Vedação de silo. Conheça a história de uma fazenda que com o uso da linha RR 500 ECO assegurou a vedação de seu silo e reduziu seus custos com manutenção. Tudo de forma rápida, com garantia de estanqueidade e maior durabilidade. 

A fazenda 

A fazenda está situada em Ribas do Rio Pardo, no estado do Mato Grosso do Sul. Seu principal negócio é a criação de gado por meio do sistema de confinamento, oferecendo ao consumidor o que há de melhor em carne bovina. Além disso, eles também fazem o plantio de milho e soja.   

Problema 

Manter o silo vedado é fundamental para o agronegócioafinal a rentabilidade da colheita depende disso. Caso entre umidade no silo, os grãos começam a germinar, ocasionando a depreciação no valor da venda dos grãos. Além disso, a falta de estanqueidade na base do silo gera fungos e até insetos, inferindo também na qualidade do grão. 

E isso não é diferente na fazenda onde foi feito o trabalho, por isso eles fazem manutenções preventivas anualmente em todos os seus silos. A fazenda produz milho e soja e a rentabilidade de seus negócios dependem dessas colheitas. 

Alguns anos atrás, a infiltração em um dos silos começou a incomodá-losinclusive causando prejuízos para a fazenda.  

Neste ano, eles previam a troca do telhado inteiro do silo (270 m²), pois ele já tinha 8 anos e o telhado apresentava alguns pontos críticos, são eles: 

  • Falta de vedação nos transpasses das telhas; (vedação de silo)
  • Corrosão superficial nas telhas;
  • Má vedação dos parafusos e outros componentes do telhado, como escada e sistema de ventilação.

Pontos críticos do silo

Outro ponto importante é que os silos possuem um sistema de ventilação para garantir a temperatura e umidade ideal para os grãos. Devido à alta temperatura da região, os sistemas eram mais utilizados, elevando o gasto com energia elétrica. Desta forma, o cliente buscava por uma solução para reduzir estas despesas. 

Solução

Após o diagnóstico da equipe da Hard foi constatado que não seria necessário realizar a troca do telhado, uma vez que o impermeabilizante RR 500 ECO aumenta a vida útil da cobertura, além de garantir 100% de estanqueidade. Este produto é a melhor solução, pois proporciona elevada resistência a intempéries, flexibilidade, além de ser um trabalho extremamente prático. 

Desta forma, a manutenção foi realizada em 4 etapas. 

1ª Etapa – Limpeza

O primeiro passo foi garantir a limpeza da área a fim de deixá-la completamente livre de pó, graxas, tintas, óleos, oxidações e assim assegurar a aderência dos materiais que seriam utilizados. Para isso foi realizada toda a limpeza do telhado com hidro jato. 

2ª Etapa – Transpasse das telhas

Transpasse das telhasFoi realizada a manutenção dos transpasses das telhas com o Impermeabilizante RR 500 ECO combinado com a tela estruturante Flexfelt, proporcionando elevada resistência a intempéries, flexibilidade e maior reforço mecânico nos transpasse. 

 

3ª Etapa – Cabeça dos parafusos

A cabeça dos parafusos já possuía um selante que havia sido aplicado no ano anterior, porém ele já estava todo craquelado e deteriorado. Desta forma, foi feita a remoção de todo este selante antigo com uma escova de aço. Então, foi aplicado o selante RR 500 ECO, (especial para vedação de silos em fazendas) proporcionando vedação e maior produtividade ao processo, uma vez que sua baixa viscosidade garante o encapsulamento do parafuso.  

Cabeça dos parafusos

4ª Etapa – Envelopamento do telhado

Envelopamento do telhadoPor fim, foi realizado a aplicação do impermeabilizante RR 500 ECO com o auxílio de um rolo de microfibra de pelo baixo. A primeira demão foi na cor cinza e a segunda demão na cor branca, para garantir a redução de temperatura do silo (refletância térmica).  

Nesta manutenção foram utilizados 200 kg de Impermeabilizante RR 500 ECO, 350m de Flexfelt e 6 sachês de Selante RR 500 ECO. O tempo de execução foi de 3 dias. 

Conclusão

Após a manutenção do telhado do silo, todos os problemas de infiltração foram sanados, além de ter aumentado a vida útil da cobertura. Desta forma, o cliente teve uma grande economia, tendo em vista que a troca do telhado iria custar 3 vezes mais do que o custo com a impermeabilização. Além da redução dos custos de manutenção anuais. 

Silo com a vedação concluída

O envelopamento do silo com o RR 500 ECO também proporcionou a redução da temperatura interna, garantindo maior qualidade dos graus e redução do uso do sistema de ventilação. Inclusive em uma das medições a redução chegou a 25%.

Redução de temperatura

Quer saber como a Hard pode tornar o seu dia a dia mais fácil? Entre em contato conosco. 

(Estudo de caso realizado em agosto de 2020)