A sobreposição das telhas é um ponto que exige atenção, a fim de evitar problemas que diminuem drasticamente a vida útil da cobertura metálica. Por isso, é essencial investir em produtos adequados para a vedação do telhado metálico e em uma mão de obra especializada. Por esse motivo, neste artigo falaremos sobre a fita butílica Tacky-Tape®, uma grande aliada a ser utilizada no transpasse de telhas.

A seguir, falaremos de como a água age no telhado metálico e apresentaremos as principais informações sobre esta solução. Depois, abordaremos os benefícios de utilizar esta fita. Boa leitura!

Como age a água no telhado metálico?

Os telhados metálicos geralmente são utilizados em construções de grandes dimensões, como galpões, shoppings e centros de armazenamento, por exemplo. Nesses casos, a metragem quadrada é muito elevada, por esta razão os projetistas e engenheiros tendem a trabalhar com o menor ângulo de inclinação possível na cobertura. Pois, pode ser mais econômico diminuir o aclive, uma vez que será necessário um menor número de hastes e telhas para cobrir a área de cobertura. Além da economia com os materiais da fachada, uma vez que a platibanda será menor.

Exemplo do efeito de capilaridade

Exemplo do efeito de capilaridade

Porém, este menor ângulo exige cuidados quanto à vedação do telhado metálico por causa de um fenômeno conhecido como capilaridade. Podemos exemplificar esse efeito pensando em uma chaleira ou caneca, que, quando viradas aos poucos, há o escorrimento da água pelo canto do recipiente. Isso também acontece nos telhados e, nas situações em que não há uma borracha de vedação, pode existir um problema de infiltração nas sobreposições de telhas, que comprometerá a estanqueidade da estrutura.

Qualquer comprometimento na vedação da cobertura pode gerar uma grande perda material e financeira. Isso porque as goteiras e infiltrações em locais como indústrias ou centros de armazenamento, exemplos de construções de grandes dimensões, podem estragar um maquinário ou algum produto estocado. Temos em nosso blog o exemplo de um silo que sofreu quando a infiltração prejudicou uma safra inteira, você pode ler esta história completa aqui.

Além disso, quando há problemas na estanqueidade de uma cobertura metálica deve-se preocupar com a corrosão, que diminuirá a vida útil do telhado drasticamente. Quando essa patologia aparece, a melhor solução é trocar a peça afetada. Porém, dependendo de quanto o telhado foi comprometido, pode chegar a ser necessário trocar a cobertura inteira, trabalho que não seria preciso caso tivesse sido investido em uma adequada vedação do telhado metálico.

O que é Tacky-Tape®?

Fita de vedação Tacky-Tape

Fita de vedação Tacky-Tape

A Tacky-Tape® é uma fita vedação à base de borracha butílica produzida pela Hard. Utilizada principalmente nos transpasses longitudinais e transversais das telhas, pode ser aplicada também na vedação da carroceria de caminhões e em calhas e rufos.

Como nunca irá secar, ela sempre acompanhará a dilatação do telhado, ocasionada pelas variações de temperatura, no calor há uma expansão e no frio, uma contração. Dessa forma, se for realizada uma aplicação da fita Tacky-Tape® hoje, ela ainda terá a mesma elasticidade daqui alguns anos e continuará cumprindo sua função.

De modo geral, a Tacky-Tape® é um produto que contribui para a estanqueidade da cobertura, ajudando a evitar os problemas que trazem inúmeros prejuízos, como vimos anteriormente. Além disso, gera economia nos materiais utilizados para compor a fachada e no dimensionamento do telhado, justamente por conseguir trabalhar com ângulos de inclinação pequenos. Características que aumentam a eficiência e apresentam um melhor custo-benefício.

Principais benefícios de usar a Tacky-Tape® na vedação do telhado metálico

O fenômeno da capilaridade pode ser o grande pesadelo para a vedação do telhado metálico com menores ângulos. Por isso, separamos a seguir os cinco principais benefícios de utilizar a fita Tacky-Tape® para proteger as sobreposições das telhas. Confira!

1. Estanqueidade

Exemplo da Tacky-Tape aplicada

Exemplo da Tacky-Tape aplicada

Como já destacado, a Tacky-Tape® é um material empregado para garantir a estanqueidade na sobreposição de telhas metálicas. Isso porque esse item impede que a água da chuva retorne a parte interna da estrutura por causa da capilaridade, pois, como mostra o exemplo ao lado, ela é aplicada entre as chapas.

Com uma instalação prática – basta aplicar a fita no substrato e retirar o papel, uma vez que conta com excelente adesão nas duas faces -, é possível evitar os problemas derivados de uma vedação ineficiente nesses locais. Como, por exemplo, goteiras, infiltrações e pontos de corrosão que diminuem drasticamente a vida útil da cobertura.

É comum encontrar casos em que não é investido em uma fita de vedação, mas há uma tentativa de compensar a falta de vedação sobrepondo uma área maior das telhas. Pois, a ideia é aumentar a distância que a água terá que percorrer até se transformar em uma goteira ou infiltração. Isso até pode dar certo em um primeiro momento, porém esta água e outras sujeiras se acumularão entre as chapas e resultarão em corrosão, como vemos nas imagens abaixo. Ou seja, é até possível evitar parte das patologias com esta improvisação, mas a cobertura ainda correrá riscos.

Corrosão na sobreposição de telhas metálicas

 

2. Durabilidade e elasticidade

Um dos principais benefícios da fita Tacky-Tape® é a sua durabilidade. Por ser um elemento de borracha não-secativo, o produto consegue acompanhar a dilatação das estruturas sem se tornar quebradiço com o passar do tempo.

Existem alguns materiais que proporcionam uma vedação imediata, mas são mais sensíveis às movimentações de dilatação e contração da cobertura, portanto, rompem com mais facilidade. A Tacky-Tape® tem uma alta capacidade elástica, dilatando e comprimindo de acordo com a movimentação estrutural do telhado, justamente pela eficiência que a fita butílica proporciona.

3. Testes de qualidade

As fitas butílicas não apresentam uma norma regulamentadora específica, mas a Hard emprega alguns testes voltados para a garantir a qualidade do material. São realizados ensaios de alongamento, com resistência de no mínimo 500% do seu comprimento inicial. Além das temperaturas de trabalho, que vão de -40°C a 80°C, e aplicações entre 5°C e 50°C. Existe também o teste de consistência, em que o material é submetido a altas temperaturas e não pode escorrer pelo substrato.

4. Versatilidade

As especificações da Tacky-Tape® permitem trabalhar com diferentes ângulos de inclinação, de acordo com as necessidades da cobertura. Sobretudo, é possível empregar a fita com inclinações maiores ou iguais a 2,5% no mínimo, com índices máximos de 4%. Esses ângulos correspondem a aplicações comuns de 9% a 14%, mas a fita butílica permite pequenos aclives, o que resulta em menor fluxo de água com estanqueidade garantida.

Além da utilização em emendas transversais e longitudinais dos telhados metálicos, é possível aplicar o material em rufos e dutos de ar-condicionado. Assim é possível impedir a entrada de umidade, fluidos e poeira nesses locais. E, consequentemente, impossibilitar também o surgimento de problemas como goteiras e infiltrações.

5. Economia

A recomendação dos fabricantes de telhas é trabalhar com um transpasse de trapézio, mas existem profissionais que executam duas transposições na tentativa de garantir estanqueidade, aumentando o percentual de material e não assegurando eficiência. Como a fita Tacky-Tape® garante a total vedação do telhado metálico, não é necessário nenhum tipo de improviso.

Além disso, como já foi dito ao longo do artigo, o uso da fita butílica nas sobreposições transversais e longitudinais permite trabalhar com ângulos de inclinação menores. Desta forma, há uma economia nos materiais da fachada e para cobrir a área, uma vez que será necessário um número menor de itens, como hastes e telhas.

Entretanto, o maior benefício de utilizar a Tacky-Tape® ainda é sua garantia de estanqueidade nas sobreposições das telhas. Pois, previne o surgimento de patologias que tanto diminui a vida útil do telhado, quanto podem trazer prejuízos financeiros e materiais. Caso a obra já esteja pronta e os problemas por causa de uma má vedação começaram a surgir, recomenda-se o uso do sistema RR 500 ECO, indicado para reparos em pontos críticos, como rufos, calhas, sobreposições de telhas, cabeças de parafusos e rebites. Também pode ser utilizada em áreas afetadas por corrosão.

Mas, como diria o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. A fita Tacky-Tape® é um material especializado em evitar o surgimento das goteiras, além de reduzir a inclinação necessária e o número de transpasses. Além do mais, a flexibilidade permanente e a durabilidade tornam o produto da Hard uma excelente opção para coberturas de grandes empreendimentos.

Você ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios de usar a fita Tacky-Tape® para garantir a vedação do telhado metálico? Então, entre em contato conosco para conhecer esse e outros produtos da Hard.