processos mais eficientes e menor tempo investido na vedação. Porque os produtos escolhidos contam com uma aplicação fácil e rápida, como exemplo, veja abaixo o Selante RR 500 ECO sendo aplicado.

Quer saber como podemos trazer mais qualidade e eficiência para a sua rotina de trabalho? Entre em contato conosco e conheças as nossas soluções.

 

*Estudo de caso realizado em outubro de 2019.